SóProvas


ID
1222030
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          CFM amplia lista de itens obrigatórios nos consultórios

        O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou reforço na fiscalização das unidades de saúde do País. Resolução da entidade publicada ontem lista uma série de procedimentos que deverão ser observados em todo o País. "Unidades que não seguirem as especificações terão um prazo para atender às exigências", afirmou o vice-presidente da entidade e relator da resolução, Emmanuel Fortes. As fiscalizações começam em janeiro e irregularidades não resolvidas renderão relatório para o Ministério Público e Tribunais de Contas. Médicos que atuarem no serviço em cargos de chefia poderão sofrer processos éticos.
        "A ideia não é suspender o atendimento. É garantir a segurança da população", disse Fortes. De acordo com ele, as exigências listadas na recomendação trazem itens já definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. "Acrescentamos itens de instrumentação, que são indispensáveis e não eram mencionados nas normas já existentes."
        As exigências variam de acordo com o grau de complexidade de atendimento médico. Consultórios simples, por exemplo, são obrigados a ter pia, sabonete, estetoscópio e balança. "Pode parecer óbvio, mas existem serviços cujos consultórios não apresentam nem cadeira para pacientes e acompanhantes", diz Fortes.

                                                                                (www. estadao. com. br)


O termo "na fiscalização", em destaque no texto, exerce a mesma função sintática de um dos termos destacados nas passagens do texto citadas abaixo. Qual é esse termo?

Alternativas
Comentários
  • Me corrijam se eu estiver errado:
    "na fiscalização" é complemento nominal.

    a) ontem -> adjunto adverbial 
    b) às exigências -> objeto indireto 
    c) éticos -> adjunto adnominal
    d) o atendimento -> objeto direto
    e) da população -> complemento nominal - RESPOSTA CORRETA.

  •  Não pode ser adjunto adnominal? Passando para a voz passiva -  não separa do termo antecedente: A seguranca da população é garantida. O sujeito é agente, não separa do termo a que se refere e da ideia de posse....


  • Sim mas na letra é o sujeito é agente

  • Pessoal tenho muita dificuldade nesse assunto, mas pensei ser um adjunto adnominal por que sendo um termo acessório, pode ser retirado da frase sem alterar sua estrutura sintática. Seria isso? E retirando da população e da fiscalização a frase não fica sem sentido. Ajudem! Obg.

  • não seria um complemento nominal? 

  • Também pensei que fosse CN, mas passando para voz passiva analisei o seguinte:

    O reforço na fiscalização foi anunciada pelo CFM.    Como "na fiscalização" ficou antes do verbo na voz passiva será Adj. Adnominal.


    Na letra E,   ....a segurança da população.

    Nesse caso a população tem segurança, logo é também adjunto adnominal.

    Caso eu esteja enganado, peço ajuda.


  • Eu acho que é COMPLEMENTO NOMINAL, pelo seguinte:

    ''...reforço na fiscalização...''; o termo ''na fiscalização'' está sofrendo a ação de ser reforçada,e o termo ''reforço'' está funcionando como subs. abstrato. Portanto, quando temos termos paciente acompanhados de subs. abstratos, exercem a função de COMPLEMENTO NOMINAL... a fiscalização sofre a ação de ser reforçada


    Eu acho que é isso!! rs''

  • Adjunto Adnominal - refere-se ao: Substantivo Concreto; Substantivo Abstrato; *com ou sem preposição.

    Complemento Nominal - refere-se ao: Adjetivo; Adverbio; Substantivo Abstrato; *com preposição.

    No caso de Substantivo Abstrato, será Complemento Nominal se o termo que completa o nome for o alvo da ação (relação objetiva). Será Adjunto Adnominal, caso o termo preposicionado seja possuidor do termo regente ou agente da ação (relação subjetiva)

    Ex: 

    Governo suíço cede e aceita a investigação de contas de estadunidenses. (complemento nominal) - O termo de contas é alvo da ação (contas são investigadas)

    A decisão dos alunos foi precipitada. (Adjunto Adnominal) - O termo dos alunos é agente da ação (os alunos decidiram)



    FONTE: Gramática objetiva para concursos - Claiton Natal; páginas 65 e 66. Editora Alumnus.

  • Errei a questão porque entendo que "da população" é uma locução adjetiva.
    Marquei a alternativa C porque entendi que era complemento nominal... Uma das diferenças entre ADN e CN é a transitividade do verbo. 

  • Em "a segurança da população" o termo "da população" ter função sintática de adjunto adnominal é fácil de visualizar. Agora "reforço na fiscalização" o termo "na fiscalização" NÃO ser entendido como complemento nominal é complicado. Marquei "e" porque era a que mais se aproximava. Porém e se houvesse outra alternativa com um complemento nominal?

    Alguém saberia uma nova informação para identificar um CN? Porque saber se o substantivo é abstrato ou não, se o termo está preposicionado ou não, se sofre ou não a ação do termo regente, se há ou não relação de posse, não foram suficientes para se chegar objetivamente a resposta...
  • Que confusão ein?

  • "na fiscalização" é complemento nominal, pois se refere a reforço e sua natureza é passiva, a fiscalização irá ser reforçada. Também é um termo preposicionado "na" = em+a. O adjunto adnominal é termo de natureza ativa.

    b) Objeto indireto

    c) Adj. Adn.

    d) Objeto direto

    e) CORRETA - Complemento Nominal (Termo preposicionado, referindo-se à "segurança" , de natureza passiva) 

  • complemento Nominal.

  • Pensei que " na fiscalização" fosse uma locução adverbial de lugar. Acabei marcando letra "a". 

  • Na minha opinião, o termo "da população", na letra E, não é COMPLEMENTO NOMINAL, mas sim ADJUNTO ADNOMINAL, assim como "na fiscalização", na questão,  também é. Por isso a resposta certa é a letra E.

    O que difere a letra E da C, é que o termo "éticos" não é ADJUNTO ADNOMINAL, mas sim PREDICATIVO DO OBJETO.

    Não vi nenhum comentário olhando a questão dessa forma. Porém, posso estar errada.

  • Fiquei confuso também. Reforço não seria verbo? Assim, quem reforça, reforça alguma coisa, logo, "na fiscalização" não seria OD?

  • e-

    A regencia nominal de "reforço" exige complemento com preposição. reforço onde? na fiscalização. por isso é complement nominal

  • Alguns podem se confundir achando que na letra E, "da população" tem sentido de posse sobre "segurança". Mas percebam que a "segurança" é PARA a população , e não a população que "faz a segurança". Vemos um valor passivo em "da população", por conseguinte, temos um complemento nominal.

    Gabarito letra E!

  • QUEREMOS COMPLEMENTO NOMINAL

    " É garantir a segurança da população"

    SEGURANÇA = SUBSTANTIVO ABSTRATO

    OK.. PODE SER CN OU ADJ

    AGORA TESTE DO ATIVO E PASSIVO

    A POPULAÇÃO SOFRE A AÇÃO DE SER SEGURADA = PASSIVO = CN

  • Pensei que fosse da FGV. Comemorei cedo. :(