SóProvas


ID
119794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

O psicólogo, durante o psicodiagnóstico, por tratar da vida psíquica do ser humano, deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos para abordar suas questões mais difíceis ou se ele está necessitando de psicofármacos.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Resposta: ERRADO.

    O psicólogo não avalia se um paciente necessita de psicofármacos, quem faz essa avaliação é o psiquiatra. O que o psicólogo faz é avaliar a necessidade de encaminhamento para um psiquiatra.
  • Eu concordo com o gabarito Carlos!
    Quando fazemos uma indicação para o psiquiatra é por que avaliamos a necessidade de medicação. Se a questão abordasse qual medicação...aí seria extrapolar os nosso limites, mas saber que o nosso paciente necessita de medicação é no mínimo fundamental. 
  • A meu ver a questão é passível de anulação, pois aponta que o psicólogo deverá verificar se o paciente necessita de psicofámacos, onde deveria ser encaminhamento à psiquiatra.
  • Não há erro. A questão afirma que o psicólogo deve VERIFICAR, de fato não pode o profissionall realizar uma avaliação se PERCEBER que o paciente não possui condições para tal. Se na afirmação houvesse a palavra DIAGNOSTICAR é que haveria um erro.
  • A questão não é bem formulada, é passível de anulação. O psicólogo pode suspeitar da necessidade do uso de psicofármacos, porém, não está habilitado para decidir por esta necessidade. Ele pode recomendar um atendimento psiquiátrico que poderá decidir ou não pelo uso de psicofármacos. A questão não reside apenas no fato do psicólogo não poder prescrever medicamentos. Ele nem pode prescrever medicamentos nem pode concluir que o paciente precisa de medicamentos. Como posso concluir algo sobre medicamentos se não estudei medicamentos? O psicólogo não se obriga a ter conhecimento algum sobre medicamentos, isto sequer está na grade curricular dos cursos de graduação em psicologia, apenas em certos cursos de pós-graduação. Desta forma, "suspeitar" é diferente de "decidir". Se o psicólogo suspeita da necessidade de medicamentos, ele pode recomendar um atendimento psiquiátrico que irá avaliar se é necessário medicamento ou não. A questão diz "deve verificar... se ele está precisando de psicofármacos". Quem deve verificar isto é o psiquiatra. Neste caso, o psicólogo pode proceder assim: "seria benéfico, neste caso, que um psiquiatra averiguasse a necessidade do paciente usar psicofármaco". Psicólogo não conclui se paciente necessita ou não de medicamento. Quem irá concluir sobre a necessidade é o psiquiatra.
  • O psicólogo, durante o psicodiagnóstico, por tratar da vida psíquica do ser humano, deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos para abordar suas questões mais difíceis ou se ele está necessitando de psicofármacos. Parece que Ou o paciente tem os recursos psíquicos OU deve tomar psicofármacos - Questão mal escrita:


  • "O psicólogo, durante o psicodiagnóstico, por tratar da vida psíquica do ser humano, deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos para abordar suas questões mais difíceis ou se ele está necessitando de psicofármacos".


    De fato, o psicólogo deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos até para direcionar quais testes poderão ser utilizados além do conteúdo da entrevista. Contudo, a segunda parte da questão tem dupla interpretação, pois ele pode estar necessitando de psicofármacos e não ter condições para ser submetido ao psicodiagnóstico ou o psicólogo que aplica o psicodiagnóstico tem como obrigação verificar se ele necessita de psicofármacos?

    Acredito que ao psicólogo avaliador em psicodiagnóstico só tem como obrigação de verificar se o indivíduo avaliado necessita de psicofármacos se isso for influenciar na conduta do psicodiagnóstico, pois a sua função é de avaliador somente. O que não obsta de que oriente o individuo para tanto. 

    Certamente eu recorreria da questão por ter dupla interpretação. 


    Avante, bons estudos!!!

     

  • Onde tá escrito isso? É no livro de Jurema Cunha?