I. Um técnico de basquete dispõe de sete jogadores para escalar o time titular. II. Um júri tem que eleger o vencedor e o segundo colocado em um concurso musical com cinco finalistas.
De acordo com as situações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Suponha que uma caixa contém 15 bolas, sendo 7 brancas e 8 pretas. Duas bolas são retiradas com reposição, uma após a outra. A probabilidade de sair uma bola branca e uma bola preta, independentemente da ordem, é
A formalização da condição de patrocinador ou instituidor de um plano de benefício dar-se-á mediante convênio de adesão, a ser celebrado entre o
Comentários
Cópia fiel da Lei complementar nº 109/2001
Art. 13. A formalização da condição de patrocinador ou instituidor de um plano de benefício dar-se-á mediante convênio de adesão a ser celebrado entre o patrocinador ou instituidor e a entidade fechada, em relação a cada plano de benefícios por esta administrado e executado, mediante prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador, conforme regulamentação do Poder Executivo.
22 questões seguidas respondidas corretamente.
d) patrocinador ou instituidor e a entidade fechada, em relação a cada plano de benefícios por ela administrado e executado, mediante prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador, conforme regulamentação do Poder Executivo.
Entidades abertas é mediante prévia e expressa aprovação do órgão fiscalizador (susep - superintendência de seguros privados )
kkkkkkkkkkkkkk
Entendi o Sorriso, Uriel... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alguém pode ligar a tecla SAP e traduzir a questão para mim, por favor???
Lei 12.618(Previdencia Complementar->Lei do Executivo): Art. 12. Os planos de benefícios da Funpresp-Exe(executivo), da Funpresp- Leg(legislativo) e da Funpresp-Jud(judiciário) serão estruturados na modalidade de contribuição definida, nos termos da regulamentação estabelecida pelo órgão regulador das entidades fechadas de previdência complementar, e financiados de acordo com os planos de custeio definidos nos termos do art. 18 da LCnº 109/01, observadas as demais disposições da LCnº 108/01.
Questão versa sobre os planos de benefícios de entidades fechadas, sob o prisma da LC nº 109/2001 e, no âmbito dessa legislação, exige do candidato conhecimento do seguinte dispositivo: “Art. 13. A formalização da condição de patrocinador ou instituidor de um plano de benefício dar-se-á mediante convênio de adesão a ser celebrado entre o patrocinador ou instituidor e a entidade fechada, em relação a cada plano de benefícios por esta administrado e executado, mediante prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador, conforme regulamentação do Poder Executivo”. Ante o exposto, bem como em cotejo com as alternativas oferecidas pela Banca examinadora, conclui-se que a única opção contemplada na lei é aquela indicada na letra "d", previsto no art. 13 da LC nº 109/2001, acima em destaque. Todas as demais são automaticamente eliminadas por divergirem do estabelecido na lei.
Assinale a alternativa que indica o documento destinado ao registro de ocorrência de infração praticada no âmbito do Regime da Previdência Complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
Comentários
DECRETO Nº 4.942, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003
Art. 3º O auto de infração é o documento destinado ao registro de ocorrência de infração praticada no âmbito do regime da previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
Artigo 3 do Decreto nº 4.942 de 30 de Dezembro de 2003
Art. 3º O auto de infração é o documento destinado ao registro de ocorrência de infração praticada no âmbito do regime da previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
Parágrafo único. Em uma mesma atividade de fiscalização, serão lavrados tantos autos de infração quantas forem as infrações cometidas.
O Regime de Previdência Complementar, instituído pela Lei Complementar no 109/2001, é
Comentários
O regime de Previdência Complementar, é optativa, administrada, por fundos de pensão abertos ou fechados.
Quando fiscalizados pelo MPS (é fundo fechado)
Quando fiscalizados pelo MF ( é fundo aberto)
A capitalização também faz parte da previdência complementar.
Resposta C
Só adicionando ao comentário do colega: a PREVIC ( Superintendência Nacional de Previdência Complementar), autarquia vinculada ao MPS (Ministério da Previdência Social) é a responsável pela fiscalização e supervisão das entidades fechadas de previdência complementar.
Ao passo que a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda) é a responsável pela fiscalização de entidades de previdência complementar aberta.
Constituição Federal de 1988
Art. 202.O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.
c) é um regime organizado de forma autônoma em relação ao Regime Geral da Previdência Social
Gabarito: C
Conforme art. 1º da LC 109/2001, o regime de previdência privada, de caráter complementar:
é organizado de forma autônoma em relação ao RGPS;
é facultativo;
baseia-se na constituição de reservas que garantam o benefício.
Assinale a alternativa que apresenta o órgão regulador da previdência complementar fechada no Brasil, vinculado ao Ministério da Previdência Social.
Comentários
Letra E.
Porem quem prestou concurso pra banco atualmente, sabe que nao é mais CGPC, e sim CONSELHO NACIONAL DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR.
Não era pra ser a PREVIC não? Superintendência Nacional de Previdência Complementar?
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão). A Previc atua como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar, observando, inclusive, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar. Mais informações poderão ser encontradas no endereço: www.previdenciasocial.gov.br
Acertei a questão por eliminação.
LEI Nº 12.154, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009.
Art. 13. O Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão da estrutura básica do Ministério da Previdência Social, passa a denominar-se Conselho Nacional de Previdência Complementar, que exercerá a função de órgão regulador do regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
A questão está desatualizada, pois a alteração de denominação é antiga...deveria ser anulada!
CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - CNPC
O CNPC é o novo órgão com a função de regular o regime de
previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência
complementar, nova denominação do Conselho de Gestão da Previdência
Complementar.
O CNPC é presidido pelo ministro da Previdência Social e composto por
representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar
(Previc), da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar
(SPPC), da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios da
Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, das entidades fechadas de
previdência complementar, dos patrocinadores e instituidores de planos
de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar e dos
participantes e assistidos de planos de benefícios das referidas
entidades.
O Decreto nº 7.123, de 03 de março de 2010, dispõe sobre a
organização e o funcionamento do Conselho Nacional de Previdência
Complementar (CNPC) e dá outras providências.
Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC
O CNPC é o órgão com a função de regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar, nova denominação do então Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
O CNPC é presidido pelo ministro da Previdência Social e composto por representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, das entidades fechadas de previdência complementar, dos patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar e dos participantes e assistidos de planos de benefícios das referidas entidades.
O Decreto nº 7.123, de 03 de março de 2010, dispõe sobre a organização e o funcionamento do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e dá outras providências.
De acordo com os respectivos patrocinadores ou instituidores, além daquelas que possam ser definidas pelo órgão regulador e fiscalizador, as entidades fechadas podem ser qualificadas de que forma?
Comentários
LC 109 de 2001 - Art. 34. As entidades fechadas podem ser qualificadas da seguinte forma, além de outras que possam ser definidas pelo órgão regulador e fiscalizador:
I - de acordo com os planos que administram:
a) de plano comum, quando administram plano ou conjunto de planos acessíveis ao universo de participantes; e
b) com multiplano, quando administram plano ou conjunto de planos de benefícios para diversos grupos de participantes, com independência patrimonial;
II - de acordo com seus patrocinadores ou instituidores:
a) singulares, quando estiverem vinculadas a apenas um patrocinador ou instituidor; e
b) multipatrocinadas, quando congregarem mais de um patrocinador ou instituidor.
Singulares, quando estiverem vinculadas a apenas um patrocinador ou instituidor.
(*) O termo Funpresp-Exe, usado nas questões a seguir, refere-se à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Exercutivo.
Quem poderá celebrar convênios de adesão com a Funpresp- Exe, na qualidade de patrocinadores de planos de benefícios próprios?
Comentários
DECRETO Nº 7.808, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012
Art. 5o Poderão celebrar convênios de adesão com a Funpresp-Exe, na qualidade de
patrocinadores de planos de benefícios próprios administrados pela entidade:
I - o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público; e
II - a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União.
(*) O termo Funpresp-Exe, usado nas questões a seguir, refere-se à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Exercutivo.
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura organizacional das entidades fechadas de previdência complementar, instituídas pela Lei no 12.618/2012.
Comentários
Lei 12.618:
Art. 5o A estrutura organizacional
das entidades de que trata esta Lei será constituída de conselho deliberativo,
conselho fiscal e diretoria executiva, observadas as disposições da
Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de
2001.
Art. 5° Estrutura organizacional daFunpresp-Exe, Funpresp-Leg e Funpresp-Jud será constituída de:
- conselho deliberativo
- conselho fiscal
- diretoria executiva
Art. 5° Estrutura organizacional daFunpresp-Exe, Funpresp-Leg e Funpresp-Jud será constituída de:
- conselho deliberativo: integrado por6 membros - A presidência será exercida pelos membrosindicados pelos patrocinadores
- conselho fiscal: integrado por4 membros - A presidência será exercida pelos membros indicados pelos participantes e assistidos.
- diretoria executiva: Composta por no máximode4 membros -NOMEADOS PELOS CONSELHOS DELIBERATIVOS as entidades fechadas de previdência complementar.
Art. 5º da lei 12.618 de 2012
§ 3o Os membros dos conselhos deliberativos e dos conselhos fiscais das entidades fechadas serão designados pelos Presidentes da República e do Supremo Tribunal Federal e por ato conjunto dos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente.
Art. 5o A estrutura organizacional das entidades de que trata esta Lei será constituída de conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria executiva, observadas as disposições da Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.
(*) O termo Funpresp-Exe, usado nas questões a seguir, refere-se à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Exercutivo.
A natureza pública das entidades fechadas, decorrente de sua instituição pela União como fundação, é também caracterizada pela
Comentários
Funpresp-Exe
- Fundação
- Pessoa Jurídica de Direito
Privado
- Integrante da Administração
Pública Indireta (MPOG)
(*) O termo Funpresp-Exe, usado nas questões a seguir, refere-se à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Exercutivo.
A Funpresp-Exe é uma entidade fechada de previdência complementar, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica a que órgão do governo federal está vinculada a Funpresp-Exe.
Comentários
DECRETO N°7.808, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012
Art. 1°Fica criada a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo - Funpresp-Exe, entidade fechada de previdência complementar vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário.
(*) O termo Funpresp-Exe, usado nas questões a seguir, refere-se à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Exercutivo.
Quanto à Funpresp-Exe, assinale a alternativa correta.
Comentários
LEI Nº 12.618, DE 30 DE ABRIL DE 2012.
Art. 5o A estrutura organizacional das entidades de que trata esta Lei será constituída de conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria executiva, observadas as disposições da Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.
Com relação à comunicação, é correto afirmar que para se obter a redução das incertezas, a melhoria do desempenho e a satisfação de uma equipe,
Comentários
Gabarito B
Diz respeito à comunicação que flui dentro da cadeia de comando da organização ou da responsabilidade pela tarefa dada por ela.Comunicação organizacional
Divide-se em canais formais e informais de comunicação. No primeiro caso, ela pode circular em três direções: para baixo, para cima e lateral.
A comunicação horizontal ou lateral é aquela que ocorre entre colaboradores de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, ou entre quaisquer pessoas de hierarquia equivalente dentro de uma organização. A comunicação lateral também poe ser informal e é inevitável. Ela acontece na forma de rumores que muitas vezes se espalham mais rapidamente do que comunicados formais. Por isso os formadores de opinião, líderes e gestores devem ser bem informados pela própria gestão, de modo a evitar a propagação de informações distorcidas.
Comunicação vertical.- é aquela comunicação que ocorre entre indivíduos de níveis hierárquicos diferentes. Ela pode se desdobrar, a depender do sentido do fluxo, em ascendente e descendente.
Comunicação verticalascendente é aquela que acontece de baixo para cima. Ou seja, quando um subordinado se comunica com alguém de nível hierárquico mais elevado. Por exemplo, quando um vendedor se reporta a um gerente de vendas.
Comunicação descendente é aquela que ocorre de cima para baixo, quando os chefes se reportam aos seus subordinados. Para que esse tipo de fluxo de comunicação ocorra, não necessariamente precisa ser do chefe com seu subordinado direto, basta que seja feita de um certo nível hierárquico para outro abaixo dele.
