-
Paralelismo. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente
executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da
sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos
arquitetônicos tenham sido terminados. O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e
aumento de risco. O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para
encurtar a duração do projeto.
-
Paralelismo.
Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração.
O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e aumento de risco.
O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para encurtar a duração do projeto.
PMBOK 5
-
Para aqueles limitados a 10 questões por dia:
Gabarito: certo
-
c-
fazer tarefas paralelas diminui o caminho critico, poque 1 nao depende de outra para iniciar
-
Segundo o PMBOK 5, existem duas técnicas de compressão de cronograma:
Compressão – Uma técnica usada para reduzir a duração do cronograma do projeto usando menor custo incremental através da adição de recursos. Exemplos de compressão incluem a aprovação de horas extras, recursos adicionais ou o pagamento para a aceleração da entrega das atividades no caminho crítico.
Paralelismo - Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos arquitetônicos tenham sido terminados.
Ambas as técnicas aumentam o risco do projeto, mas enquanto a compressão impacta diretamente os custos do projeto, o paralelismo aumenta o risco de retrabalho.
Sugere-se comprimir o cronograma somente diante de fortes restrições, pois aumenta-se o risco de insucesso do projeto.
Certa.
-
Gab: CERTO
- Relação Sobreposta. Uma fase tem início antes do término da anterior. Às vezes, ela pode ser aplicada como um exemplo da técnica de compressão de cronograma denominada Paralelismo. As fases sobrepostas podem exigir recursos adicionais para permitir a execução paralela do trabalho, podem aumentar o risco e resultar em retrabalho caso uma fase subsequente progrida antes que informações precisas sejam disponibilizadas pela fase anterior.
Portanto, se uma fase será iniciada antes que a anterior tenha terminado, isso implicará no tempo de execução e, consequentemente, na duração do projeto.
FONTE: ©2013 Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição.