-
Definições
10. Os
seguintes termos são usados nesta Norma, com os significados especificados:
Provisão é um passivo de prazo ou de valor
incertos.
Passivo contingente é:
(a)
uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja
existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos
futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou
(b)
uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é
reconhecida porque:
(i)
não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios
econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou
(ii)
o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente
confiabilidade.
-
Mas se o Ativo é contingente não deve ser contabilizado!!!
-
A provisão deve ser contabilizada no balanço, já o passivo contingente deve ser apenas divulgado em notas explicativas. Acredito que merecia anulação essa questão!
-
mcasp:
As provisões, passivos contingentes e ativos contingentes são as obrigações indefinidas e incertas, as quais têm suporte documental que deixam incertezas quanto a valor e data prevista de pagamento.
Provisões são obrigações existentes da entidade provenientes de eventos passados, e que se espera que resulte em uma saída de fluxo de recursos relacionados a benefícios econômicos ou potencial de serviços, com a característica de terem algum grau de incerteza quanto a valor e data prevista de pagamento.
Passivos Contingentes uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade;
-
Concordo com o André Mariano. A questão afirma que "... são contabilizados ...". Ora, o passivo contingente será registrado em Notas Explicativas. Existe diferença aí.
-
tb concordo. passivo contigente divulgado em nota explicativa. ... estranho
-
De acordo com o MCASP 6ª. edição
Reconhecimento: Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, mas tão somente registrados em contas de controle no PCASP.
Evidenciação: Para cada classe de passivo contingente, a entidade deve evidenciar nas demonstrações contábeis a descrição da natureza do passivo contingente, por meio de notas explicativas.
-
passivos contingentes não são contabilizados...
-
Questão estilo CESPE:Pode ser Certa ou Errada, hahahaha.
Marquei errado pelo mesmo motivo dos colegas.
-
Quanto ao valor e à data prevista de pagamento, as provisões e os passivos contingentes são contabilizados com algum grau de incerteza. CERTO
_________________________________________________________________________________
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019
12.2. PROVISÕES
Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
12.3. PASSIVOS CONTINGENTES
Os passivos contingentes devem ser periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços se tornou provável. Caso a saída se torne provável, uma provisão deverá ser reconhecida nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade. Para cada tipo/classe de passivo contingente, a entidade deve evidenciar, em notas explicativas, uma breve descrição da natureza do passivo contingente e, quando aplicável:
a. A estimativa de seu efeito financeiro;
b. A indicação das incertezas em relação à quantia ou periodicidade da saída; e
c. A possibilidade de algum reembolso.
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 252/257
-
Os colegas que alegam que "passivos contingentes não devem ser contabilizados" estão errados, visto que essas passivos serão inscritos em contas de natureza de controle. Isso não deixa de ser uma contabilização, assim como suas referenciações em notas explicativas; o que não ocorrerá, no caso dos passivos contingentes, é sua contabilização em contas patrimoniais! Isso apenas seria feito no caso de haver uma provisão, ou mesmo de um passivo contingente virar uma provisão, caso se torne PROVÁVEL a saída de recursos E se possa fazer uma ESTIMATIVA CONFIÁVEL desse valor.
CORRETA, portanto, a questão.
-
Passivo contingente ser "contabilizado", CESPE tá de sacanagem............................. Ah, vá se F..............
-
CERTO
TANTO AS PROVISÕES QUANTO OS PASSIVOS CONTINGENTES são obrigações que SÃO CONTABILIZADAS COM ALGUM GRAU DE INCERTEZA com relação ao prazo ou ao valor.
-
Devem ser registrados em contas de controle como bem disseram o Marcelo e a Ana C.M.
-
Pergunto-me oq é ser contabilizado?
Na contabilidade eu sei a definição de reconhecimento, mensuração e divulgação.
Ser contabilizado seria o quê?
Alô CESPE, não tenho bola de cristal não!
-
passivos contingentes registrado????
-
É INTERPRETATIVA... ( ! )
-
passivo contingente não contabiliza apenas divulga!!!!!!!!! deveria ter sido anulada.
CPC 25
-
Passivo contingente é registrado em conta de controle, mas não contabilizado... questão complicada
-
Certa.
Q548162 - Como não atendem ao critério de reconhecimento de passivos, os passivos contingentes devem apenas ser registrados em contas de controle e evidenciados em notas explicativas. Certa.
MCASP, 8ª ed:
"Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais. No entanto, deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas. A divulgação só é dispensada nos casos em que a saída de recursos for considerada remota."
-
Provisões e passivos contingentes são valores incertos.
-
A cespe é minha banca!!!