Complementando...
Diagonal
Esse é o tipo de comunicação que ocorre envolvendo transferências entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.
Com relação à comunicação, é correto afirmar que para se obter a redução das incertezas, a melhoria do desempenho e a satisfação de uma equipe, afirma-se que o fluxo da comunicação tem que ter o uso extensivo dos canais verticais, horizontais e informais.
O líder é quem trata de assuntos não palpáveis no âmbito organizacional. Com base nessa informação, é correto afirmar que o conceito de liderança é
Comentários
A. O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.
Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas. Mas liderar pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem uma maneira de pensar diferente, experiências diversas, traumas etc.
Dessa maneira, a capacidade de liderança demanda diversas habilidades diferentes, como saber se comunicar, ter paciência, manter o equilíbrio emocional etc.
Portanto, a liderança é dinâmica. É um aspecto que envolve o relacionamento humano e aborda o uso do poder para que as metas sejam atingidas. Para Daft,2 a liderança pode ser definida como:
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
Já Chiavenato define liderança como:
um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
Um aspecto muito cobrado em concursos é a relação entre a liderança e os cargos de chefia ou gerência. É muito comum que as pessoas liguem a liderança de certas pessoas ao cargo de chefe (como um gerente, um general, um governante etc.
Fonte: Rodrigo Rennó.
Questão mal elaborada.
Essa banca vacilou na elaboração dessa questão...
ASSIM FICA DIFÍCIL ESTUDAR GESTÃO DE PESSOAS!
vejam errei essa questão e não marquei a letra A pq eu outra questão ( Q263400 cesgranrio) tinha a opção conectar pessoas...
e a banca deu como errada!
Logo aqui nessa não optei pela mesma opção!
agora pergunto liderar é ou não conectar pessoas? pq cada banca diz uma coisa...fica difícil assim
Essa questão foi mal elaborada mesmo... mas, sabendo os conceitos de liderança e negócio, a letra A parece a mais correta:
• "Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais." (Daft, 2005)
• "Muitos autores citam também a definição do negócio como de grande importância. Basicamente, a definição do negócio determina o “raio” de atuação da organização – suas atividades principais em um determinado momento." (Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013)
O negócio é, portanto, um conceito bastante ligado à missão e à visão da organização. Penso que a banca fez esta associação.
A
Analisando as altrnativas A e B, elas são praticamente iguais. Mas então por que a A está certa e a B, errada ?
Simplesmente, porque os teóricos da área de gestão de pessoas/RH/Administração se utilizam de eufemismo para certas classificações. Como é o caso da recomendação de não se utilizar mais os termos "funcionário" e "empregado", mas sim "colaborador".
É melhor, "pega bem". Cria a (falsa) ideia de que a pessoa é importante para a empresa e que esta se preocupa com aqueles que nela trabalham.
"Colocar para trabalhar as pessoas da organização no negócio" parece um tanto impositivo e rigoroso. Mas "conectar pessoas da organização ao negócio." soa muito mais "altruístico" e romântico - (parece até que foi retirada de um filme da Disney)
Então é isso, quando se deparem com termos equivalentes, deem preferência aos mais "bonitos"(mas que no fundo sabemos ser a mesma baboseira)
Fonte: eu mesmo.
GAB: A
"Conectar pessoas ao negócio" é o mesmo que conduzir os colaboradores para o alcance de metas organizacionais.
"A liderança é o poder de influenciar o comportamento de outras pessoas.O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e
guiá-los em direção aos objetivos da organização. Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas."
- Rodrigo Rennó, 2013
LETRA A.
O conceito de liderança é conectar pessoas ao negócio.
GAB: A
Ana Carolina, você está equivocada. Na questão que você citou da Cesgranrio (Q263400), a alternativa que não é a correta fala tão somente que liderança é "conectar pessoas da organização", o que de fato é um conceito muito vago e, além disso, há outro item nessa questão bem mais completo que de fato é o gabarito. Já o gabarito dessa questão da FCC afirma que a liderança é "conectar pessoas da organização AO NEGÓCIO". Entende-se por negócio a atividade principal da empresa em um momento específico. Então, resumindo, a liderança significa conectar as pessoas da organização com a principal atividade que ela (a organização) exerce no momento, o que está plenamente correto.
Embora seja discricionário e não faça parte das exigências funcionais de um funcionário, ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. É correto afirmar que esses conceitos se aplicam ao aspecto
Comentários
Gabarito A. Estranho? Vamos entender os conceitos:
Embora possa ser interpretada equivocadamente à primeira vista, espiritualidade no trabalho não tem relação direta com religião. Segundo Catanante (2002), a espiritualidade no trabalho está relacionada ao propósito e à vida, à clareza da missão e benefícios agregados ao trabalho e à percepção da diferença que uma pessoa faz no mundo pessoal, profissional e na comunidade onde vive. O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizem e agirem de acordo com os preceitos implantados pela organização.
Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe.
Da mesma forma, o seu incentivo e desenvolvimento interferem positivamente na eficácia, comprometimento, melhora do clima organizacional, qualidade da produção e prestação de serviços, na comunicação interna e no compromisso dos funcionários pela causa e missão da organização.
Dentro das instituições, a espiritualidade não deve ser tratada como um projeto ou um evento simples de treinamento, mas, sim, como um valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por toda organização
Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim
e) produtividade. Errada - está ligada a Eficiência.
ABSENTEÍSMO: Prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença.
Chiavenato descreve três variáveis independentes (variáveis no nível do sistema organizacional, variáveis no nível do grupo e variáveis no nível do individuo) como principais determinantes das variáveis dependentes (produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e cidadania organizacional). Ele afirma que a cidadania organizacional é um comportamento que não faz parte das exigências de uma empresa, mas que ajuda no funcionamento eficaz da organização.
GAB: A
PASMEM ! A QUESTÃO TEM COMO FONTE O SITE WIKIPEDIA ! :O
"Em administração, a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de umcargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização. Assim, o conjunto de ações informais dos trabalhadores que beneficiam a organização representam os comportamentos de cidadania organizacional – conhecidos como CCO."
