SóProvas


ID
1221601
Banca
PGE-GO
Órgão
PGE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

No que concerne ao direito coletivo do trabalho, é CORRETA a seguinte afirmação:

Alternativas
Comentários
  • Escreva seu comentá

    SUM-277 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO OU ACORDO COLETI-VO DE TRABALHO. EFICÁCIA. ULTRATIVIDADE (redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 – DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012

    As cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram os contratos individuais de trabalho esomente poderão ser modificadas ou suprimidas mediante negociação coletiva de trabalho.

    Sendo assim, eles continuam tendo prazo de 2 anos, somente seus efeitos poderão ser modificados ou suprimidos por outra negociação coletiva de trabalho.
    (Princípio da Aderência Limitada por Revogação)
    rio...

  • A ) A greve considerada abusiva não gera qualquer Direito ou Vantagens aos seus participantes, segundo OJ 10 da SDC.

    OJ 10. SDC. É incompatível com a declaração de abusividade de movimento grevista o estabelecimento de quaisquer vantagens ou garantias a seus partícipes, que assumiram os riscos inerentes à utilização do instrumento de pressão máximo.

    .

    B)A greve suspende o contrato de trabalho, não estando o empregador obrigado ao pagamento de salários e contagem destes para o período aquisitivo de férias referentes aos dias não trabalhados, salvo disposição expressa em contrário em acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da justiça do trabalho.

    .

    C)Havendo conflito entre Acordo e Convenção Coletiva de trabalho sobrepõe-se o instituto que em seu conjunto seja mais benéfico ao Trabalhador (Art. 620 CLT). A análise do instituto mais favorável toma por base a teoria do conglobamento ou inscindibilidade ( ao comparar, verifica-se qual delas, em conjunto, é a mais benéfica ao trabalhador, e preferi-la, em detrimento de outras menos favoráveis em bloco).

    .


    D) Colega já comentou.


    .


    Gabarito E


  • Correta: Letra E

     

    Sum 374 TST.

    Empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria.