SóProvas


ID
1225321
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cego de Ipanema

Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.

Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.

(Paulo Mendes Campos. O amor acaba. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)


Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • a) O cego tocava elementos do carro como quem aprecie uma bela paisagem, uma bela mulher, como quem esteja sucumbindo diante de uma beleza inexcedível. (errada) 


    O cego tocava elementos do carro como quem apreciava uma bela paisagem, uma bela mulher, como quem estivesse sucumbindo diante de uma beleza inexcedível.

    b) Todos nós saberíamos andar com mais segurança pela movimentada cidade caso desenvolvamos um senso de percepção espacial tão apurado como o dos cegos. (errada)


    Todos nós saberíamos andar com mais segurança pela movimentada cidade caso desenvolvêssemos um senso de percepção espacial tão apurado como o dos cegos.


    c) As ruas da cidade virão a ser familiares para aqueles que, mesmo não as enxergando, souberem esquematizá-las mentalmente, como quem elabora uma íntima cartografia. (correta)


    d) O cego não poderia caminhar com tanta desenvoltura caso a cidade não seja inteiramente esquematizada na cabeça, para só então tê-la explorado sem qualquer hesitação. (errada)


    O cego não poderia caminhar com tanta desenvoltura caso a cidade não fosse inteiramente esquematizada na cabeça, para só então tê-la explorado sem qualquer hesitação.


    e) Enquanto o rapaz limpava o cadillac, o cego de Ipanema, com gestos seguros e delicados, percorrera as formas do veículo como se o reconhecendo naquele exato momento. (errada)


    Enquanto o rapaz limpava o cadillac, o cego de Ipanema, com gestos seguros e delicados, percorria as formas do veículo como se o reconhecesse naquele exato momento.

  • Letra "c"

    1-    ***Futuro do subjuntivo com futuro do presente do indicativo***

    SE EU ESTUDAR  (futuro subj.) BASTANTE, PASSAREI  (futuro presente) NA PROVA -AREI

    Se tiver dinheiro, pagarei à vista ER-REI

    Se houver pressão popular, as reformas sociais virão.

  • Treinando...


    Eles irão (futuro, certeza) viajar caso trabalhem (presente,certeza) o suficiente.


    Eles vão (futuro, certeza) se classificar dentro das vagas caso estudem (presente,certeza) muito.


    Eles terão (futuro,certeza) alto score se resolverem (presente,certeza) um número significativo de questões.



    Certeza + certeza = certo

    Hipótese + certeza = errado