SóProvas


ID
1222897
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os gestores da alta administração de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico, período de 2015 a 2020. Em relação à elaboração do planejamento estratégico, considere as afirmações abaixo:

I. A análise deve considerar apenas as forças e fraquezas na elaboração dos planos de ação, uma vez que os gestores é que são os responsáveis por implementá-los.

II. O ambiente organizacional pode ser analisado com o uso da SWOT.

III. Na fase de mapeamento ambiental, as organizações utilizam-se de seleção ambiental, percepção ambiental, limites ou fronteiras.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I faz sentido ao comparar a análise interna (forças e fraquezas) com o comportamento dos gestores, responsáveis pela implementação do planejamento estratégico. Contudo, a organização deverá considerar também a análise externa (oportunidades e ameaças). As afirmativas II e III estão corretas.

  • A assertiva I está errada pois deve-se também considerar as oportunidades e ameaças, uma vez que ações devem ser tomadas para aproveitar as oportunidades e para reduzir as ameaças.

    Além disso há as estratégias a serem tomadas baseado na combinação desses 4 elementos: força e oportunidade, força e ameaça, fraqueza e oportunidade, fraqueza e ameaça.

  • Quanto a alternativa III fui pesquisar sobre o Mapeamento ambiental e encontrei o seguinte;

     "Ambiente é tudo que envolve uma organização. É o contexto na qual ela está inserida. É tão vasto e complexo que é impossível conhecê-lo e compreendê-lo totalmente. Assim as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito. Em outros termos a organização precisa mapear seu espaço ambiental.

    Envolve aspectos relacionados à;

    a) Seleção ambiental: de acordo com a natureza dos estímulos, as condições da empresa e o que está em jogo.

    b) Percepção ambiental: de acordo com as expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações das empresas e dos administradores.

    c) Consonância e dissonância: confirmação, ou não, das percepções, refletindo na manutenção, ou não, do comportamento da empresa.

    d) Limites e fronteiras: identificação de aspectos que ajudam a separar a empresa do seu contexto ambiental.


  • Mapeamento Ambiental, nunca ouvi falar! ¬¬

  • A fonte da explicação da colega Lu Silva é a seguinte: https://claudioconsultoria.files.wordpress.com/2010/02/apostila-de-tga-unipac.pdf Página 81

     

  • Sobre mapeamento ambiental: https://www.fragmaq.com.br/blog/mapeamento-ambiental-papel-empresas/