SóProvas


ID
1225702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A palavra política é empregada ora para significar uma atividade específica (o governo), realizada por certo tipo de profissional (o político), ora para significar uma ação coletiva (o movimento estudantil nas ruas, por exemplo) de reivindicação de alguma causa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a política é uma profissão entre outras ou é uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder? A política refere-se às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

A expressão "os fins justificam os meios", citada textualmente na obra O príncipe, de Maquiavel, indica que a legitimidade de um governo deve ser garantida, mesmo que sejam utilizadas estratégias impopulares, para que, ao fim, sejam garantidos os melhores resultados ao povo. Nesse sentido, a ideia de que é melhor ser temido que ser amado busca garantir que os efeitos do uso da força para o governo sejam constantemente vinculados à soberania do governante, associado fundamentalmente ao poder econômico e religioso.

Alternativas
Comentários
  • A expressão "os fins justificam os meios" não foi "citada expressamente" por Maquiavel, mas ela representa/sintetiza suas ideias.

  • O que torna a afirmativa errada é o último parágrafo.   associado fundamentalmente ao poder econômico e religioso.

  • Maquiavel nunca disse que os fins justificam os meios, ele disse, no Cap. XVIII do Princípe, que os homens são superficiais e tomam atitudes baseados na aparencia. Logo, se voce vence, seus meios são tidos como bons, se voce perde, como maus. Mas Maquiavel só identifica essa característica humana de ser superficial, ele não diz que ela é boa e recomendável.