SóProvas


ID
1221310
Banca
PGE-GO
Órgão
PGE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Expressa uma das características do neoconstitucionalismo

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o constitucionalismo buscava a limitação do poder político, o neoconstitucionalismo busca a eficácia deste diploma.

    Tem como características mais marcantes:

    a) o reconhecimento da força normativa dos princípios jurídicos e a valorização da sua importância no processo de aplicação do direito, sendo este principialismo o lócus da junção entre direito e moral no neoconstitucionalismo;

    b) atenção maior à ponderação do que à simples subsunção;

    c) a participação, cada vez mais frequente, da filosofia nos debates jurídicos;

    d) judicialismo ético-jurídico, exigindo dos operadores do direito a comunhão de técnicas subsuntivo-jurídicas e ética;

    e) estatalismo garantista, fazendo com que a democracia se dê no direito e a partir do direito;

    f) a onipresença da Constituição, ou seja, a irradiação das normas e valores constitucionais para todos os ramos do direito (constitucionalização do direito);

    g) o pós-positivismo;

    h) a judicialização.

  • Resposta correta: e

    Antes da 2ª Grande Guerra Mundial, vigorava o formalismo puro do positivismo jurídico.

    A barbárie nazista e a 2ª Guerra Mundial colocaram em cheque as ideias do positivismo (formalismo puro e a neutralidade do direito) -> O direito foi usado pelos nazistas como instrumento para legitimar os atos que praticavam.

    Depois da 2ª GM surge o Pós-Positivismo que prioriza a dignidade da pessoa humana. O direito se aproxima da moral. Princípios ganham importância perante às normas. Valoração da proporcionalidade. Reconhecimento das normas programáticas.

  • Pontos marcantes do NEOconstitucionalismo.

    Constituição.
    1. Centro do sistema (a constituição passa a ser o centro do sistema);
    2. Norma jurídica - imperatividade e superioridade (a constituição deve ser respeitada não só como texto escrito);
    3. Carga valorativa - axiológica - dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais (a constituição é dotada dessa carga);
    4. Eficácia irradiante em relação aos Poderes e mesmo aos particulares;
    5. Concretização dos valores constitucionalizados;
    6. Garantia de condições dignas mínimas;
  • O neoconstitucionalismo no Brasil

    No Brasil, especificamente, o marco histórico do movimento neoconstitucionalista é a promulgação da Constituição da República de 1988, que rompeu com o Estado autoritário brasileiro para consagrar um Estado Democrático de Direito.[28] O advento da aclamada constituição dirigente pós-ditadura, consagradora da democracia, do Estado de Direito, dos direitos fundamentais, e, mormente, do fundamento na dignidade da pessoa humana, se coaduna aos preceitos de Estado interventor trazidos com o WelfareState.

    É bem verdade que algumas características do neoconstitucionalismo já podiam ser notadas antes mesmo da promulgação da Constituição de 1988, como o controle de constitucionalidade já existente desde os tempos de proclamação da República.[29] Ademais, a Lei Fundamental de 1988, não trouxe apenas uma modificação na sua estrutura formal, mas no ordenamento jurídico pátrio como um todo, como sustenta Sarmento:

    [...] até então, as constituições não eram vistas como autênticas normas jurídicas, não passando muitas vezes de meras fachadas. [...] Até 1988, a lei valia muito mais do que a Constituição no tráfico jurídico, e, no Direito Público, o decreto e a portaria ainda valiam mais que a lei. O Poder Judiciário não desempenhava um papel político tão importante, e não tinha o mesmo nível de independência que passou a gozar posteriormente. As constituições eram pródigas na consagração de direitos, mas estes dependiam quase exclusivamente da boa vontade dos governantes de plantão para saírem do papel – o que normalmente não ocorria. Em contextos de crise, as fórmulas constitucionais não eram seguidas, e os quartéis arbitravam boa parte dos conflitos políticos ou institucionais que eclodiam no país.[30]

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/25205/neoconstitucionalismo-origens-e-aspectos-relevantes#ixzz3owjYnNjb

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/25205/neoconstitucionalismo-origens-e-aspectos-relevantes#ixzz3owjJA84u

  • Com o neoconstitucionalismo, a Constituição passa a ocupar posição central no ordenamento jurídico, tornando-se o seu fundamento de validade formal, parâmetro de validade material, e referência interpretativa. Essa supremacia constitucional, aliada ao fato de que as constituições agora são muito mais prolixas, estabelecendo normas programáticas, faz com que o poder judiciário, o guardião da constituição, ao exercer a jurisdição constitucional, decida sobre questões de caráter político, o que acentua a sua importância no período contemporâneo.

  • GABARITO: E

    O neoconstitucionalismo visa refundar o direito constitucional com base em novas premissas como a difusão e o desenvolvimento da teoria dos direitos fundamentais e a força normativa da constituição, objetivando a transformação de um estado legal em estado constitucional.

  • Sob a perspectiva do pós-positivismo, propõe-se uma reaproximação entre Direito e ética e Direito e moral. Quanto maior a interconexão entre direito/ ética/ moral, mais humanizado o direito pode ficar. Ademais, depreende-se que, pela perspectiva do marco teórico do neoconstitucionalismo, há um empoderamento das cortes/ tribunais constitucionais. Portanto, erradas letras B e D.