-
Letrs C diz transferencia de autoridade??? Que eu saiba delegaçao presume se transferencia somente de responsabilidade. Quem puder me ajudar, agradeço. Luciane.
-
Luciane, a delegação envolve a transferência de uma atividade para alguém em nível hierárquico inferior. Por isso, é necessário que a autoridade e a responsabilidade do superior seja outorgada a essa pessoa para que a tarefa seja executada e realizada. ok??!
#Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar
-
Sobre a letra "A", que me deixou muita dúvida, segundo a Tese de Peter - princípio da Incompetência - as organizações são fadadas à mediocridade e à incompetência. Além disso, o enunciado é: "em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência".
O ERRO está em afirmar que "não significa que as empresas estão fadadas à incompetência".
#Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar
-
quem tem autoridade tem responsabilidade tmb, elas não se separam.
-
autoridade e responsabilidade FUNCIONAL pela realização da tarefa.
-
Eu entendi que o erro da letra A está em dizer que: "TODO empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência."
O correto é: em ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS ESTRUTURADAS os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu nível de incompetência.
Alguém poderia dizer se estou certa ou errada?
-
Jurava que a letra A estava certa. :(
-
Letra C.
Pessoal, esta questão veio com algumas pegadinhas. A maior, para mim, foi o conceito de delegação por Chiavenato em detrimento ao conceito de delegação do Direito Administrativo.
Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance.
No direito administrativo, a transferência é comum na execução da atividade e não na autoridade. Exemplo: Lei do Processo administrativo que proibe a delegação para edição de atos normativos, julgamento de recursos administrativos e atividade exclusiva do órgão ou autoridade.
-
competência pode ser delegada, mas a responsabilidade não.
Estrategia concusos - professor Carlos Chavier - página 16- aula 00 - PDF (CNJ)
e agora!
-
Já eu achei que a alternativa D é que estava correta!
D. Nos sistemas orgânicos, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.
Alguém poderia me dizer o erro desta questão?
Entendo que, de fato, a autoridade é atribuida ao cargo e na hierarquia no nível superior ou comando, não sendo necessariamente atribuida à capacidade de ter um conhecimento para tal.
-
GAB: C
a) O chamado princípio de incompetência de Peter afirma que em uma hierarquia, todo trabalhador tende a ser promovido até chegar a um nível no qual é incompetente.Em muitas organizações modernas, um bom trabalhador é recompensado com uma promoção, sem que ninguém tenha parado para pensar se essa pessoa está preparada para desempenhar outras funções diferentes. Dessa forma, a própria organização fica predestinada à incompetência.
b) É claro que as organizações são capazes de influenciar o comportamento dos colaboradores. Ex: A organização influencia o líder, e este por sua vez, influencia os colaboradores.
c) A delegação pode ser conceituada como o processo de transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores da hierarquia organizacional.
d) Nos sistemas mecanicistas, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.
e) As organizações rigidamente hierarquizadas eram eficientes e lucrativas no passado. Hoje em dia a realidade é outra. Muitas tiveram que se adaptar às mudanças para permanecer no mercado, por isso encontramos modelos mais enxutos atualmente.
Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia. Muitas organizações encorajam os administradores a delegar autoridade aos níveis mais baixos da organização a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para atender às necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente mutável e dinâmico que as envolve.
- Chiavenato, 2001.
-
Só pra fixar:
Sistema mecânico: autoridade baseada na hierarquia e comando.
Sistema orgânico: autoridade baseada no conhecimento e na cultura.
-
GABARITO C
Eu errei pq confundi Adm. com Direito Adm.
ADMINISTRAÇÃO = DELEGA AUTORIDADE E EXERCÍCIO
DIREITO ADMINISTRATIVO = DELEGA SÓ EXERCÍCIO
Lei 9784 nos diz:
Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
OBS: O elemento "competência" do ato administrativo possui as seguintes características:
1 - É DE EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO;
2 - É IRRENUNCIÁVEL (ainda que se delegue o exercício da competência, não se delega a titularidade);
3 - É INTRANSFERÍVEL OU INDERROGÁVEL (no máximo se delega o exercício, através de ato formal);
4 - É IMODIFICÁVEL(só quem pode modificar competência primária é a lei ou a Constituição);
5 - É IMPRESCRITÍVEL;
6 - É IMPRORROGÁVEL;
... e para complementar:
Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.