SóProvas


ID
1210645
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de direcionar as atividades e os membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais frente a um propósito comum é denominado de direção. Com base nessa informação, é correto afirmar que a direção

Alternativas
Comentários

  • Gabarito D

    Teoria X - Xuxa - A Xuxa não Presta

    Teoria Y - Angelica - A Angelica Presta.

  • Discordo do posicionamento da banca. E nas situações em que se fizer necessário a teoria X?

  • Teoria Y

    A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Por exemplo, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente. As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa. Através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado e pode ser melhor aproveitado, exigindo dos gerentes a descoberta de como utilizar o potencial representado pela força de trabalho disponível, mais do que pelos limites da natureza humana. Essas ideias contradizem as formulações de Taylor, reconhecendo nas dificuldades das relações interpessoais no ambiente de trabalho, as variáveis que afetam o comportamento e a satisfação das necessidades individuais.

  • Não conseguí ver relação nenhuma...

    Se alguém puder explicar eu agradeço imensamente!

     

  • Resumindo a TEORIA DOS 2 FATORES:

    -

    Teoria X: O Homem é preguiçoso, só trabalha sob ameaça, coerção, obrigado, sob vigilância e opressão O ser humano, em geral, não gosta de trabalhar, e trabalha o mínimo possível.

    -

    Teoria Y: O homem é trabalhador. O esforço físico e mental no trabalho é tão natural como o lazer ou o descanso.

  • Fui pela a menas errada!! acertei, porém queria entender a relação? processo de direção com teoria Y?

  • Uma dica:

    Imagine a palavra "Pessoas" e um X encima da palavra (como se estivesse descartando). Fazendo uma analogia, a Teoria X as pessoas são consideradas preguiçosas, não gostam de trabalhar e por isso o chefe não confia nelas. Lembrando disso, basta saber que a Teoria Y é o contrário. 

     

    nunca mais atrapalhei essas teorias :)

  • GABARITO D.

    Na Teoria X as pessoas são consideradas preguiçosas, não gostam de trabalhar e por isso o chefe não confia nelas.

    A  Teoria Y é o contrário.