SóProvas


ID
1225714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

É possível entender a política como luta pelo poder, isto é, a conquista, manutenção e expansão do poder, ou refletir sobre as instituições políticas por meio das quais o poder é exercido. Pode-se também indagar sobre a origem, a natureza e a significação do poder. Esse último aspecto sugere questões, tais como: Qual o fundamento do poder? Qual sua legitimidade? É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? O que torna viável o poder de um sobre o outro? Qual o critério de autoridade? 


Maria Lúcia de A. Aranha e Maria Helena P. Martins.Filosofando. Introdução à filosofia. São Paulo: EditoraModerna, 2009, p. 267 (com adaptações). 

Com base no trecho acima e no contexto de discussão da filosofia moderna, julgue os itens de 75 a 80.

John Locke, que seguia a imagem hobbesiana de natureza humana, entendia que, no estado de natureza, os seres humanos são todos violentos e egoístas, agindo como juízes em causa própria, em função de sua liberdade radical. Segundo Locke, esta não é prejudicada, mesmo na vigência do contrato social, e deveria ser utilizada pelo povo de modo a limitar o poder do Estado, fiscalizando-o.

Alternativas
Comentários
  • Diferente de Hobbes, Locke concebe que a sociedade política como meio de assegurar os direitos naturais - a liberdade e a propriedade - e não como o resultado de uma transferência dos direitos dos indivíduos para o governante. 

  • Para Locke, o homem não é mal nem bom, ele é neutro, mas com certa tendência de ser bom em natureza. 

    Para Locke, no estado de natureza , há três direitos chamados de Naturais. 1- à vida, 2- à propriedade privada, 3- à punição.

    Esses Direitos não são criados pelo homem, mas são frutos do estado de natureza. Então por que criar um Estado se o homem é bom ?

    Justalmente porque no estado de natureza há a ausência de Leis..

  • Locke acreditava que o estágio pré-social era uma situação real e pacífica, caraterizada pela mais perfeita liberdade e igualdade entre os indivíduos, que já seriam dotados de razão e desfrutavam da propriedade privada, considerada por Locke um dos direitos naturais do ser humano.

    Resposta: E