- 
                                Alguém poderia comentar esta questão e me enviar. Obrigada.
                            
- 
                                Poxa, também gostaria de saber onde está o erro dessa afirmação. 
                            
- 
                                O erro está simplesmente na frase: "que dificilmente é colocado em prática", esta frase não está correta e o restante sim.
                            
- 
                                Ah tá! E agora quem é que pode afirmar que isto está sendo colocado em prática ou não pelos profissionais com absoluta precisão???? Acho até que é mais fácil que muitos não se atualizem, do que o contrário. Não acho que o erro seja este...mas tb não entendo o gabarito...para mim está CERTO. Na verdade esta prova do CESPE foi bem polêmica, muitas questões polêmicas...eu achei.
                            
- 
                                O erro está em "dificilmente", podendo ser substituído por outro advérbio como às vezes, ou nem sempre.
                            
- 
                                O Código de Ética em seus Princípios Fundamentais, item IV reza:
 "O psicológo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuido para o desenvolvimento da Psicologia como capmpo científico de conhecimento e de prática."
 Se isso é praticado ou não, não interessa, o que nos cabe, em concursos, não é o que achamos, mas o que está escrito nos autos.Trata-se de um princípio FUNDAMENTAL e como tal deve ser tratado.
- 
                                Meus caros colegas, 
 
 na verdade, depois de avaliar bem a questão, percebo, com convicção, que o erro está em afirmar que é uma exigência ideal.
 
 Veja bem, em relação aos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
 IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
 Perceba que o verbo está no imperativo e o código de ética não fala de normas ideais, mas sim de obrigações do psicólogo.
- 
                                Essas questões do TRE estão meio estranhas... fazendo afirmações meio que subjetivas. Questões mal formuladas....
                            
- 
                                acho que ideal - se é ideal não precisa de um código de ética. Precisa de bom senso. O código de ética segue valores sociais, econômicas, políticos da realidade do páis, atendendo as necessidades sociais da população, é nisso que se baseia. O código de ética permite que sejamos julgados e inclusive passiveis de punição, então pensar em ideal não corresponde pq o que é ideal para mim pode não ser para você. Então para evitar estas idiossincrasias na atuação profissional, utilizamos o termo fundamental. Ou seja é um orientador ético para a atuação do psicólogo.     ( acho que o erro está no ideal e nao fundamental. 
- 
                                é um norteador é ético fundamental 
 
 
- 
                                O ideal nem sempre é o real em seu contexto.... Qto à ética, ela se baseia sempre em contexto real de aplicação...
                            
- 
                                Gente, todo texto sobre a inserção do psicólogo no Brasil afirma que o psicólogo está entre os profissionais que mais se atualizam, que mais vão a palestras, conferências, fazem especialização, mestrado e doutorado. Todo texto afirma isto...
 Logo a questão está mesmo errada... se nos basearmos na verdade.
 Agora se nos basearmos no raciocínio CESPE, eu sei lá o que "ele" pensou ao formular esta questão!!
 
- 
                                A lei não quer saber se uma regra é fácil ou difícil de ser cumprida, a regra precisa ser cumprida, independente do grau de dificuldade.Se o psicólogo não cumprir esse ideal previsto na lei, não estará consoante com o código de ética; portanto, legalmente, o psicologo deve colocar a atualização profissional em prática, mesmo que encontre dificuldades. Apesar disso, na prática, sabemos que muitos psicólogos se acomodam e não se atualizam mas isso não invalida a exigência ideal de atualização profissional. 
- 
                                Vamos todos sugerir o comentário do professor. 
- 
                                Um dos princípios fundamentais friza que: IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. 
- 
                                A questão coloca como se fosse uma possibilidade o não aprimoramento afirmando que: "dificilmente é colocada em prática". Entretanto, pelo código não se trata disso, mas sim de uma OBRIGATORIEDADE. Concurso não é opinião é o que tá posto. (sabemos que o aprimoramento é sim dificilmente colocado em prática, mas em concurso abafa isso rsrsrs) 
- 
                                Errei duas vezes essa questão e errarei todas as outras vezes que eu for fazer! Concurso pra psicólogo o examinador tende a ser extremamente subjetivo! As respostas dos colegas não me convenceram, parece que querem concordar com a banca a qualquer custo! Bola pra frente e só rezar pra não cair mais desse tipo rsrrs 
- 
                                Espero que a CESPE tenha mudado ( para melhor, é claro ) de 2015 pra cá! Questão ridícula!  
- 
                                Psis,  na verdade, depois de avaliar bem a questão, percebo, com convicção, que o erro está em afirmar que é uma exigência ideal.   Veja bem, em relação aos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. Perceba que o verbo está no imperativo e o código de ética não fala de normas ideais, mas sim de obrigações do psicólogo 
- 
                                "...dificilmente é colocada em prática" como o examinador pode garantir esta afirmação? Agora prevê o futuro e sua totalidade?   Achei bem discrepante.   GABARITO ERRADO.