Assinale a alternativa que descreve as etapas consecutivas do ciclo motivacional, enfatizando a satisfação de uma necessidade.
Comentários
Gabarito. A.
Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim.
Para que haja o ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade, o mestre Idalberto Chiavenato nos mostra o seguinte esquema, senão vejamos:
Equilibrio interno - Estímulo ou incentivo - Necessidade - Tensão- Comportamento ou ação - Satisfação.
A Iades nao faz sentido... cobram questoes fáceis pra analista e difíceis pra nível fundamenal e médio ...
GAB:A
Não há "estímulo externo" no "ciclo motivacional", já que todo ciclo ocorre internamente(Exclui-se: C e D)
Se é para enfatizar a SATISFAÇÃO, então ele deve ser o último: (exclui-se: B, C e E )
Etapas do ciclo motivacional resultado em satisfação da necessidade: (Adicionei exemplos)
equilíbrio interno (Um indíviduo qualquer está trabalhando na iniciativa privada e contente com sua vida)
estímulo (Conhecidos e familiares começaram a ser aprovados em concursos e sempre o incentivavam a estudar também)
necessidade (O indivíduo percebeu que ele também poderia ser aprovado e que sua vida seria muito melhor no setor público)
tensão ( Período que o indivíduo demora para alcançar seu objetivo. Ele demorou 2 anos para ser aprovado e nomeado)
comportamento ou ação (Fez cursos, estudava todos os dias e manteve a disciplina)
satisfação. (Alcançou seu objetivo. Conseguiu o tão sonhado cargo público)
OBS:
1) A motivação funciona de maneira cíclica e repetitiva. O chamado ciclo motivacional é composto de fases que se alternam e se repetem.
2) Nem sempre o ciclo motivacionai se completa. Quase sempre o indivíduo não chega a alcançar a satisfação total ou parcial de uma necessidade.
3) Algumas necessidades humanas exigem um ciclo motivacional bastante rápido e repetitivo, como é o caso das necessidades fisiológicas de alimentação, sono, repouso etc.
FONTE: Idalberto Chiavenato, 2009.
essa questão é o espelho p todos nós!
Você já sabe, mas não custa lembrar: segundo Idalberto Chiavenato (2020), o ciclo motivacional pode ser descrito por meio dos seguintes estágios: 1- Equilíbrio; 2- Estímulo ou incentivo; 3 – Necessidade; 4 – Tensão; 5 – Comportamento; 6 – Satisfação
E. As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes, apresentando capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente. Outras características importantes é que as equipes são uma forma eficaz de facilitar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios e aumentar a motivação dos funcionários.
É fundamental que, dentro de uma equipe, sejam reconhecidas as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito ao princípio de equipe, a interação entre os membros e o reconhecimento da interdependência de todos pode, inclusive, favorecer os resultados das demais equipes da mesma organização
Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim
Empenho de ideias de SUBORDINADOS + GERENTES = ISSO INDICA PARTICIPAÇÃO MÚLTUA, O QUE PODE SER VISTO COMO SINÔNIMO DE UMA EQUIPE.
GAB: E
Equipe é um “conjunto ou grupo de pessoas com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras pela missão comum, objetivos comuns, obtidos pela negociação entre os membros envolvidos em um plano de trabalho bem difundido" (CARVALHO, 2009, p. 94).
Assim, ao realizar uma atividade proposta em equipe é preciso estar em sintonia com os outros integrantes e os superiores hierárquicos para chegar a um acordo final e dessa forma, alcançar o objetivo com mais eficácia.
Em relação à Lei no 8.666/1993, assinale alternativa correta.
Comentários
Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios
Complementando...
A lei de licitações, lei 8666/93, estabelece normas gerais para licitações e contratos, no âmbito da União, Estados DF e dos Municípios, pertinentes a: PALCOS PC
PUBLICIDADE: ALIENAÇÕES LOCAÇÕES COMPRAS OBRAS SERVIÇOS PERMISSÕES CONCESSÕES
Só pra constar...
Gabarito letra E
Lembrando que as Autorizações não estão incluídas...
Qual o erro da C?
Rafael S.
Art. 2o As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.
As unidades organizacionais e a distribuição de tarefas contam com diversas formas de departamentalizar. A departamentalização funcional
Comentários
Esse foi para não zerar.
Exemplificando:
Departamento de marketing; departamento financeiro; departamento de materiais etc.
GAB: LETRA B
LETRA B CORRETA
Tipos de Departamentalização
Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes
Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.
Por Processos
Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.
Por Produtos ou Serviços
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial
Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.
Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos
Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, o conhecimento sobre os critérios de departamentalização se faz necessário. Vejamos as alternativas e qual delas se alinha ao critério funcional de departamentalizar.
A departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
Com base nas informações dadas acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta. As alternativas "C", "D" e "E" falam, respectivamente, sobre o critério de departamentalização por produto/serviço, por clientela e Geográfica. A alternativa "A" não se vincula a nenhum critério.
Suponha que a Funpresp-Exe tenha tomado medidas para reduzir o custo com o atendimento ao público, conseguindo melhoria dos resultados por parte dos funcionários e alcançando alto nível de satisfação dos clientes. O fato é caracterizado como
Comentários
Em economia, o termo eficiência produtiva significa que os recursos estão a ser usados da melhor forma possível para satisfazer as necessidades desejos das pessoas. Dito de outra forma, a existência de eficiência é sinônimo de ausência de desperdício. Em termos microeconômicos, a existência de eficiência produtiva significa que, tendo em conta a tecnologia disponível e os preços dos fatores produtivos, determinada empresa conseguiu produzir o máximo de bens com o mínimo de fatores produtivos.
Eficiência é fazer mais com menos. É a relação entre recursos x desempenho
Gab: Letra D
Eficiencia: atendimento rápido, utilizando todos os meios com racionalizacao dos recursos (menos custos) e competencias interpessoais.
A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização. Assinale a alternativa que indica a consequência da confiança demonstrada em uma pesquisa organizacional.
Comentários
A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização.
ou seja, quando fala-se em RESULTADO estando falando da EFICÁCIA, agora quando falamos da melhor maneira para alcanças o resultando estamos falando de ser EFICIENTE.
