Alternativas
Para haver comportamento interpessoal eficaz, é indispensável que as competências individuais se sobreponham aos resultados coletivos.
Companheirismo, respeito, empatia, solidariedade, honestidade, lealdade, transparência e sinceridade são exemplos de características que podem contribuir para a eficácia nas relações interpessoais.
Competências interpessoais eficazes e competências técnicas laborativas representam a mesma coisa com denominações diferentes.
Questões comportamentais que podem estar presentes nas relações interpessoais, resultantes de diferenças de personalidades, preconceitos, desagregação e conflitos, por exemplo, não são capazes de afetar a produtividade, pois não influenciam as competências interpessoais em nenhuma situação.
O que, de fato, interessa para garantir o bom desempenho dos membros de uma equipe de trabalho são as competências técnicas laborativas de cada um dos respectivos integrantes, uma vez que as habilidades de relacionamentos interpessoais não são capazes de afetar, de maneira alguma, o desempenho deles.