O processo de seleção é essencial para o sucesso da empresa, pois será por meio dele que a empresa conseguirá um diferencial competitivo. O processo de recrutamento e seleção é uma atividade para atender as necessidades internas da empresa, ao longo do tempo foram consolidados métodos tradicionais criado para captar e escolher os melhores talentos. Atualmente desenvolve-se um novo método no mercado, a seleção por competências, que torna o método mais ágil e objetivo por ter a perspectiva de resultados no cargo e na função como foco principal, no qual o gestor poderá utilizar para identificar um candidato em agrupamento de conhecimento, habilidade e atitudes convertidas em resultados.
De acordo com Rabaglio (2004):“Competência é composta pelo CHA (conhecimento, habilidade e atitude) que devem estar agregado às competências técnicas e comportamentais de cada indivíduo, sendo a primeira referente a conhecimento e desenvoltura em técnicas ou desempenhos específicos e a segunda em maneiras e condutas compatíveis com as atribuições das tarefas a serem executadas. As principais competências observadas nos indivíduos são: adaptabilidade com as mudanças e situações duvidosas, capacidade de pensar taticamente, tomar decisões ajustadas diante de pressão, disposição para trabalhar aprendendo com os colegas de trabalho, tomar decisões com exatidão, saber trabalhar em equipe, saber negociar quando houver problema, sobressair de situações difíceis, diferenciar trabalho da vida pessoal, ter bom humor e ser flexível”. Tudo isso com a finalidade de conhecer o profissional como um todo, conhecendo assim a maneira de como ele reage a momentos de acerto e de sucesso, mas principalmente como reage em momentos de erro e de fracasso.“Ser competente está relacionado com um bom desempenho numa determinada tarefa, o que não garante que esse desempenho será bom sempre. Ter competência para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário”. (RABAGLIO, 2004)
Alternativa A errada:
Recrutamento: É a divulgação da vaga;
Agregar pessoas: O recrutamento faz parte da agregação de pessoas;
Seleção: é a escolha do melhor candidato;
Se a seleção é a escolha do melhor candidato e o recrutamento é a divulgação da vaga, a seleção só pode vir depois do recrutamento e não ao contrário.
Alternativa B errada:
Os conceitos estão invertidos.
O objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo de candidatos;
O objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.
Essa questão fica fácil se você percebeu o erro da alternativa A.
http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/22778/qual-a-diferenca-entre-recrutamento-e-selecao
Alternativa C correta:
Seleção por competências: Consiste em mapear as competências ideias para executar as funções do cargo e selecionar os candidatos que possuem tais competências pré-definidas. A análise curricular fornece informações históricas de trabalho, vida acadêmica e cursos. As competências não são visualizadas no papel.
Alternativa D errada
A seleção é um processo de comparação e decisão.
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sele%C3%A7%C3%A3o-Como-Processo-De-Compara%C3%A7%C3%A3o-e/31299853.html
Alternativa E errada.
A entrevista não é objetiva.
http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/vantagens-e-desvantagens-da-entrevista-de-selecao.htm