SóProvas


ID
1215517
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                SEM SOLUÇÃO
                Carlos Heitor Cony - Folha de São Paulo

        Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Rio centro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar.
         Tampouco ressuscitamos o entusiasmo das festividades, os desfiles e a tradicional arenga de um ditador que, durante anos, começava seus discursos com o famoso mantra: "Trabalhadores do Brasil".
         De qualquer forma, era um pretexto para os governos de plantão forçarem um clima de conciliação nacional, o salário mínimo era aumentado e, nos teatros da praça Tiradentes, havia sempre uma apoteose patriótica com os grandes nomes do rebolado agitando bandeirinhas nacionais. Nos rádios, a trilha musical era dos brados e hinos militares, na base do "avante camaradas".
         Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais. Com os suculentos escândalos (mensalão, Petrobrás e outros menos votados), as manifestações contra os 12 anos de PT, que começaram no ano passado, só não tiveram maior destaque porque a mídia deu preferência mais que merecida aos 20 anos da morte do nosso maior ídolo esportivo.
         Depois de Ayrton Senna, o prestígio de nossas cores está em baixa, a menos que Paulo Coelho ganhe antecipadamente o Nobel de Literatura e Roberto Carlos dê um show no Teatro alla Scala, em Milão, ou no Covent Garden, em Londres.
        Sim, teremos uma Copa do Mundo para exorcizar o gol de Alcides Gighia, na Copa de 1950, mas há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a FIFA, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.
         A única solução para tantos infortúnios seria convidar o papa Francisco para apitar a final do Mundial, desde que Sua Santidade não roube a favor da Argentina.



Em todos os segmentos abaixo ocorre uma citação de dois ou três elementos; o segmento em que a troca de posição desses elementos sublinhados traria incoerência ao texto é:

Alternativas
Comentários
  • “...há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a Fifa, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.

    "que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania" se refere a Fifa. Se trocarmos os elementos de lugar passaria a se fererir a governo .

  • não entendi essa questão! se alguém puder me explicar o que significa trocar os elementos...

  • No meu humilde entendimento, a banca explorou a diferença entre "manifestações grandes" e "grandes manifestações". 


    É a mesma coisa que perguntar qual a diferença entre "grande homem" e "homem grande". 


    "Manifestação grande" diz respeito ao tamanho da manifestação levando em consideração aspecto físico, metragem. 


    "Grande manifestação", por seu turno, concerne à influência, impacto, dimensão político-social que teria no país. 


    Por isso a incoerência. 


    O que vocês acham?!


  • Não entendi nada esta questão!! pra mim era a letra B!!! :(

    alguem explica???

  • Também marquei a letra b, a que certamente se mostra mais incorreta. Porém, a banca publicou de forma errada o citado item: o segmento "as vaias" também encontra-se sublinhado na prova.

    (B) “... a tônica foram as vaias que os camaradas deram às 

    autoridades federais, estaduais e municipais.”

  • grandes manifestações é o complemento nominal(sinistros).

    Bons estudos

  • Continuo sem entender esta questão. 

  • Não entendi. FGV sinistra!

    Solicitem também comentário do professor.

  • Alguém sabe dizer a diferença entre manifestações grandes e grandes manifestações?

    Não entendi nada!

  • Confesso que a marquei a B também, mas analisando com calma e lendo o ótimo comentário do colega abaixo, percebi que a troca de posição dos elementos da letra B não ficaria incorreta. A oração no texto está na ordem direta "Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais". Para ficar mais fácil podemos fazer a seguinte pergunta: " Este ano, quem foi a tônica? a resposta seria "foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais". Se trocarmos a posição como pede a questão(ou seja, pra ordem indireta) ficaria assim: " Este ano,  foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais a tônica". Percebam que o sentido ficou o mesmo, ou seja, as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais  foram a tônica(tônica no texto está no sentido conotativo).  Bem, espero que tenham entendido meu comentário, estou à disposição para qualquer esclarecimento ou refutação.

  • Pessoal,


    A resposta é a letra C, pelo seguinte fato: a palavra "grandes" pode possuir duas classes gramaticais, segundo o emprego dela na frase.

    Notem!

    Quando eu falo "grandes manifestações", o uso dela caracteriza um pronome indefinido; ao contrário do uso dela em "manifestações grandes" cujo emprego caracteriza um adjetivo...

  • Entendo que a letra C também seja a resposta (falta de coesão e coerência), contudo a letra B seria também a resposta cuja incoerência chamou mais atenção.

  • Acho que de todo jeito é o tamanho da manifestação que atinge a opinião pública e a torna importante, então daria na mesma se fosse "grandes manifestações" ou "manifestações grandes". B e C ficaram feias de se ler, mas não parece que tem alternativa incoerente.

  • letra C:

    Há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a Fifa que de repende TORNARAM-SE...

  • Pessoal inverter os termos "a tônica" e "as vaias" não traz incoerência ao texto, pois a oração está na ordem indireta.

    ORDEM INDIRETA: a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais.

    ORDEM DIRETA: As vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais foram a tônica.

    Obs.: Era só perceber que o verbo ser está no plural, logo o sujeito não poderia ser a tônica.

