SóProvas


ID
1215328
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que o gerente de um departamento adota a denominada teoria Y de McGregor. Nesse caso, é natural que ele perceba seus subordinados como funcionários que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo Chiavenato (2010),  "pelo contrário, a Teoria Y - a abordagem moderna - envolve convicções positivas que levam os gerentes a assumir uma postura democrática e consultiva. Na Teoria Y predomina o respeito às pessoas e às suas diferenças individuais. As pessoas gostam de trabaihar quando o trabalho é agradável e principalmente se puderem ter voz ativa na sua definição e em formular os objetivos da organização. Elas podem ser criativas e gostar de assumir responsabilidades. Cada indivíduo representa uma riqueza de recursos que podem ser explorados por uma adequada administração. Na Teoria Y predomina uma visão mais aberta e humana das pessoas e da atividade laborais. As recompensas cobrem todas as necessidades humanas, principalmente as de alto nível. A vida organizacional é estruturada de modo a proporcionar condições para auto-realização e satisfação das pessoas. A ordem natural é a democracia. O reconhecimento é o estímulo primordial. A autenticidade e os valores sociais são básicos. A liberdade e autonomia são sagradas. A contribuição é o resultado esperado."

  • TEORIA "X" = TUDO QUE NÃO PRESTA...(SEGUNDO MACGREGOR SÃO AS VISÕES DE TAYLOR, FAYOL E WEBER JUNTAS - OU SEJA, O EMPREGADO NÃO GOSTA DE TRABALHAR, TEM QUE SER AUTORITÁRIO...OUTRAS)TERORIA "Y" = É A MELHOR (AQUI O TRABALHADOR TEM ATITUDE, GOSTA DE RESPONSABILIDADE, E OUTRAS -  PARA ELE O PENSAMENTO DO TRABALHADOR É "TRABALHAR É TÃO BOM QUANTO VIAJAR"...)

  • gab: D

     

    Teoria Y

    ·        Pessoas gostam de trabalhar, são

    capazes de se autogerenciar, buscam

    assumir responsabilidades e são, em sua

    maioria, criativas e ambiciosas.

    Teoria X

    ·        Pessoas não gostam de trabalhar,

    precisam ser ameaçadas e forçadas a

    atingir os resultados, preferem não

    assumir responsabilidades, tem pouca

    ambição e buscam somente segurança

  • Gab. D

     

    Teoria Y = otYmista

    Teoria X = peXimista                           

  • ✿ Teoria X e Y de McGregor - McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

    ✎ Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:

    ▪ As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.

    ▪ Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

    ▪ A sua própria natureza as leva a resistir às mudanças: procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

    ▪ A sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.

    ✎ Teoria Y - É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana:

    As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certas condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar.

    As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa: elas podem tornar-se assim como resultado de sua experiência negativa em outras empresas.

    As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O funcionário deve exercitar autodireção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais.

    O homem comum aprende, sob certas condições, a aceitar, mas também a procurar responsabilidade. A fuga à responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal são consequências da experiência insatisfatória de cada pessoa, e não uma característica humana inerente a todas as pessoas. Tal comportamento não é causa: é efeito de experiência negativa em alguma empresa.

    A capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente – e não escassamente – distribuída entre as pessoas. Na vida moderna, as potencialidades intelectuais das pessoas são apenas parcialmente utilizadas.

    Fonte: ☛ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Pra ajudar a diferenciar:

    Pessoa X = xôxo, xon xon... :(

    (preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    Pessoa Y = Yes, Sr! ☺ :D

    (ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa)