-
* a) A SUA CRESCENTE HABILIDADE para o diálogo ao mesmo tempo franco e polido foi ATRIBUÍDA aos ambientes em que frequentava por conta da profissão. * b) Não VÃO fazer diferença, a essa altura, OS PARECERES DESFAVORÁVEIS ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implementá- lo. * c) Esses argumentos em estilo tão requintado SÃO FATAIS para convencer aqueles que os consideram mais pela aparência que pela consistência, que é um grande equívoco. * d) Em favor à ideia ele expôs uma dezena de fatores, A cujo teor poucos tinham tido ACESSO antes da polêmica reunião. * e) O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situações embaraçosas. (CORRETA)
-
Perfeitos os comentários abaixo, apenas acho que o que banca queria para a alternativa b foi:
Não vai fazer diferença, a essa altura, os pareceres o parecer desfavorável ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implementá- lo.
-
Não entendi a explicação da letra D.
-
Pessoal, acho que o erro da letra Destá no uso da locução prepositiva.
Pesquisei aqui. O correto é A FAVOR DE ou EM FAVOR DE.
Logo:
Em favor (DA) ideia ele expôs uma dezena de fatores, cujo teor poucos tinham tido acesso antes da polêmica reunião
-
Expôs uma dezenas de fatores "em" algum lugar, ou "a" favor de alguém ou alguma coisa?
.
Expôs uma dezenas de fatores ==> na feira.
.
Expôs uma dezenas de fatores ==> a favor de alguma coisa.
-
Não entendi uma coisa, na alternativa E quando a questão fala em " a ele se ater" não deveria ser ELA ? Pois eles deveriam se ater à teoria.
O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situações embaraçosas.
-
O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situações embaraçosas.
Pelo que entendi, a necessidade era de se ater ao foco dos debates, por isso "a ele" (foco) e não "a ela" (teoria).
-
Tenho a mesmo dúvida do colega Samuka.
Pra mim, na letra E, "aquela teoria" seria o sujeito e "a ele se ater" estaria relacionado ao sujeito.
Sendo assim, deveria ser "a ela se ater".
Se alguém puder ajudar.
-
d) Em favor da ideia...
e) O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele (ao foco) se ater, para que se evitassem situações embaraçosas.
-
O Erro da alternativa D é de concordância, e está em "...uma dezena de fatores, cujoS teoreS (dos fatores e não da dezena) poucos tinham tido acesso..."
-
O erro da questão D está na sua errada concordância NOMINAL relativa ao substantivo ACESSO . Quem acessa acessa A algo e não simplesmente algo.
Uma outra releitura da frase seria : Ele expôs uma dezena de fatores em favor `a ideia (ao conteúdo) A cujo teor poucos tinham tido ACESSO antes da polêmica reunião.
Vejam alguns outros exemplos de verbos que pedem preposiçao:A/B - Acesso [a] - acessível [a, para] - acostumado [a, com] - adequado [a] - admiração [a, por] - afável [com, para com] - afeição [a, por] - aflito [com, por] - alheio [a, de] - aliado [a, com] - alusão [a] – amante [de] – amigo [de] - amor [a, de, para com, por] – amoroso [com] - análogo [a] - ansioso [de, para, por] - antipatia [a, contra, por] – aparentado [com] - apologia [de] - apto [a, para] - assíduo [a, em] - atenção [a] - atento [a, em] - atencioso [com, para com] - aversão [a, para, por] - avesso [a] - ávido [de, por] - benéfico [a] - benefício [a] – bom [para].
-
Vamos aos cometários:
A) errada: habilidade=atribuídA
B) errada: pareceres=desfavoráveiS
C) errada: esses argumentos=são fataiS
D) errada: em favor DE, logo não terremos a preposição (a) se fundindo com o artigo (a) anteposto a palavra ideias=sem crase
E) correta: o que era aquela teoria? o FOCO dos debates, logo deveriam a ELE (sujeito) FOCO se ater.
-
Também achando confuso a concordância da letra E, que para mim tinha de ser "ela".