SóProvas


ID
1232515
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem, que trabalhava em um ambulatório há mais de 25 anos, estava terminando de organizar as salas de atendimentos para o expediente vespertino. O enfermeiro e o médico dessa unidade já haviam saído para almoço. Nesse momento, chegou um trabalhador com um corte no dedo mínimo e precisava de uma sutura com quatro pontos simples. Como o médico não estava presente e o técnico de enfermagem tinha conhecimento e experiência, ele realizou a sutura e medicou o trabalhador para dor. Após uma semana, o trabalhador retornou para retirar os pontos e o médico constatou que o procedimento foi realizado de forma inadequada e causou lesão permanente de movimento do dedo. Considerando as questões éticas, o técnico de enfermagem cometeu:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra A

    Negligência

    Também conhecida como falta de cuidado ou desatenção. Negligencia é quando aquele que deveria tomar conta para que uma situação não acontecesse, não presta a atenção requerida e deixa acontecer.

    Imprudência

    Também conhecida como Imprevidência, tem a ver com algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo.

    Imperícia

    Requer da pessoa falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber. Imperícia é quando alguém que deveria ter domínio sobre uma determinada técnica não a domina.


  • O Código de Ética de Enfermagem levanta como principais problemas éticos a imperícia, a imprudência e a negligência.
    Imperícia - quando o profissional não tem conhecimento técnico para realizar determinado procedimento e mesmo assim realiza. Ex. intubação realizada por enfermeiro.
    Imprudência - quando o profissional sabe qual é o certo a fazer e mesmo assim faz errado. Ex. puncionar acesso venoso sem o uso das luvas de procedimento.
    Negligência - quando o profissional sabe o que deve ser feito em determinada situação e mesmo assim não faz. Ex. não administrar um medicamento prescrito a um cliente.

    Logo, o caso apresentado acima se refere a imperícia, pois o técnico de enfermagem não tem conhecimento, formação para realizar sutura.

    Resposta A

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br
  • IMPRUDÊNCIA: falta de cuidado.

    IMPERÍCIA: é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica.

  • IMPERÍCIA: FALTA DE TÉCNICA, FALTA DE CONHECIMENTO

    IMPRUDÊNCIA: IMPULSIVIDADE, IRREFLEXÃO

    NEGLIGÊNCIA: OMISSÃO