SóProvas


ID
1211932
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Segundo definição consagrada, lei é uma disposição de ordem geral, emanada de autoridade competente e imposta, coercitivamente, à obediência de todos. A medida provisória, reconhecida na constituição brasileira de 1988 e cujas características não indicam o caráter excepcional que tinha em sua origem francesa, equipara-se à lei. Em casos de urgência ou de interesse público relevante, desde que não haja aumento de despesa, o presidente da república pode expedir medidas provisórias sobre as matérias de segurança nacional, finanças públicas, normas tributárias e sistema monetário.

  Nem todas as leis têm a mesma qualidade. Existe uma hierarquia, além de diferenças que as fazem gravitar em campo próprio. A lei constitucional - norma constitucional e emenda integrada na constituição - domina todas as demais leis: sem a conformidade a ela, as leis comuns (ordinárias e complementares) são nulas. Há leis de ordem pública, as quais todas as pessoas devem observar, independentemente de sua vontade. Outras, permissivas, só vigoram se os interessados não declaram sua vontade em sentido contrário.

  Onde a lei não impõe uma conduta obrigatória, o indivíduo exerce livremente sua atividade. O poder público só pode intervir na esfera individual mediante uma lei que o autorize. Essa garantia de caráter institucional se expressa pelo princípio da legalidade. A lei, depois de publicada, torna-se obrigatória, sem que ninguém possa negar-lhe cumprimento, alegando que não a conhece, pois para que a ordem jurídica tenha real vigência é forçoso supor o conhecimento geral da lei. Em direito penal, por aplicação da mesma regra, entende-se que a ignorância ou errada compreensão da lei não eximem de pena. 

(Adaptado do verbete Direito. Nova Enciclopédia Barsa.6. ed. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2002, vol. 5,p. 197-198)

... o indivíduo exerce livremente sua atividade. (início do 3º parágrafo)

Transpondo a frase acima para a voz passiva, obtém-se a forma verbal

Alternativas
Comentários
  • Sua atividade é exercida livremente pelo indivíduo.

  • Gabarito letra b).

     

    Dica para realizar a transposição da voz ativa para passiva:

    1°) Identificar o tipo de verbo e se admite conversão para voz passiva (No caso, o verbo deve ser VTD ou VTDI);

    2°) Identificar o sujeito e o objeto direto da oração;

    3°) Para realizar a transposição, deve-se manter os tempos verbais. Ex: Realizou (Pretérito perfeito) -> Foi (Pretério perfeito) + realizado (particípio);

    4°) Aplicar a seguinte regra: O sujeito da voz ativa se torna o agente da passiva, na voz passiva. Enquanto, o objeto direito da voz ativa se torna o sujeito da voz passiva.

     

    Exemplo:

    Voz ativa: O garoto (SUJEITO DA VOZ ATIVA) comeu (VTD) o bolo (OBJETO DIRETO DA VOZ ATIVA) 

    Voz passiva: O bolo (SUJEITO DA VOZ PASSIVA) foi comido pelo garoto (AGENTE DA PASSIVA)

     

    Link para complemento: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf73.php

     

    A frase é "... o indivíduo (Sujeito da voz ativa) exerce (PRESENTE DO INDICATIVO) livremente sua atividade (Objeto direto da voz ativa)".

    Transpondo para a voz passiva, fica da seguinte forma: sua atividade é (PRESENTE DO INDICATIVO DO VERBO "SER") exercida livremete pelo indivíduo (AGENTE DA PASSIVA).

    http://www.conjuga-me.net/verbo-ser

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • é exercida.

  • Voz Passiva Analítica

    Constitui-se da locução verbal formada pelo verbo auxiliar + verbo principal no particípio. Os auxiliares empregados são SER ou IR. 

    b) é exercida ( É do verbo SER + Exercida verbo principal no particípio)