SóProvas


ID
1205647
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito dos aspectos geográficos, sociais, econômicos e político-administrativos referentes ao Distrito Federal (DF) e suas inúmeras vinculações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    De acordo com o gabarito final da banca IADES.

  • Gabarito: A

    ... A economia do DF está mudando de perfil e o setor privado está suplantando o setor público. 
    A economia do DF está dominada por dois setores:
    Serviços, responsáveis por 91% do PIB local, de acordo com o IBGE. Estes se dividem em:
       Governo: O setor público é o mais utilizado . Proporciona em torno de 40% dos empregos na cidade. Os empregos do governo incluem em todos os níveis, desde a polícia federal à diplomacia.
       Comunicações: Na cidade se encontram o escritório central da "Brasil Telecom", estações públicas e privadas de televisão, como as da Rede Globo, SBT, Rede Bandeirantes, Rede Record, Rede TV e as principais oficinas da TV Câmera, TV Senado e Justiça.
       Finanças: Brasília é a sede do Banco Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central do Brasil, Banco de Brasília entre outros.
       Entretenimento
       Tecnologia de Informática: Com companhias como "Politec", Poliedro, CTIS, entre outras.
       Serviços Legais
    Industrias, entre as quais se destacam:
      Construção: PaulOOctávio, Via Construções e Irmãos Gravia entre outras.
      Processamento de alimentos: Perdigão, Sadia.
      Fabricação de móveis
      Reciclagem: Novo Rio, Latasa e outras.
      Farmacêuticas: União Química.
      Impresa e editoria 
    ....

  • b) O Distrito Federal não possui altas taxas de produção agrícola, muito menos de produção pecuária. Esses elementos estão distribuídos em 8% de toda a economia do DF. A economia do Distrito Federal é, de acordo com o IBGE, baseada, 91%, no segmento de prestação de serviçoshttp://regiao-centro-oeste.info/economia-da-regiao-centro-oeste.html

    c) O potencial econômico de Taguatinga — aliado ao crescimento cada vez maior da região — ainda continua animando empresas e comerciantes. Tanto que a concentração de fábricas e lojas rendeu à região o título de polo industrial do Distrito Federal. Mas, agora, parece surgir um empecilho no caminho. Segundo os empresários, a expansão do setor industrial está cada vez mais limitada pela falta de espaço físico. O setor habitacional praticamente se fundiu à área destinada às indústrias e ainda houve perda de terreno para outras cidades, como Samambaia e Ceilândia. 

     

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/05/interna_cidadesdf,305793/taguatinga-potencial-economico-da-cidade-anima-empresas-e-comerciantes.shtml


    d) A base da economia do DF é o setor terciário e isso se explica pela função político-administrativa da capital. Os segmentos que mais empregam mão-de-obra são as administrações públicas e o comércio. Professor J.Urani

    e) Regiões Administrativas - O Distrito Federal constitui uma unidade atípica na federação. Não é um estado nem possui municípios. Consiste em um território autônomo, dividido em regiões administrativas.https://www.portalbrasil.net/estados_df.htm
     

  • Além de não possuir altas taxas de produção agrícola ou pecuária, a economia do DF é basicamente concentrada na prestação de contas.  -> A letra B está incorreta. 
      -> A letra C está incorreta. Criado há 27 anos para ser um polo de referência da atividade econômica no Distrito Federal, o Setor de Indústrias de Ceilândia (SIC) demora a emplacar. Apesar da proximidade com uma rodovia federal, da mão de obra acessível nos arredores e dos preços de terreno muito abaixo do mercado, mais da metade da área destinada às fábricas está ociosa. A carência de infraestrutura no local afasta os empresários: falta iluminação pública, asfalto e, em algumas quadras, até água e esgoto. Pelo menos oito empresas deixaram o setor nos últimos 10 anos.

    -> A letra D está incorreta. O setor terciário é a base da economia do Distrito Federal, devido a alta empregabilidade na administração pública e no comércio.

    -> A letra E está incorreta, pois consiste em um território dividido em regiões administrativas.

    A letra A está correta. 


  • a) Apesar disso, é bom destacar que o setor de serviços é incomparavelmente maior que qualquer outro, alcançando mais de 90% da produção do PIB local. ITEM CORRETO.

    b) O setor agropecuário no DF é mínimo e representa menos de 1% do PIB local. ITEM INCORRETO.

    c) Apesar de ter se planejado para ser um Polo Industrial, o certo é que o SIC nunca teve suas potencialidades bem aproveitadas como inicialmente planejado. Boa parte de sua área é ocupada por moradias irregulares, galpões abandonados e lixo. ITEM INCORRETO.

    d) Baseia-se no setor terciário – e não secundário, como informado pela questão. ITEM INCORRETO.

    e) O Distrito Federal, dividido em Regiões Administrativas, é território autônomo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A