A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para amelhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70). “Eficácia é a capacidade de ‘fazer as coisas certas’ ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas ‘certas’ para fazer e os métodos ‘certos’ para alcançá-las” (Megginson et al, 1998, p. 11).
Por quê não a D?
GAB:E
" A confiança facilita o compartilhamento de informações, miniminiza as dificuldades de expressar preocupações no trabalho, e a insegurança para colocar seu ponto de vista, aumenta a disposição de manifestar as opniões livremente. Grupos confiáveis são mais eficazes, seus membros sentem-se mais motivados a ajudar uns aos outros, a realizar um esforço extra nesse sentido, o que aumenta ainda mais a confiança."
FONTE: Confiança nas Organizações - Luciano Lanz, Patricia Tomel.
egundo descreve Robbins (2005), a confiança entre liderança e liderados está relacionada a vários resultados positivos no trabalho.
O autor apresenta algumas das mais importantes consequências da confiança demonstradas em pesquisas:
► A confiança encoraja a assumir riscos. Sempre que os funcionários decidem divergir do modo usual de fazer as coisas ou as fazem de maneira diferente da orientação do supervisor, eles estão assumindo riscos. Em ambos os casos, uma relação de confiança pode facilitar a ação.
► A confiança facilita o compartilhamento de informações. Uma grande razão de os funcionários terem dificuldade de expressar preocupações no trabalho é o fato de eles não se sentirem psicologicamente seguros para relevar seu ponto de vista. Quando os gerentes demonstram aos funcionários que suas ideias serão ouvidas e mostram que têm bastante interesse em realizar mudanças de maneira ativa, os funcionários sentem-se mais dispostos a manifestar suas opiniões livremente.
► Grupos confiáveis são mais eficazes. Quando um líder estabelece um tom confiável dentro de um grupo, os membros sentem-se mais motivados a ajudar uns aos outros e a realizar um esforço extra nesse sentido, o que aumenta ainda mais a confiança. No sentido inverso, membros de grupos com baixa confiança tendem a desconfiar uns dos outros, estão constantemente alertas contra a exploração e sua comunicação com outros grupos é diminuta. Essas ações tendem a minar e, eventualmente, destruir o grupo.
► A confiança melhora a produtividade. O principal interesse das empresas também parece ser positivamente influenciado pela confiança. Funcionários que confiam em seus supervisores tendem a apresentar melhores taxas de desempenho. A falta de confiança chama a atenção para as diferenças nos interesses dos membros, tornando difícil para as pessoas visualizarem objetivos em comum. Nessa situação, elas ficam suscetíveis a esconder informações e buscar os próprios interesses. Um clima de falta de confiança tende a estimular formas disfuncionais de conflito e a retardar a cooperação.
Assim, o gabarito é a letra "E".
Gabarito Letra E.
A) confiança não (errado!) encoraja a assumir riscos.
B) Os grupos confiáveis são mais eficientes(eficazes)
C) A confiança facilita a DEScentralização de informações.
D) A confiança melhora (o resultado!) a produção.
E) Os grupos confiáveis são mais eficazes.
Afirmativa altamente questionável. Entre todas a mais correta seria a letra D.
Um serviço de atendimento ao público com qualidade exige muito quanto ao desempenho dos
Comentários
letra c, pois o cliente ou a pessoa que procura o serviço de atendimento ver o funcionário como representando a empresa ou a organização, ou seja, a qualidade do serviço depende do serviço do atendimento do funcionário, etc.
Essa questão fica confusa por que, atualmente, utiliza-se o termo Parceiros para os funcionários de uma organização.
ao meu ver Parceiross e Funcionários, para esta questão, estariam com o mesmo significado.
Philippe, acredito que "colaborador" seja a palavra que substitui mais adequadamente "funcionario" (nao consigo acentuar).
GAB: C
Um serviço de qualidade depende do desempenho dos funcionários da organização.
Aspectos essenciais para prestar um serviço de qualidade:
- A compreensão das necessidades dos clientes;
- Comunicação no atendimento;
- Percepção e empatia;
- Treinamento.
FONTE: Profº Wendell Léo.
Um atendimento ao público com qualidade depende muito dos funcionários.
A estrutura formal de uma organização visa ao melhor desempenho no que se refere às atribuições de cada pessoa. Qual é a forma gráfica que a representa?
Comentários
O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
Gabarito: C
LETRA C CORRETA
O organograma consiste na representação da organização da empresa em forma de gráfico. Com o organograma é possível identificar falhas nos níveis hierárquicos ou comunicacionais entre os diferentes setores da companhia.
Administração de pessoas requer o estudo dos fatores positivos do relacionamento da equipe na organização. Com base nessa informação, assinale a alternativa que indica o fenômeno interno que contribui para o bom relacionamento da equipe.
Comentários
GABARITO: letra E
"A rotatividade de pessoal, também conhecida por turnover é definida pela flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. Em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização. As razões para o desligamento das pessoas podem ser diversas, como, por exemplo: solicitação de demissão por descontentamento com a política organizacional, falta de motivação, busca de melhor oportunidade profissional; ou por uma posição da organização pela busca de profissionais mais capacitados ou, ainda, em busca de inovação. (...)"
"A rotatividade de pessoal, diz Chiavenato (2004), não é uma causa, mas um efeito, a conseqüência de certos fenômenos localizados interna ou externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal. Portanto, é uma variável dependente daqueles fenômenos internos e/ou externos à organização. São eles:
Fenômenos externos: situação da oferta e procura de recursos humanos no mercado, a conjuntura econômica, as oportunidades de empregos no mercado de trabalho.
Fenômenos internos: a política salarial da empresa, a política de benefícios da organização, o tipo de supervisão exercido sobre o pessoal, as oportunidades de crescimento profissional oferecidas pela organização, o tipo de relacionamento humano dentro da organização, as condições físicas ambientais de trabalho da organização, o moral do pessoal da organização, a cultura organizacional da empresa, a política de recrutamento e seleção de recursos humanos, os critérios e programas de treinamento de recursos humanos, a política disciplinar da organização, os critérios de avaliação do desempenho, o grau de flexibilidade das políticas da organização etc."
