SóProvas


ID
1225522
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O bonito, o sublime, o gostoso de Brasil X Espanha foi a angústia. Nós sabemos que o martírio é que dá a um jogo, seja ele um clássico ou uma pelada, um charme desesperador. Ora, a batalha com os espanhóis teve todos os matadouros emocionais. Eis uma partida que pôs em cada coração uma fluorescente coroa de espinhos. Fomos, até o primeiro gol, 75 milhões de cristos.

Começou a batalha e cada brasileiro estava abraçado, atra­cado a seu radiozinho de pilha. Entre nós e a peleja erguiam-se os Andes, hieráticos e tristíssimos. Havia, por aqui, um certo pavor da Espanha - velha pátria, constelada de feridas. O Brasil entrou mal, o Brasil entrou péssimo. Ou por outra: - o Brasil, no primeiro tempo, não era o Brasil, era o anti-­Brasil, a negação do Brasil. O sujeito procurava o escrete e não encon­trava o escrete.

A Espanha triturava a seleção de ouro, que não era mais de ouro, era de lata, era de zinco, sei lá. E só um homem, entre os brasileiros, continuava a ser o mesmo, eternamente o mes­mo: - Garrincha. Sim, do primeiro ao último minuto, o Mané foi o Mané. Passou como quis pelo Gracía. Caçaram­no a patadas, como uma ratazana. Mas ele ia passando, dir-­se-ia um maravi­lhoso ser incorpóreo, os espanhóis o massacravam e Garrincha sobrevivia ao próprio assassinato.
Fora Garrincha, ninguém mais. Os negros ornamentais, fol­clóricos, divinos, deixavam­se bater, miseravelmente. E todos sentimos que a ausência de Pelé estava cravada no coração do Brasil. Faltava Pelé e o escrete murchava como um balão japo­nês apagado. Amigos, durante os 45 minutos o fracasso do Brasil doeu mais, aqui, do que a humilhação de Canudos. Cada um de nós sentiu-­se direta e pessoalmente degradado.

Assinale a alternativa em que a colocação do pronome desta­cado, na frase reescrita, está de acordo com a norma-­padrão.

Alternativas
Comentários
  • V.T.D

    Massacravam  - No, na, nos, nas.

    V.T.D

    Com final R, S e Z - lo, la, los, las

    V.T.I

    Lhe




  • Gabarito Letra A

    A) CERTO, terminação nasal (-no) sem partícula atrativa
    B) "Não" é partícula atrativa e atrai o pronome "não se erguiam"
    C) Pronome obliquo não conjuga verbo "caçaram-no a patadas"
    D) Verbo no futuro, caso de mesóclise
    E) "Ninguém" é partícula atrativa e atrai o pronome "ninguém se sentiu"

  • OBS: letra C)

    Não se inicia frase com pronome oblíquo átono!

  • As partículas atrativas são todas as palavras invariáveis.

  • O Prof. Alexandre Soares é o melhor prof do qc. Top!!!

  • FÁCIL.

  • Pesoal,

    Concordo que na letra A cabe a regra de palavras terminadas com nasal M, porém não seria o caso de atração pelo sujeito também: "...os espanhóis massacravam..."??

    Desde já meu muito obrigado! 

  • b) se erguiam;

    c) caçaram-no;

    d) dizer-se-ia;

    e) se sentiu.

  • NA ALTERNATIVA D O CORRETO É:

    DIR-SE-IA

  • Assertiva A

    … os espanhóis massacravam-­no e Garrincha sobrevi­via ao próprio assassinato.