SóProvas


ID
1221598
Banca
PGE-GO
Órgão
PGE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

À luz do entendimento contido nas súmulas e orientações jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, no que se refere aos empregados públicos, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • OJ-SDI1-125   DESVIO DE FUNÇÃO. QUADRO DE CARREIRA

    O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas, mesmo que¹ o desvio de função haja iniciado antes da vigência da CF/1988.

  • A- ERRADA- A pessoa juridica tem que pagar os salários de ambos (paradigma e reclamante).

    Sumula 6,V - A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante. (ex-Súmula nº 111 - RA 102/1980, DJ 25.09.1980)


    B- CORRETA- OJ 125, DA SDI-1: -Desvio de função. Quadro de carreira. O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas, mesmo que o desvio de função haja iniciado antes da vigência da CF/88
  • "D" errada:  O art. 37, inciso XIII, da CF/88 veda a equiparação salarial de qualquer natureza para efeito de remuneração do pessoal do serviço público, sendo juridicamente impossível a aplicação da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT, quando se pleiteia equiparação salarial entre servidores públicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT. OJ 297, SDI-1, TST. 

    Observe que a Súmula 455, TST rege que à sociedade de economia mista não se aplica a vedação à equiparação prevista no art. 37, XIII, CF/88, pois ao admitir empregados sob regime da CLT, equipara-se a empregador privado, conforme art. 173, §1º, CF.