SóProvas


ID
1204945
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Aprendendo o Brasil

       Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses pólos de atração.
       Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infra- estrutura de apoio para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa arte popular.
       Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.
       Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos
.

                                                                                                       (Abelardo Junqueira)


A expressão de que preenche corretamente a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar a explicar por que não pode ser a letra D?

  • C - INCORRETA. É preciso QUE haja (no sentido de existir, acontecer, ocorrer, ter - quando dá ideia de fazer, tempo decorrido é IMPESSOAL, não admitindo flexão no plural) maiores investimentos nas potencialidades desse setor. 
    D - INCORRETA. Uma maior integração nacional, aspiração QUE todo brasileiro tem, seria facilitada com um turismo bem planejado.

    Diogo, todo brasileiro tem... uma aspiração. Qual é a aspiração? Uma maior integração nacional.

  • A expressão «de que» é muito frequente na língua portuguesa. 
    Exemplos: 
    «Esse livro de que falámos....» 
    «.... livro esse de que falámos....» 
    De igual modo surgem frequentemente outras preposições seguidas de pronomes relativos. Exemplos: 


    «Aquele amigo nosso com quem falámos....» 
    «....exame esse para o qual estudámos....» 
    Passamos agora à questão proposta. 
    Em primeiro lugar, devemos notar que «.... recurso esse de que o Estado dispõe....» não é uma frase, mas um extracto de uma frase, visto que a informação está incompleta. Se a frase estivesse completa, poderíamos fazer uma análise sintática que facilitaria a explicação. Como não é possível, tentaremos explicar com os elementos de que dispomos. 
    Justificação do uso da expressão de que
    Admitamos duas frases profundas: «O Estado dispõe desse recurso» e «O Estado dispõe de esse recurso». 
    Como vemos, a preposição de surge depois do verbo «dispor» e antecede «esse recurso», que funciona como complemento objeto direto. 
    O autor do extracto «.... recurso esse de que o Estado dispõe....» colocou em evidência a palavra «recurso» e criou a oração relativa: «....de que o Estado dispõe....». 
    Análise da oração relativa: 
    sujeito – «o Estado» 
    predicado – «dispõe de» 
    complemento objeto direto – que referido ao antecedente «recurso esse». 
    Na estrutura profunda «O Estado dispõe de esse recurso», a preposição de antecede o complemento objeto direto «esse recurso». Na estrutura de superfície que o autor criou, a preposição de foi separada do verbo «dispor», mas continua a anteceder o complemento objeto direto da oração relativa: que, referido a «recurso esse». 
    Exemplos da expressão de que em frases interrogativas: 
    «De que recurso o Estado dispõe?» 
    «De que recurso dispõe o Estado?»

     

    GABARITO E 

    BONS ESTUDOS

  • A) A que 
    B) que 
    C)que 
    D) A que 
    E) Correta

  • GABARITO E


    Quem dispõe, dispõe DE algo, DE alguma coisa.


    bons estudos

  • Para quem tem dúvidas em relação à letra C:

    "Segundo, por exemplo, o Dicionário Houaiss, «a) na atual norma portuguesa da língua, este verbo, quando na acepção de "ter necessidade de", pede objeto indireto, exceto quando a ele se segue outro verbo no infinitivo, especialmente no Brasil (precisava sairprecisou explicar-se); b) a preposição de é frequentemente omitida antes de complemento oracional: precisava (de) que lhe fornecessem comida»"

    Fonte: Ciberdúvidas da língua portuguesa

  •  A diversidade cultural é uma das atrações DE QUE DISPÕES nosso país dispõe, ao lado das nossas riquezas naturais.