-
A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir objetivos. Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com um alto grau de confiança no líder
De acordo com Clegg et al,
a liderança carismática é o tipo de liderança que faz uma ênfase na articulação de uma visão e de uma missão que promete uma vida melhor.
De certa forma, a Teoria da Liderança Carismática aponta o carisma como uma característica que fariam os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.
Mas como um líder torna-se um líder carismático? Ou melhor, como desenvolvemos um carisma? Segundo uma análise de Conger e Kanengo, as principais características de um líder carismático seriam:18
Autoconfiança – possuem confiança plena no próprio julgamento e habilidade;
Visão – apresentam uma meta idealizada que propõe um futuro melhor que o status quo. Quanto maior a disparidade entre essa meta idealizada e o status quo, mais os seguidores tenderão a atribuir ao líder uma visão extraordinária;
Habilidade de articulação – eles podem esclarecer e formular sua visão de maneira compreensível para os demais, demonstrando uma compreensão das necessidades dos seguidores e, consequentemente, atuando como força motivadora;
Forte convicção – os líderes carismáticos são tidos como fortemente comprometidos, dispostos a assumir elevados riscos pessoais, arcar com custos altos e dedicar-se ao autossacrifício para realizar o que pretendem;
Comportamento fora do habitual – os que têm carisma adotam atitudes vistas como modernas, não convencionais e contrárias às normas. Quando bem-sucedidos, esse tipo de comportamento desperta surpresa e admiração nos seguidores;
Agentes de mudança – os líderes carismáticos são percebidos como agentes de mudança radical, em lugar de mantenedores do status quo;
Sensibilidade ao ambiente – fazem avaliações realistas das imposições ambientais e dos recursos necessários para provocar a mudança.
Desse modo, os líderes carismáticos são vistos pelos seus subordinados como obstinados, autoconfiantes e agentes de mudança em sua organização. Não se comportam como chefes conservadores e buscam o risco, o novo, a mudança.
Fonte: Rodrigo Rennó.Gabarito B.
-
Características do Líder Carismático:
Autoconfiança
A autoconfiança é uma característica fundamental do líder carismático. Este tipo de líder tipicamente possui um forte senso de auto crença e raramente sente ou expressa qualquer dúvida sobre suas decisões e objetivos. Este sentimento de confiança muitas vezes incentiva o resto da equipe a acreditar tão fortemente como o seu líder.
Assumir riscos e desafios
Assumir riscos e convencer os outros a assumir riscos é uma maneira de transformar uma situação difícil em uma aventura interessante e divertida. Uma equipe que passa momentos turbulentos unida ganha maturidade para suportar e passar por outros obstáculos.
Conectar pessoas
Os líderes carismáticos têm a capacidade de conectar-se com os seguidores de tal forma que o seguidor se sente especial e necessário. Esses líderes são sensíveis às necessidades dos outros e respondem a essas necessidades. Normalmente, a conexão é feita por lembranças de detalhes pessoais, contato visual direto e atenção.
-
GAB:B
Os lideres carismáticos são sensíveis tanto as limitações ambientais quanto às necessidades de seus liderados e demonstram comportamentos diferenciados dos comuns. Os lideres carismáticos iniciam articulando uma visão atrativa. Ele comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa total confiança sobre seus liderados que certamente irão conseguir alcança-las.
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/lideranca-carismatica/83465/
-
Líder carismático = Atendimento às necessidades dos liderados.
d.
-
GAB:B
Os lideres carismáticos são sensíveis tanto as limitações ambientais quanto às necessidades de seus liderados e demonstram comportamentos diferenciados dos comuns. Os lideres carismáticos iniciam articulando uma visão atrativa. Ele comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa total confiança sobre seus liderados que certamente irão conseguir alcança-las.
-
A banca considerou o gabarito como a letra "B".
A liderança carismática está associada ao carisma. De origem grega, a palavra “carisma” significa inspiração divina, que tem a capacidade de realizar milagres e predições. Entre as características do líder carismático, aponta-se a confiança nos seguidores e a similaridade de crenças. Os liderados apresentam aceitação incondicional dos líderes, obediência espontânea, envolvimento emocional com a missão, alto nível de desempenho e crença na capacidade de contribuição.
A liderança carismática ou transformacional tem como essência a premiação por parte do líder à realização da própria tarefa; nesse sentido, os liderados recebem recompensas de conteúdo moral e o líder empenha-se em fazer com que os seus liderados atinjam suas metas superando os seus interesses individuais com o máximo de comprometimento, tornando-se assim fiéis seguidores. Ou seja, não se pode negar que há, também, além da sensibilidade às necessidades dos liderados, um estímulo intelectual.
Para tanto, os líderes carismáticos atentam-se para as necessidades e potencialidades dos liderados, trabalham com a emoção e coragem dos seguidores, trazendo inspiração para que ofereçam o máximo de si, ou seja, criam meios de motivar e guiar os liderados, a partir de valores e padrões estabelecidos, aos objetivos estabelecidos (MAXIMIANO, 2002).
Portanto, a letra "D" também apresenta uma característica da liderança carismática.
-
LETRA B CORRETA
Teoria da nova liderança
Carismático: Liderados atribuem ao líder características de herói, mito.
Transacional: Baseado na troca (transações) de esforços por recompensas.
Transformacional: Transcende os limites. Líder visionário. Impacto, carisma, visão e confiança
-
Segundo a obra de Stephen Robbins, um líder carismático possui as seguintes características: 1) visão e articulação; 2) risco pessoal, 3) sensibilidade às necessidades dos seguidores, 4) comportamento não convencional.
Dentre as alternativas da questão, a única que descreve corretamente uma característica do líder carismático é a alternativa B
Se quiser relembrar a teoria do assunto, veja:
Visão e articulação: Ter uma visão – expressa como uma meta idealizada – que propõe um futuro melhor que o status quo e ser capaz de esclarecer a importância da visão em termos que seja compreensível aos outros.
Risco pessoal: Disposto a correr um alto risco pessoal, pagar altos custos e fazer autossacrifício para alcançar a visão.
Sensibilidade às necessidades dos seguidores: Perceptivo às habilidades dos outros e responsivo às suas necessidades e sentimentos.
Comportamento não convencional: Assume comportamentos que são percebidos como inovadores e contrários às normas.
Gab: B