SóProvas


ID
122191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.

A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.

Alternativas
Comentários
  • O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos.

    A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

    Gabarito: correto.

  •  CERTO

    Um sistema eficaz de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:

    ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA A EXCEÇÕES: o controle deve indicar os desvios rapidamente, através da uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente. 

    Outros aspectos:

    ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA RESULTADOS;

    COMPREENSÃO (dados compreensíveis)

    FLEXIBILIDADE

    AUTOCONTROLE

    NATUREZA POSITIVA

    CLAREZA E OBJETIVIDADE.

    (CHIAVENATO, Administração Geral e Pública, p.379)

  • tratando-se do CESPE, eu considerei a questão errada exatamente por ter ligado o fato à eficácia e não à efetividade, já que trata-se de atingir um objetivo...
  • Pessoal,


    QUESTÃO CORRETA


    Os procedimentos devem ser padronizados com foco em maior produtividade e eficácia. No entanto, devemos ter em mente que sempre estamos sujeitos à fatos que estão fora do que foi planejado. Esses casos devem ser EXCEÇÃO e é preciso que seja aplicada uma orientação RÁPIDA para não comprometer a eficácia dos procedimentos.

    É isso!!! Bons estudos e um excelente final de semana!!!
  • ORIENTAR É DIREÇÃO, NÃO??
  • Pensei como o Robson Moreno de Souza. Orientar, controle ?!
  • Josenildo, Robson,

    o que está sendo orientado aqui não são as pessoas, mas sim a execução. o controle, como processo de identificação de problemas e promoção de ações corretivas, deve ter uma orientação rápida para as exceções, segundo chiavenato

  • Errei a questão, pois interpretei "exceções" como relacionamento interpessoal, então remiti à função direção!

  • O controle consiste em buscar naquilo que foi executado o que está em desacordo com o planejamento. Assim, trata-se de buscar a exceção, com base na regra. Item certo!

    GABARITO: Certo.


    Fonte: Carlos Xavier, Estratégia concursos.


  • Eu errei porque considerei EFETIVO(ligado a efetividade) como errado, será que é necessário ter efetividade, causar impacto ou ser apenas eficaz(atingir o objetivo).

    Chiavenato fala que um sistema EFICAZ de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:

    Orientação rápida para exceções.

    Tem que haver cuidado com o uso desses termos, eficaz, eficiência e efetividade.

    Acho que caberia anulação.



  • Engraçado que os comentário não tem nada com a questão...


    Só eu que não entendi muito bem a questão? 

  • CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE

    1. Orientação estratégica para resultados : O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.

    2. Compreensão: O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis.O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.

    3. Orientação rápida para as exceções: O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.

    4. Flexibilidade: O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.

    5. Autocontrole: O controle deve proporcionar confiabilidade,boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.

    6. Natureza positiva: O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria.Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.

    7. Clareza e objetividade: O controle deve ser imparcial e acurado para todos.Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.



    Fonte: CHIAVENATO.

  • Errei por pensar exatamente igual ao Leandro. Essa questão ta esquisita! 

  • TRATA-SE DE UM DOS PRINCÍPIOS DE TAYLOR:

       - PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO

       - PRINCÍPIO DO PREPARO

       - PRINCÍPIO DO CONTROLE

       - PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO: Deve-se preocupar com os desvios, sejam eles positivos ou negativos, para não fugir do padrão (necessário ao cliente)

     

     

    A QUESTÃO NÃO ESTÁ DIZENDO QUE "FAZ PARTE" DO CONTROLE. ELA DIZ QUE, QUANDO O ADMINISTRADOR VISUALIZA UMA EXCEÇÃO (seja essa exceção positiva ou negativa) E FAZ SEUS AJUSTES, ISSO FACILITA PARA O CONTROLE LÁ NA FRENTE. ISSO PORQUE ESSA EXCEÇÃO SERÁ CORRIGIDA ANTES, OU SEJA, ELE NÃO VAI ESPERAR O PROCESSO DE ATUAÇÃO DO CONTROLE PARA FAZER A CORREÇÃO DO DESVIO. ISSO É COMUM EM HOSPITAIS QUANDO AS ENFERMEIRAS ATUAM EM PROCEDIMENTOS MÉDICOS BÁSICOS PARA CORRIGIR DE IMEDIATO UM DESVIO.

     

     

     

     

    GABARIO CERTO

  • CERTO