Fenômenos internos: a política salarial da empresa, a política de benefícios da organização, o tipo de supervisão exercido sobre o pessoal, as oportunidades de crescimento profissional oferecidas pela organização, o tipo de relacionamento humano dentro da organização, as condições físicas ambientais de trabalho da organização, o moral do pessoal da organização, a cultura organizacional da empresa, a política de recrutamento e seleção de recursos humanos, os critérios e programas de treinamento de recursos humanos, a política disciplinar da organização, os critérios de avaliação do desempenho, o grau de flexibilidade das políticas da organização etc."
Gab. E
(A) O relacionamento com os fornecedores. (Fornecedores é externo)
(B)As análises ambientais externas.
(C)As oportunidades de crescimento oferecidas aos gerentes e aos públicos externos.
(D)O tipo de supervisão oferecida ao público externo. E
(E) O grau de flexibilidade das políticas da organização. (Interno) Gabarito
Até quem não estudou o assunto matava a questão, prestando atenção.
Fala em "fenômeno interno", e olhando as alternativas, só a letra E que fala algo a respeito, ou se preferir, elimina as outras e vai acabar sobrando ela.
A teoria da liderança carismática defende que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias aos próprios líderes ao observarem determinados comportamentos. Assinale a alternativa que indica a(s) característica(s) de um líder carismático.
Comentários
A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir objetivos. Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com um alto grau de confiança no líder
De acordo com Clegg et al,
a liderança carismática é o tipo de liderança que faz uma ênfase na articulação de uma visão e de uma missão que promete uma vida melhor.
De certa forma, a Teoria da Liderança Carismática aponta o carisma como uma característica que fariam os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.
Mas como um líder torna-se um líder carismático? Ou melhor, como desenvolvemos um carisma? Segundo uma análise de Conger e Kanengo, as principais características de um líder carismático seriam:18
Autoconfiança – possuem confiança plena no próprio julgamento e habilidade;
Visão – apresentam uma meta idealizada que propõe um futuro melhor que o status quo. Quanto maior a disparidade entre essa meta idealizada e o status quo, mais os seguidores tenderão a atribuir ao líder uma visão extraordinária;
Habilidade de articulação – eles podem esclarecer e formular sua visão de maneira compreensível para os demais, demonstrando uma compreensão das necessidades dos seguidores e, consequentemente, atuando como força motivadora;
Forte convicção – os líderes carismáticos são tidos como fortemente comprometidos, dispostos a assumir elevados riscos pessoais, arcar com custos altos e dedicar-se ao autossacrifício para realizar o que pretendem;
Comportamento fora do habitual – os que têm carisma adotam atitudes vistas como modernas, não convencionais e contrárias às normas. Quando bem-sucedidos, esse tipo de comportamento desperta surpresa e admiração nos seguidores;
Agentes de mudança – os líderes carismáticos são percebidos como agentes de mudança radical, em lugar de mantenedores do status quo;
Sensibilidade ao ambiente – fazem avaliações realistas das imposições ambientais e dos recursos necessários para provocar a mudança.
Desse modo, os líderes carismáticos são vistos pelos seus subordinados como obstinados, autoconfiantes e agentes de mudança em sua organização. Não se comportam como chefes conservadores e buscam o risco, o novo, a mudança.
Fonte: Rodrigo Rennó.
Gabarito B.
Características do Líder Carismático:
Autoconfiança
A autoconfiança é uma característica fundamental do líder carismático. Este tipo de líder tipicamente possui um forte senso de auto crença e raramente sente ou expressa qualquer dúvida sobre suas decisões e objetivos. Este sentimento de confiança muitas vezes incentiva o resto da equipe a acreditar tão fortemente como o seu líder.
Assumir riscos e desafios
Assumir riscos e convencer os outros a assumir riscos é uma maneira de transformar uma situação difícil em uma aventura interessante e divertida. Uma equipe que passa momentos turbulentos unida ganha maturidade para suportar e passar por outros obstáculos.
Conectar pessoas
Os líderes carismáticos têm a capacidade de conectar-se com os seguidores de tal forma que o seguidor se sente especial e necessário. Esses líderes são sensíveis às necessidades dos outros e respondem a essas necessidades. Normalmente, a conexão é feita por lembranças de detalhes pessoais, contato visual direto e atenção.
GAB:B
Os lideres carismáticos são sensíveis tanto as limitações ambientais quanto às necessidades de seus liderados e demonstram comportamentos diferenciados dos comuns. Os lideres carismáticos iniciam articulando uma visão atrativa. Ele comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa total confiança sobre seus liderados que certamente irão conseguir alcança-las.
Líder carismático = Atendimento às necessidades dos liderados.
d.
GAB:B
Os lideres carismáticos são sensíveis tanto as limitações ambientais quanto às necessidades de seus liderados e demonstram comportamentos diferenciados dos comuns. Os lideres carismáticos iniciam articulando uma visão atrativa. Ele comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa total confiança sobre seus liderados que certamente irão conseguir alcança-las.
A banca considerou o gabarito como a letra "B".
A liderança carismática está associada ao carisma. De origem grega, a palavra “carisma” significa inspiração divina, que tem a capacidade de realizar milagres e predições. Entre as características do líder carismático, aponta-se a confiança nos seguidores e a similaridade de crenças. Os liderados apresentam aceitação incondicional dos líderes, obediência espontânea, envolvimento emocional com a missão, alto nível de desempenho e crença na capacidade de contribuição.
A liderança carismática ou transformacional tem como essência a premiação por parte do líder à realização da própria tarefa; nesse sentido, os liderados recebem recompensas de conteúdo moral e o líder empenha-se em fazer com que os seus liderados atinjam suas metas superando os seus interesses individuais com o máximo de comprometimento, tornando-se assim fiéis seguidores. Ou seja, não se pode negar que há, também, além da sensibilidade às necessidades dos liderados, um estímulo intelectual.
