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ID
1220185
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.

Matrimônio à brasileira 

  No Brasil, essas tradições foram implantadas desde os primeiros tempos coloniais, seguindo as mesmas regras do modelo social português católico, que regeu os valores e costumes da colônia durante séculos. Embora os grupos familiares fossem dispersos, a instituição familiar firmou-se no país tendo como base o casamento, a priori realizado entre grupos de convívio ou parentelas, para não dispersarem o patrimônio adquirido.
  Diante disso, urgia que viessem para a colônia mulheres brancas. Poderiam ser órfãs ou meretrizes, diziam os jesuítas. Pouco importava que essas mulheres não fossem de família. O importante é que estivessem em condições de se casar com os colonos, pertencentes a diferentes classes sociais, pois casar-se com mulheres nativas, ou negras escravas, não teria o mesmo valor social de casar-se com mulheres da corte.
  Contrariando esses ideais, os homens que vieram povoar a colônia deitavam-se constantemente com as mulheres nativas e negras, comprovando que as práticas da irracionalidade do instinto se contrapunham à racionalidade das normas, gerando repúdio aos que pretendiam moralizar a sociedade em formação no Brasil. Degredo, confisco de bens, acusações de crime, entre outras, eram as punições impostas para quem fosse preso sob a alegação de ter realizado ou testemunhado um casamento fora dos moldes cristãos.
  Pelo tipo de casamento imposto pelo Arcebispado da Bahia para efetivar o casamento cristão, os noivos deveriam apresentar à autoridade uma documentação provando serem solteiros e batizados, além de aguardar denúncias do pregão colocado na porta da igreja durante três domingos. (...)Mas essa documentação custava muito caro e se constituiu em grande entrave para a realização do casamento cristão, levando os homens a se envolverem com mulheres nativas ou negras, desviando-se dos interesses da Igreja.
  Para burlar essas normas, homens e mulheres uniam-se em concubinato, que pouco se afastava da prática do casamento cristão.(...) O casal ia à missa, com suas testemunhas, e esperava a hora em que o padre se voltasse ao público, ou para dar a bênção ou para descer do altar, para juntos se receberem em voz alta como marido e mulher. O padre, desprevenido, não podia negar sua condição de testemunha do ato, sacramentando a união. Mas nem todos os casais buscavam a bênção e, diante da enorme clandestinidade, a Igreja insistia para que o Estado português acabasse de vez com essas uniões.

(Maria Beatriz Nader. História Viva. ed.119. set.2013. Adaptado) (www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/matrimonio_a_brasileira.html?)


Reescrevendo-se trechos do texto, a pontuação mantém-se correta em:

Alternativas
Comentários
  • - Não se usa vírgula:

    * entre sujeito e predicado
    * entre o verbo e seus objetos
    * entre nome e complemento nominal
    * entre nome e adjunto adnominal

    - Usa-se a vírgula para isolar:

    * o aposto
    * o vocativo
    * separar uma enumeração

    Alternativa C

    Bom estudo a todos e NAMASTÊ


  • VAMOS SI PUXAR E FERRAR A VUNESP!

  • Acertei , Gabarito (C) e que questão chata em Vunesp? kkkk

  • Alternativa C

    A) Como nem todos os casais buscavam a bênção, a Igreja, insistia diante da grande clandestinidade, para que o Estado português acabasse de vez com essas uniões.

    • A vírgula após "igreja" está separando o sujeito do verbo, caso em que é proibida
    • A vírgula após "clandestinidade" está separando o verbo (insistia) de seu complemento, caso em que é proibida
    • OBS: caso houvesse uma vírgula logo após "insistia", a vírgula após "clandestinidade" estaria correta, pois, em conjunto, ambas estariam isolando uma oração intercalada

    B) Urgia, diante disso, que viessem para a colônia mulheres brancas, quer órfãs, quer, meretrizes, diziam os jesuítas. 

    • As vírgulas isolando o vocábulo "quer" em sua segunda ocorrência foram incorretamente empregadas
    • Estaria correto se houvesse somente as vírgulas isolando a oração "quer órfãs quer meretrizes"

    C) Para quem fosse preso sob suspeita de ter realizado ou testemunhado um casamento fora dos moldes cristãos, constavam degredo, confisco de bens e acusações de crime, entre outras punições. 

    • A primeira vírgula separa corretamente as orações do período
    • As vírgulas seguintes foram corretamente empregadas para separar uma sequência de elementos

    D) Seguindo as mesmas regras do modelo social português católico, que regeu os valores e costumes da colônia durante séculos essas tradições foram implantadas, no Brasil desde os primeiros tempos coloniais. 

    • O correto seria colocar a vírgula após a palavra "séculos", isolando a oração subordinada adjetiva explicativa
    • Outra possibilidade seria isolar a locução adverbial "no Basil" com vírgulas, desde que mantida a vírgula após a palavra "séculos", conforme explicação anterior

    E) Para efetivar o casamento cristão, os noivos, deveriam tomar duas providências; comprovar à autoridade serem solteiros e batizados e, aguardar denúncias do pregão, colocado na porta da igreja durante três domingos.

    • A primeira vírgula foi corretamente empregada para separar a oração subordinada adverbial final deslocada, mas a segunda vírgula separa o sujeito (noivos) do verbo, caso em que seu uso é proibido
    • A terceira vírgula foi incorretamente empregada, já que não se pode usar a vírgula em oração coordenada aditiva iniciada por "e" quando o sujeito é o mesmo