-
Me corrijam se eu estiver errado:
"na fiscalização" é complemento nominal.
a) ontem -> adjunto adverbial
b) às exigências -> objeto indireto
c) éticos -> adjunto adnominal
d) o atendimento -> objeto direto
e) da população -> complemento nominal - RESPOSTA CORRETA.
-
Não pode ser adjunto adnominal? Passando para a voz passiva - não separa do termo antecedente: A seguranca da população é garantida. O sujeito é agente, não separa do termo a que se refere e da ideia de posse....
-
Sim mas na letra é o sujeito é agente
-
Pessoal tenho muita dificuldade nesse assunto, mas pensei ser um adjunto adnominal por que sendo um termo acessório, pode ser retirado da frase sem alterar sua estrutura sintática. Seria isso? E retirando da população e da fiscalização a frase não fica sem sentido. Ajudem! Obg.
-
não seria um complemento nominal?
-
Também pensei que fosse CN, mas passando para voz passiva analisei o seguinte:
O reforço na fiscalização foi anunciada pelo CFM. Como "na fiscalização" ficou antes do verbo na voz passiva será Adj. Adnominal.
Na letra E, ....a segurança da população.
Nesse caso a população tem segurança, logo é também adjunto adnominal.
Caso eu esteja enganado, peço ajuda.
-
Eu acho que é COMPLEMENTO NOMINAL, pelo seguinte:
''...reforço na fiscalização...''; o termo ''na fiscalização'' está sofrendo a ação de ser reforçada,e o termo ''reforço'' está funcionando como subs. abstrato. Portanto, quando temos termos paciente acompanhados de subs. abstratos, exercem a função de COMPLEMENTO NOMINAL... a fiscalização sofre a ação de ser reforçada
Eu acho que é isso!! rs''
-
Adjunto Adnominal - refere-se ao: Substantivo Concreto; Substantivo Abstrato; *com ou sem preposição.
Complemento Nominal - refere-se ao: Adjetivo; Adverbio; Substantivo Abstrato; *com preposição.
No caso de Substantivo Abstrato, será Complemento Nominal se o termo que completa o nome for o alvo da ação (relação objetiva). Será Adjunto Adnominal, caso o termo preposicionado seja possuidor do termo regente ou agente da ação (relação subjetiva)
Ex:
Governo suíço cede e aceita a investigação de contas de estadunidenses. (complemento nominal) - O termo de contas é alvo da ação (contas são investigadas)
A decisão dos alunos foi precipitada. (Adjunto Adnominal) - O termo dos alunos é agente da ação (os alunos decidiram)
FONTE: Gramática objetiva para concursos - Claiton Natal; páginas 65 e 66. Editora Alumnus.
-
-
Errei a questão porque entendo que "da população" é uma locução adjetiva.
Marquei a alternativa C porque entendi que era complemento nominal... Uma das diferenças entre ADN e CN é a transitividade do verbo.
-
Em "a segurança da população" o termo "da população" ter função sintática de adjunto adnominal é fácil de visualizar. Agora "reforço na fiscalização" o termo "na fiscalização" NÃO ser entendido como complemento nominal é complicado. Marquei "e" porque era a que mais se aproximava. Porém e se houvesse outra alternativa com um complemento nominal?
Alguém saberia uma nova informação para identificar um CN? Porque saber se o substantivo é abstrato ou não, se o termo está preposicionado ou não, se sofre ou não a ação do termo regente, se há ou não relação de posse, não foram suficientes para se chegar objetivamente a resposta...
-
Que confusão ein?
-
"na fiscalização" é complemento nominal, pois se refere a reforço e sua natureza é passiva, a fiscalização irá ser reforçada. Também é um termo preposicionado "na" = em+a. O adjunto adnominal é termo de natureza ativa.
b) Objeto indireto
c) Adj. Adn.
d) Objeto direto
e) CORRETA - Complemento Nominal (Termo preposicionado, referindo-se à "segurança" , de natureza passiva)
-
complemento Nominal.
-
Pensei que " na fiscalização" fosse uma locução adverbial de lugar. Acabei marcando letra "a".
-
Na minha opinião, o termo "da população", na letra E, não é COMPLEMENTO NOMINAL, mas sim ADJUNTO ADNOMINAL, assim como "na fiscalização", na questão, também é. Por isso a resposta certa é a letra E.
O que difere a letra E da C, é que o termo "éticos" não é ADJUNTO ADNOMINAL, mas sim PREDICATIVO DO OBJETO.
Não vi nenhum comentário olhando a questão dessa forma. Porém, posso estar errada.
-
Fiquei confuso também. Reforço não seria verbo? Assim, quem reforça, reforça alguma coisa, logo, "na fiscalização" não seria OD?
-
e-
A regencia nominal de "reforço" exige complemento com preposição. reforço onde? na fiscalização. por isso é complement nominal
-
Alguns podem se confundir achando que na letra E, "da população" tem sentido de posse sobre "segurança". Mas percebam que a "segurança" é PARA a população , e não a população que "faz a segurança". Vemos um valor passivo em "da população", por conseguinte, temos um complemento nominal.
Gabarito letra E!
-
QUEREMOS COMPLEMENTO NOMINAL
" É garantir a segurança da população"
SEGURANÇA = SUBSTANTIVO ABSTRATO
OK.. PODE SER CN OU ADJ
AGORA TESTE DO ATIVO E PASSIVO
A POPULAÇÃO SOFRE A AÇÃO DE SER SEGURADA = PASSIVO = CN
-
Pensei que fosse da FGV. Comemorei cedo. :(