Para tanto, os líderes carismáticos atentam-se para as necessidades e potencialidades dos liderados, trabalham com a emoção e coragem dos seguidores, trazendo inspiração para que ofereçam o máximo de si, ou seja, criam meios de motivar e guiar os liderados, a partir de valores e padrões estabelecidos, aos objetivos estabelecidos (MAXIMIANO, 2002).
Portanto, a letra "D" também apresenta uma característica da liderança carismática.
LETRA B CORRETA
Teoria da nova liderança
Carismático: Liderados atribuem ao líder características de herói, mito.
Transacional: Baseado na troca (transações) de esforços por recompensas.
Transformacional: Transcende os limites. Líder visionário. Impacto, carisma, visão e confiança
Segundo a obra de Stephen Robbins, um líder carismático possui as seguintes características: 1) visão e articulação; 2) risco pessoal, 3) sensibilidade às necessidades dos seguidores, 4) comportamento não convencional.
Dentre as alternativas da questão, a única que descreve corretamente uma característica do líder carismático é a alternativa B
Se quiser relembrar a teoria do assunto, veja:
Visão e articulação: Ter uma visão – expressa como uma meta idealizada – que propõe um futuro melhor que o status quo e ser capaz de esclarecer a importância da visão em termos que seja compreensível aos outros.
Risco pessoal: Disposto a correr um alto risco pessoal, pagar altos custos e fazer autossacrifício para alcançar a visão.
Sensibilidade às necessidades dos seguidores: Perceptivo às habilidades dos outros e responsivo às suas necessidades e sentimentos.
Comportamento não convencional: Assume comportamentos que são percebidos como inovadores e contrários às normas.
Na administração, é importante o profissional ter o conhecimento da personalidade e do modo de agir das pessoas. Quais são as habilidades que o administrador precisa ter para executar eficazmente o processo administrativo?
Comentários
B. Vamos entender por quê?
Os administradores utilizam diversas habilidades para poder gerir uma organização. Durante a década de 1970, o pesquisador Robert L. Katz revelou que os administradores precisam de três habilidades essenciais para desempenhar bem seu papel: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.
Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.17 Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!
Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
O profissional tem as funções como um ciclo administrativo, no qual cada função é importante e se relaciona com as demais. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta as funções administrativas.
Lembrando que a direção é o principal para determinar o futuro da organização.
Planejamento - Organização - Direção - Controle
GABARITO: C
(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento - definir objetivos e metas;
Organizar - Alocar/realocar pessoas e recursos; dividir tarefas e recursos e agrupá-los da melhor forma;
Direção - influenciar, motivar, orientar, capacitar e interagir com as pessoas;
Controle - estabelecer padrões, mensurar, comparar e corrigir.
Bons estudos.
LETRA C CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
Compõe as funções administrativas:
Planejamento: Plano para que se possa sair da situação atual para a situação futura desejada
Organização: Disposição adequada dos recursos
Direção:Conduzir, Liderar e Motivar
Controle: Monitorar, ações corretivas
Planejamento, organização, direção e controle.
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
As funções administrativas são as seguintes:
◾ PLANEJAMENTOé a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) "Planejamento, organograma, fluxograma e controle".
➡ INCORRETO. Apenas planejamento e controle estão corretos.
B) "Planejamento, organização, direção e cronograma".
➡ INCORRETO. Apenas "cronograma" está errado.
C) "Planejamento, organização, direção e controle".
➡ CORRETO. Todos os itens são funções! Portanto, este é o nosso gabarito.
D) "Planejamento, organograma, fluxograma e cronograma".
➡ INCORRETO. Apenas planejamento está correto.
E) "Planejamento, direção, cronograma e ação".
➡ INCORRETO. Apenas planejamento e direção estão corretos.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
Os diferentes modelos de estrutura organizacional podem influenciar a distribuição das autoridades entre os diferentes níveis hierárquicos. Qual é a principal vantagem da estrutura linear?
Comentários
o próprio enunciado descreve a resposta da questão!!!
Distribuição clara e simples de autoridade.
✿ Estrutura Linear - É a forma mais simples e antiga, originada dos exércitos e organizações eclesiásticas. O nome “linear” é em função das linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados, resultando num formato piramidal de organização. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas.
A organização linear apresenta as seguintes características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Aspecto piramidal.
Vantagens
▪ Estrutura simples e de fácil compreensão e implantação;
▪ Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos – nenhum órgão ou cargo interfere em área alheia;
▪ Estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão.
Desvantagens
▪ O formalismo das relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação a novas circunstâncias;
▪ A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática, dificultando o aproveitamento de boas ideias;
▪ Chefes tornam-se generalistas e ficam sobrecarregados em suas atribuições na medida em que tudo tem que passar por eles;
▪ Com o crescimento da organização, as linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas, pois tudo deve passar por elas.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
D)Estrutura Linear.
Distribuição clara de autoridade.
LETRA D CORRETA
EstruturaLinear
É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:
Autoridade linear ou única;
Linhas formais de comunicação;
Centralização das decisões;
Aspecto piramidal
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca dos diferentes modelos de estrutura organizacional. Vejamos qual as alternativas apresenta uma vantagem da estrutura linear.
A - incorreta.Assessoramento é um traço da estrutura linha-staff. Sendo a função de aconselhamento, ou orientação aos gestores de linha.
B - incorreta. Staff é = função de assessoramento às atividades de linha. .
C - incorreta. Aconselhamento especializado remete ao conceito de staff..
D - correta. Para Chiavenato (2014, p.192), a organização linear é "a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. As formas mais antigas de organização têm em comum o princípio da autoridade linear, também chamado princípio escalar, que estabelece a hierarquia da autoridade. O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados Daí seu formato piramidal."
A organização linear é aplicável nos seguintes casos (Chiavenato, 2014, p194):
Empresa pequena e que não requer executivos especializados em tarefas técnicas.
Estágios iniciais, após a criação da empresa.
Quando as tarefas da organização são padronizadas, rotineiras e com raras modificações, permitindo concentração nas atividades repetitivas, já que a estrutura é estável e permanente.
Quando a rapidez na execução do trabalho é mais importante do que a qualidade.
Quando a organização investe em consultoria externa ou obtém serviços externos em vez de criar órgãos internos de assessoria.
