SóProvas


ID
1211008
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Embora seja discricionário e não faça parte das exigências funcionais de um funcionário, ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. É correto afirmar que esses conceitos se aplicam ao aspecto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Estranho? Vamos entender os conceitos: 

    Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive.    O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizem e agirem de acordo com os preceitos implantados pela organização.

    Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe.

      Da mesma forma, o seu incentivo e desenvolvimento interferem positivamente na eficácia, comprometimento, melhora do clima organizacional, qualidade da produção e prestação de serviços, na comunicação interna e no compromisso dos funcionários pela causa e missão da organização.

      Dentro das instituições, a espiritualidade não deve ser tratada como um projeto ou um evento simples de treinamento, mas, sim, como um valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por toda organização


    Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim

  • e) produtividade. Errada - está ligada a Eficiência.

  • ABSENTEÍSMO:  Prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença.

  • Chiavenato descreve três variáveis independentes (variáveis no nível do sistema organizacional, variáveis no nível do grupo e variáveis no nível do individuo) como principais determinantes das variáveis dependentes (produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e cidadania organizacional). Ele afirma que a cidadania organizacional é um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização. 

  • GAB: A

     

    PASMEM ! A QUESTÃO TEM COMO FONTE O SITE WIKIPEDIA ! :O

     

    "Em administração, a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização. Assim, o conjunto de ações informais dos trabalhadores que beneficiam a organização representam os comportamentos de cidadania organizacional – conhecidos como CCO."

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania_organizacional

  • Devem ter jogado no google: o que é comportamento organizacional?