SóProvas


ID
1217890
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dejours, Carpentier-Roy e Selligmann-Silva são estudiosos do campo do trabalho e afirmam que as pesquisas na área da saúde mental e trabalho devem ser de cunho qualitativo. Marque a alternativa que explica corretamente o que isto quer dizer.

Alternativas
Comentários
  • Nos estudos da área da saúde mental e trabalho, faz-se necessária a apreensão da vivência subjetiva, cuja complexidade não pode ser obtida por meio da análise estatística.

     

    Pesquisas na área da saúde mental e trabalho devem ser de cunho qualitativo.Profissionais de saúde que empregam métodos qualitativos, com a vantagem de que eles já trazem – devido a sua experiência em assistência – as inerentes atitudes clínica e existencial.Isso permitirá que eles realizem ricos levantamentos de dados e façam interpretações de resultados com grande autoridade.

    No contexto da metodologia qualitativa aplicada à saúde, emprega-se a concepção trazida das Ciências Humanas, segundo as quais não se busca estudar o fenômeno em si, mas entender seu significado individual ou coletivo para a vida das pessoas. Torna-se indispensável assim saber o que os fenômenos da doença e da vida em geral representam para elas. O significado tem função estruturante: em torno do que as coisas significam, as pessoas organizarão de certo modo suas vidas, incluindo seus próprios cuidados com a saúde.

    Os educadores Bogdan & Biklen1 pontuam: “[Os pesquisadores qualitativistas] procuram entender o processo pelo qual as pessoas constroem significados e descrevem o que são estes”. Esses autores também tomam significado como idéia-chave. Depreende-se que o pesquisador qualitativista não quer explicar as ocorrências com as pessoas, individual ou coletivamente, listando e mensurando seus comportamentos ou correlacionando quantitativamente eventos de suas vidas. Porém, ele pretende conhecer a fundo suas vivências, e que representações essas pessoas têm dessas experiências de vida.

    Características dos métodos qualitativos:

    -Primeiramente, o interesse do pesquisador volta-se para a busca do significado das coisas, porque este tem um papel organizador nos seres humanos. O que as “coisas” (fenômenos, manifestações, ocorrências, fatos, eventos, vivências, idéias, sentimentos, assuntos) representam, dá molde à vida das pessoas. Num outro nível, os significados que as “coisas” ganham, passam também a ser partilhados culturalmente e assim organizam o grupo social em torno destas representações e simbolismos. N