SóProvas


ID
119953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Absenteísmo corresponde a faltas ou atrasos ao trabalho, que podem ser legais, quando têm amparo na legislação, ou ilegais, quando se referem a ausências não justificadas e aos afastamentos por punição.

Alternativas
Comentários
  • ErradoOs afastamentos por punição não são ilegais. A lei permite que o funcionário seja punido com suspensão, em determinados casos.
  • De todos os conceitos sobre absenteísmo o que melhor o exemplifica é baseado no conceito de Deczka e Traebert apud Chiavenato (1994, p. 12) de que o absenteísmo, absentismo ou ausentismo corresponde à soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes e estas ausências não são motivadas por desemprego, doença prolongada ou licença legal.O absenteísmo é a principal razão da baixa produtividade em inúmeras organizações. No campo empresarial, chama-se de absenteísmo a falta ao trabalho por inúmeras razões: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação de sangue, participação em júris ou eleições, licença maternidade, entre outros), fatores sociais (doença de familiares), fatores culturais (emendar feriados, feriados religiosos não oficiais) e a falta não justificada.EM http://www.webartigos.com/articles/35208/1/Absenteismo-nas-organizacoes/pagina1.html
  • ABSENTEÍSMO: soma dos períodos em que os empregados da organização se encontram ausentes e estas ausências não são motivadas por desemprego, doença prolongada ou licença legal.