-
O administrador financeiro tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.
-
As funções típicas do administrador financeiro são:
• Análise, planejamento e controle financeiro
Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa.
• Tomada de decisões de investimento
Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente).
• Tomada de decisões de financiamentos
Diz respeito À CAPTAÇÃO DE RECURSOS DIVERSOS para o financiamento dos ativos correntes e não correntes.
-
O tesoureiro (principal administrador financeiro) normalmente é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiro e captação de fundos, tomada de decisões de investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de crédito, gestão de fundo de pensão e administração da área de câmbio.
Fonte: Princípios de Administração Financeira - Lawrence J. Gitman
-
Entre as funções do gestor estão:
A integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.
-
Reescritura correta.
A captação de recursos é uma atividade desenvolvida pelo gestor que desempenha funções na área da administração financeira.
-
gab errado