SóProvas


ID
1206460
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as ideias propostas por Alfred Adler, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Para Adler os complexos de inferioridade, provocados pelo conflito com o envolvimento social, atuam como fonte de motivação dos comportamentos.

  • aAlfred Adler criou uma imagem da natureza humana que mostra as pessoas como vitimadas pelos instintos e conflitos, e condenadas por forças biológicas e experiências da infância. 
    Incorreta. Adler enfatizava as forças sociais conscientes como determinantes da motivação humana.

    b) Segundo Adler, a personalidade não é moldada pelo ambiente e interações sociais peculiares, mas sim pelos esforços para satisfazer as necessidades biológicas. 
    Incorreta. Ao contrário, a personalidade para Adler, é determinada socialmente.

    cPara Adler, assim como para Freud, o inconsciente é o centro da personalidade. 
    Incorreta. Para Adler, a consciência é o centro da personalidade. A psicologia individual é orientada para o ego.

    dAdler achava que os sentimentos de inferioridade estavam sempre presentes como força motivadora no comportamento.
    CORRETA. Os sentimentos de inferioridade podem ser considerados comuns a todas as pessoas. Para Adler, é a fonte da vida humana. Surgem de um senso de incompletude ou de imperfeição em algum campo da vida, o qual o indivíduo se motiva para superar e lutar por níveis mais altos de desenvolvimento (compensação).

    eAdler acreditava que a pessoa não podia “criar” um estilo de vida apropriado.
    Incorreta. De acordo com Adler, o estilo de vida é  o padrão ou estrutura de comportamento e caracterísicas de caráter peculiar pelo qual o indivíuo busca a perfeição. O Self tem a habilidade para criar um estilo de vida apropriado (poder criativo do Self).

  • A pessoa que sente essa incompletude busca atingir um nível superior de desenvolvimento e, quando alcança, sente a necessidade de buscar um ponto ainda mais ascendente.

  • De acordo com a psicologia individual de Adler, os sentimentos de inferioridade surgem, em todos os humanos, de um senso de incompletude ou imperfeição em algum campo da vida. Assim, o ser humano é impulsionado/motivado pela necessidade de superar suas inferioridades e e pelo desejo de tornar-se superior.

     

    a) para Adler a motivação humana é governada e determinada, primariamente, por impulsos sociais;

     

    b) para a psicologia individual, o interesse social é inato e conduz o ser humano a adotar um estilo de vida predominantemente social;

     

    c) segundo Adler, diferentemente de Freud, a consciência é o centro da personalidade, pois a psicologia individual é orientada para o ego;

     

    e) apesar de o estilo de vida ser fixado muito cedo, a capacidade criativa do self conduz a personalidade na busca por experiências complementares que favoreçam o desenvolvimento de um estilo de vida apropriado rumo à satisfação das metas individuais;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • D. "Adler achava que os sentimentos de inferioridade estavam sempre presentes como força motivadora no comportamento." A inferioridade surge do sentimento de incompletude e de imperfeição frente a qualquer esfera da vida. E essa incompletude (inferioridade presente em cada um) era capaz de gerar movimento/ motivar a busca de superioridade.

    Enquanto que Freud colocava as pulsões como propulsores de motivação, Adler acreditava que o sujeito era motivado pela busca de superioridade. Adler deixou bem claro que “busca de superioridade” não significa um desejo de distinção social, liderança ou posição de destaque na sociedade, mas sim algo muito parecido com o conceito de self de Jung e auto-realização de Goldstein.

    Fonte: Teorias da personalidade, de Hall, Lindzey e Campbell (2007).

  • Alfred Adler discordou de Freud e formulou a psicologia individual que foca nos aspectos interacionais, conscientes do indivíduo. Sua teoria firmava que a motivação humana estava relacionada a superação do "Complexo de inferioridade". Ele também mudou o setting terapêutico colocando cadeiras em vez de divã, pois, em sua concepção, esse formato traria a ideia de igualdade entre o paciente e terapeuta.