SóProvas


ID
1202626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da competência.

Alternativas
Comentários
  • Súmula Vinculante 27 - STF

    COMPETE À JUSTIÇA ESTADUAL JULGAR CAUSAS ENTRE CONSUMIDOR E CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO DE TELEFONIA, QUANDO A ANATEL NÃO SEJA LITISCONSORTE PASSIVA NECESSÁRIA, ASSISTENTE, NEM OPOENTE.

  • CPC - Art. 91. Regem a competência em razão do valor e da matéria as normas de organização judiciária, ressalvados os casos expressos neste Código.

  • d) Ocorrerá a conexão sempre que houver identidade de partes ou da causa de pedir. 

    ERRADA. 

    CPC

    Art. 46. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

    III - entre as causas houver conexão pelo objeto ou pela causa de pedir;


  • Letra C) A ANT é uma autarquia federal, portanto, quando ela figurar como autora, ré ou terceiro interveniente, a competência para julgar o processo será da justiça federal, conforme determina nosso carta magna.

    Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

    I - as causas em que a União,entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;


    Letra E) A resposta está no CPC


    Art. 113. A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.

  •  

    “(...) I- A competência da justiça federal é de fundo constitucional, pelo quê não se contendo no elenco do art. 109 da CF, cabe,
    residualmente, à justiça estadual. (...).” (TRF 2ª Região, MS 90.02.26106-RJ, rel. Juiz Carreira alvin, j. 14.2.1995, DJU- 2 4.7.1995, p. 42)}”. 1




  • Letra E) 

    DA AÇÃO RESCISÓRIA 

    Art. 485. A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: 

    I - se verificar que foi dada por prevaricação, concussão ou corrupção do juiz; 

    II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;

  • Alternativa “e: “Admite-se a arguição de incompetência absoluta, por meio de exceção, mesmo após o trânsito em julgado da sentença.”(ERRADA)

    .

    A RESPOSTA também pode ser encontrada por duas maneiras:

    .

    A primeira maneira (também a mais rápida para a resolução) é a do texto do artigo 113 do CPC. A questão foi respondida objetivamente:

    Art. 113. A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.

    A segunda maneira, é a do no inciso II do artigo 485 do Código Civil, complementado pelo artigo 495 do mesmo codex. Precisamos entender que o Capítulo IV (do TÍTULO IX, do LIVRO I) é o que trata DA AÇÃO RESCISÓRIA. É a fundamentação jurídica da resposta do colega Cláudio César. Apesar de se encontrar sem fundamentação jurídica, está correta: “primeiramente a incompetência absoluta pode ser alegada pelas partes a qualquer tempo (enquanto o processo estiver pendente) e de qualquer forma. Contudo, uma vez transitado em julgado não é mais possível arguir a incompetência absoluta por qualquer forma, mas somente pela via da ação rescisória.”

    .

    Vamos entender brevemente, um pouco melhor:

    É importante constar que a incompetência absoluta trata de regra de competência criada pelo legislador para atender o interesse público, razão pela qual pode ser arguida até mesmo após o trânsito em julgado. Também pode (deve, art. 113 do CPC) ser reconhecida ex officio pelo juiz. Entretanto, no caso de ser alegada pela parte, após o trânsito em julgado da sentença, deve ser por via da ação rescisória, em conformidade com o artigo 485, inciso II do CPC. Ainda, a parte que a propor terá o prazo de dois anos para fazê-la, contados do trânsito em julgado da decisão. Vejamos:

    Art. 485. A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:

    (…)

    II – proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;

    (…)

    Art. 495. O direito de propor ação rescisória se extingue em 2 (dois) anos, contados do trânsito em julgado da decisão.

    Diferente é a incompetência relativa que deve ser alegada pelo réu ou pode ser alegada pelo Ministério Público em defesa do réu incapaz, sendo perfeitamente possível que o réu seja prejudicado pela sua não alegação. Daí, é correto se dizer que, “argui-se por meio de exceção, a incompetência relativa” (art. 112 do CPC).

    .

    .

    POR FAVOR, LEIA ABAIXO!

    .

    Deus abençoe os seus estudos!! Abençoa, Senhor, também, os estudos de todos os colegas que o fazem com vontade, determinação e dedicação.

    .

    A sua hora vai chegar, acredite! Espero que seja logo!!! (Eu acredito, apesar de ter mais de 10 anos estudando para um objetivo e não ter conseguido, no meio de tantas indas e vindas!... Então, por que é que você pensa em desanimar, sendo que, provavelmente, tem menos tempo de estudo do que eu?)

    Espero que a sua aprovação esteja bem próxima!!!

    .

    BONS ESTUDOS. SANGUE NOS OLHOS!


  • a partir dessa decisão a letra E estaria correta?

    http://www.conjur.com.br/2015-jun-30/nulidade-absoluta-reconhecida-transito-julgado