SóProvas


ID
1214257
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre a receita e a despesa pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Classificação da receita publica quanto a coercitividade ou quanto a origem:

    A - Derivadas = Tributos

    B - Originárias = Advém da exploração pelo Estado da atividade econômica.

    Gabarito C.

  • Letra C

    Lei 4320

    CAPÍTULO II

    Da Receita

    Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.

  • Gab. C

    quanto a procedência;

    RECEITA ORIGINÁRIA: regulada pelo direito privado, são arrecadadas por meio da exploração de atividade econômica pela administração pública.

    Ex: receita de aluguel.

    RECEITA DERIVADA: são obtidas pelo público por meio da soberania estatal. São impositivas.

    Ex: impostos, taxas e contribuições.

  • A) A ARRECADAÇÃO da receita pública é caracterizada no momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores, a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado.

    B) O RECOLHIMENTO da receita pública é ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente o produto da arrecadação ao Tesouro Público.

    C) Conceitua-se como receita pública derivada a resultante da cobrança de tributos pagos pelos contribuintes em razão de suas atividades, suas rendas e suas propriedades. GABARITO

    Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular. São os tributos (com exceção dos empréstimos compulsórios, pois estes constituem entradas provisórias) e as penalidades (pecuniárias - multa - ou não - perdimento e apreensão de bens etc.).

    D) O estágio do PRÉ-EMPENHO da despesa pública é uma reserva que se faz, ou garantia que se dá ao fornecedor ou prestador de serviços, com base em autorização e dedução da dotação respectiva de que o fornecimento ou serviço contratado será pago.

    E) O estágio da LIQUIDAÇÃO da despesa pública consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, consistindo em uma auditoria de bens e serviços e tem a finalidade de apurar, dentre outros, os comprovantes da entrega do material ou prestação efetiva do serviço.