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Desenvolvida por Jesus Martín-Barbero que procurou compreender o processo comunicacional a partir de dispositivos socioculturais que compreendem a emissão e a recepção das mensagens.
Martín-Barbero recusa as ideias difundidas pela escola de Frankfurt e pelos teóricos marxistas da comunicação e elabora sua teoria de proposições da Cultural Studies. Para ele, o ser humano não é um receptor passivo e alheio à sua realidade. Na recepção midiática há um processo de interação. A experiência e a complexidade de conteúdos provenientes do encontro entre emissor e receptor é que ditam a forma como a mensagem será absolvida pelo receptor.
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Letra D
Complementando o comentário abaixo, a semiótica é uma teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (linguísticas ou não), enfatizando a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram.
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Comunicação como produção e troca de significados.
Ao falar em SEMIÓTICA lembrar sempre do termo SIGNIFICADOS.
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A semiótica é a ciência geral das linguagens, das relações entre os signos e os significados na construção de sentidos.
A semiótica ou ciência dos signos é a área do conhecimento dedicada a estudar os signos de maneira geral. Signo em grego é semeion, de onde o nome "Semiótica" ou "Semiologia" para o estudo dos signos. E, para uma definição inicial, um signo é algo que está no lugar de outra coisa, isto é, representa alguma coisa. A semiótica, nessa peimria definição, é o estudo de como algumas coisas representam outras.
Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 110
GAB D