E - incorreta. Usurpação da autoridade do gerente não remete a nenhum tipo de estrutura.
Antes de encerrar meu comentário, vejamos o que está envolvido no conceito da estrutura linha-staff (é importante para que as alternativas que citaram assessoramento, aconselhamento e staff sejam melhor entendidas).
A organização linha-staff apresenta o que chamamos de hibridismo, é a combinação de duas estruturas: Linear + Funcional.
Estrutura Linear: é aquela em que cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência.
Estrutura Funcional: aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa: é o cerne do staff.
No caso de estruturas deste tipo, a linha é quem fica responsável pelos setores de trabalho, os gerentes de linha tomam as decisões relacionadas ao seu setor, cabendo aos gerentes de staff prestar apenas consultoria especializada sobre o assunto do setor. O órgão de Staff não possui poder decisório, apenas consultivo.
Tendo visto as alternativas acima, concluímos que a letra "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
O mercado competitivo exige que haja uma adaptação constante por parte das empresas na distribuição estável de tarefas, principalmente quando se envolve a maior parte do tempo com projetos temporários. Considere, hipoteticamente, que a Funpresp-Exe distribui os recursos humanos, materiais e financeiros em torno de projetos. Embora a divisão em departamentos não seja permanente, uma vez concluída uma tarefa, a mesma pessoa pode ser designada para desempenhar um novo papel. Em relação à situação apresentada, é correto afirmar que essas características se referem à departamentalização
Comentários
O próprio enunciado responde a questão!!
B )por produtos ou serviços.
´´em torno de projetos``
Gabarito: D
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com os resultados de um ou mais projetos executados pela organização.
Neste tipo de departamentalização a estrutura organizacional deve ser flexível e mutável, com capacidade de adaptar-se às necessidades de cada projeto a ser realizado, tendo alta coordenação entre os departamentos.
Gabarito D. Para quem quiser explicações sobre o tema, segue o link: http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
É considerado como vantagem da departamentalização por PROJETOS a possibilidade da mesma pessoa ser alocada em diversos projetos, o que gera economia para as organizações.
GAB. D
Nesse caso, em que ponto do enunciado foi possível identificar que se tratava de projetos ao invés de matricial? Na matricial, a estrutura funcional básica é mantida enquanto na de projetos é mais dinâmica e pode ser realocada a cada novo projeto sem ter uma base específica?
Felipe,acredito que só faltou um pouquinho de atenção,observe que você mesmo deu a resposta,veja:Na matricial, a estrutura funcional básica é mantida enquanto na de projetos é mais dinâmica e pode ser realocada a cada novo projeto sem ter uma base específica.
Agora a questão veja:" Embora a divisão em departamentos não seja permanente, uma vez concluída uma tarefa, a mesma pessoa pode ser designada para desempenhar um novo papel." Neste caso a estrutura se desfaz e os colaboradores são realocados,caso fosse a matricial não haveria essa realocação devido a funcional.
Espero ter auxliado!
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os tipos de departamentalização que podem ser adotados nas organizações. Para responder corretamente, devemos marcar a alternativa que apresenta o tipo de departamentalização representado na figura mostrada no enunciado da questão.
A - incorreta. A departamentalização Matricial é resultado da combinação de duas formas de departamentalizar, a funcional com a de produto ou projeto, na mesma estrutura. Ao combinar estes critérios, passamos a ter uma estrutura mista/híbrida.
B - incorreta. A departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais
C - incorreta. A departamentalização por Produtos/Serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de. atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
D - correta. A departamentalização por Projeto é um critério bem similar à departamentalização por produto, mas com a diferença de que, por definição, um projeto é temporário. Desse modo, a estrutura é marcada pela flexibilidade e pela criação de unidades administrativas assim que o projeto é criado. E como é de se esperar, ao fim do projeto, as unidades administrativas são extintas e os especialistas que nelas operavam são redistribuídos em outros projetos.
E - incorreta. A departamentalização por Clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
Após apresentar as características de cada critérios nas alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
A respeito de suporte e da manutenção dos equipamentos, assinale a alternativa correta.
Comentários
Letra: A
O suporte e manutenção dos equipamentos obedecerá ao seguinte Programa de Manutenção:
- Manutenção Permanente: Realizada pelos técnicos. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todos os equipamentos e microcomputadores, antes da utilização em de cada turno;
- Manutenção Preventiva: Realizada semanalmente pelos técnicos em área específica de manutenção ou instalações de redes locais (laboratórios e ambientes administrativos). Será realizada a verificação das conexões e estado geral dos equipamentos;
- Manutenção Corretiva (interna): Realizada pelos técnicos. Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva;
- Manutenção Corretiva (externa): Realizada por empresa externa de suporte. Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva, não solucionados pela manutenção corretiva interna. Realiza manutenção e/ou troca de componentes. As manutenções externas são realizadas por empresas contratadas.
O processo denominado divisão do trabalho tem por objetivo dividir tarefas na organização. Assinale a alternativa que atende a essa análise.
Comentários
Gabarito C. Segundo RENNÓ (2013): A divisão de trabalho é um aspecto central de cada organização. Com a divisão de trabalho, um funcionário pode se especializar em uma determinada tarefa, aumentando sua eficiência.
De acordo com Sobral,2 a especialização do trabalho é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.
A especialização, apesar de seus efeitos benéficos, pode também ser negativa. Quando a especialização é excessiva, pode levar a uma insatisfação do funcionário e à perda de eficiência e de produtividade (o trabalho fica muito chato e repetitivo)
Dessa forma, quando aumentamos a especialização, tendemos a aumentar a nossa produtividade. Entretanto, essa melhoria ocorre até certo ponto. Após determinado limite, a especialização é maléfica, pois o trabalho torna-se extremamente cansativo e pouco desafiador
Estruturas Formais e Informais
A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
GAB:C
A divisão do trabalho corresponde à distribuição de tarefas e responsabilidades dentro de uma organização.
O processo de divisão do trabalho começou na Revolução Industrial, época em que o principal objetivo era especializar os operários para que eles se tornassem rápidos e gastassem pouco tempo para executar as tarefas.