    Gabarito c


  • Ainda não li argumento que me faça mudar de opinião.  Para mim continua sendo a B


    Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram 

    Este ano, as vaias foram a tônica que os camaradas deram


    Os camaradas deram vaias e não tônica.  

    A tônica foi consequência das vaias.     





  • Errei a questão porque ao ver  na letra "b" sujeito no singular e verbo no plural pensei de imediato que não seria possível inversão, porém, tem a regra referente ao verbo "ser". 

    Quando o sujeito estiver no singular e se referir a coisas, e o predicativo for um substantivo no plural é possível essa discordância.

    Exemplos:

    Nosso piquenique   foram  só guloseimas.
     Sujeito                                Predicativo do Sujeito
     Obs.: admite-se a concordância no singular quando se deseja fazer prevalecer um elemento sobre o outro.

    Por Exemplo:

    A vida é ilusões.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint56.php


  • Eu sinceramente acho que o estagiário da FGV sublinhou os termos errados. O enunciado diz que "em todos os segmentos abaixo ocorre uma citação de dois ou três elementos". E é exatamente o que acontece:

     a) “a menos que Paulo Coelho ganhe antecipadamente o Nobel de Literatura [1] e Roberto Carlos dê um show no Teatro alla Scala, em Milão, ou no Covent Garden, em Londres [2].”

      b) “... a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais [1], estaduais [2] e municipais [3].”

      c) “...há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo [1] e a Fifa [2], que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.”

      d) “Nos rádios, a trilha musical era dos brados [1] e hinos militares [2], na base do "avante camaradas".

      e) “Com os suculentos escândalos (mensalão [1], Petrobrás [2] e outros menos votados)...”

    Todos podem ser trocados de posição, exceto a letra C. Se você mudar a frase para "há presságios sinistros de grandes manifestações contra a Fifa e o governo, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania", vai dar problema por causa da oração explicativa que segue o termo. 

    Posso estar viajando, mas achei que era erro do QC e resolvi assim. Depois vi no site da FGV que os termos sublinhados são esses mesmos, mas nada impede que alguém tenha feito lambança lá, porque o enunciado parece bem claro quando trata de "citação de dois ou três elementos" (aliás, diga-se de passagem, não há nenhuma opção com três elementos sublinhados).


  • Já fiz umas 5 questões de FGV cobrando a mesma coisa. Até agora todas as opções corretas tinham o adjetivo "GRANDE"

  • OK. A letra C traz uma mudança semântica com a troca, contudo, não traz incoerência. Já a letra B atende ao requisito do enunciado, pois quando se diz que "as vaias foram as tônicas que deram..." deixa o segmento sem sentido algum - totalmente incoerente.

    Ou seja, outra questão tacanha da FGV.

  • A justificativa mais aceitável a que cheguei foi: 
    "grandes manifestações" - "grandes" funciona como adjetivo no sentido de "relevância", "importância" (não necessariamente envolvendo muitas pessoas, e sim sendo um feito de impacto e/ou importância no contexto).

    "manifestações grandes" - "grandes" funciona como adjetivo, PORÉM significando "extensão", "envolver muitas pessoas " (sentido físico).  
    Dessa forma, o  gabarito é letra C
  • grandes manifestações = manifestações de grande repercussão; manifestações grandes = referente ao tamanho.

  • GABARITO LETRA C

    Nesse tipo de questões faço o seguinte coloco um substantivo conhecido: homem. Depois disso, comparo as alternativas. Grande homem, homem grande.

     

  • MEU DEUS, DESDE QUANDO QUE MUDANÇA DE SENTIDO É INCOERÊNCIA??

     

    PQP, CADA VEZ PIOR!

  • A que traz INCOERÊNCIA é a alternativa B

    A alternativa C provoca uma mudança de sentido, mas não INCOERENCIA. Acertei por instinto e pelo macete pra fazer esse tipo de questão da FGV.

  • c) A inversão ''manifestações grandes'' daria certo aspécto ''física'' as manifestações, causando incorência.

  • Grandes manifestações = manifestações marcantes.


    Manifestações grandes = manifestações com grande volume de gente.

  • Essa tá no filtro de questões difíceis aqui no QConcursos.. Leia-se " questões com gabarito arbitrário"

  • gabarito C.

    sobre a B.

    acho que tem que pensar no sentido do que é tônica (que nem na sílaba tônica), forte, nesse caso o grito deles.

    que eram vaias..

    se Tônica é sujeito

    e Vaias é predicativo do sujeito....na verdade são a mesma coisa....tipo dizer: o homem é belo= é belo o homem

    ou seja dizer que deram as tônica é igual dizer vaias.

  • Ta bom então vou galera? Quem quer ir ali comigo dar tônicas às autoridades??? Parece ser interessante. Um tipo de vaia diferente, né? Mais sofisticada.....

    A banca diz claramente que quer q você troque os substantivos sublinhados de lugar, não que inverta a ordem. A C pode estar errada mas a B é ridícula, levando em conta o que o enunciado pede.

    Mas pra quem concorda, gostaria de que me dissessem o que seria dar tônicas às autoridades....