SóProvas


ID
1217200
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da Ordem Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

    § 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.

    b) "Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. 
    § 1º – (...)
    § 2º - Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.” 

    c) Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

    d) Art. 225 - § 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

    e) Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

  • Em 23/12/19 às 18:52, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 09/12/19 às 20:46, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Uma hora te pego!

  • A) LEI FEDERAL;

    B) AOS MAIORES DE 65 ANOS;

    C) SEM OBRIGAÇÃO MORAL - MAS "têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade".

    D) NÃO SE EXIMEM. É O CONTRÁRIO. A SUJEIÇÃO ÀS SANÇÕES PENAIS E ADM, INDEPENDEM da obrigação de reparar os danos causados.

    E) CERTA - Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.