SóProvas


ID
1225819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Três questões podem ser formuladas sobre a existência de Deus: 1. A existência de Deus é uma verdade evidente? 2. A existência de Deus pode ser demonstrada? 3. Deus existe? 

Tomás de Aquino. Suma teológica

Com base no trecho acima apresentado, julgue os próximos itens, relativos à filosofia de Tomás de Aquino.

Tomás de Aquino responde afirmativamente à primeira e à terceira questões.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. POR QUE TOMÁS DE AQUINO AFIRMA A TERCEIRA QUESTÃO QUE DEUS EXISTE E A PRIMEIRA ELE AFIRMA QUE A EXISTÊNCIA DE DEUS NÃO É EVIDENTE.

  • Deus não é evidente, logo precisa ser demonstrado. Como? Por meio das 5 vias.

    As 5 vias são argumentos que vão contra a compreensão de que podemos compreender a Deus diretamente e através da evidência.

    Tomas de Aquino também vai na contramão daqueles que defendem que só é possível conhecer a Deus por meio da fé.

  • SOBRE A QUESTÃO "A EXISTÊNCIA DE DEUS É UMA VERDADE EVIDENTE?"

    A pergunta "A existência de Deus é uma verdade evidente?" está no 1° artigo, da 2° questão, da I parte da Suma Teológica. De acordo com o que Sto. Tomás escreve na solução desta questão, a evidência de algo pode ser de dois modos, a saber:

    I- Evidência em si mesma e não para nós; e

    II- Evidência em si mesma e também para nós.

    Segundo Sto. Tomás, uma proposição é evidente em si mesma quando o predicado está contido no conceito do sujeito. A proposição "o homem é um animal" é um exemplo de proposição evidente em si mesma, pois animal (o predicado) pertence à noção de homem (o sujeito). Mas se for conhecido de todos o que é o predicado e o sujeito, tal proposição não só será evidente em si mesma, como também o será para todos. No exemplo dado, a proposição "o homem é animal" não só é evidente em si mesma, mas também o é para nós que sabemos o que são o animal e o homem.

    Mas para quem não souber o que são o predicado e o sujeito, a proposição não será evidente, embora o seja, considerada em si mesma. Nesse sentido, Sto. Tomás afirma que a proposição "Deus existe", enquanto tal, é evidente em si mesma, já que em Deus o predicado se identifica com o sujeito, sendo Deus o seu próprio ser. No entanto, como não sabemos o que é Deus, esta proposição não é evidente para nós, tendo de ser demonstrada pelos efeitos mais conhecidos de nós. Portanto, para Sto. Tomás a existência de Deus é uma verdade evidente em si mesma, embora não o seja para nós. Acredito que cabe recurso, pois a banca deveria ter feito esta distinção.

    De resto, Sto. Tomás responde afirmativamente a pergunta "Deus existe?", e o faz resumindo as Cinco Vias, no 3° artigo, da 2° questão, da I parte da Suma Teológica.