SóProvas


ID
1239715
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O efetivo desempenho, pelo servidor público, das atribuições de seu cargo, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Exercício:  Após a realização de concurso público, a aprovação, o provimento e a posse, o servidor entra em exercício. Exercício é o início efetivo do desempenho das atribuições do cargo ou da função de confiança.

    O servidor empossado tem o prazo de quinze dias para entrar em exercício (art. 15, § 1º, da Lei n. 8.112/90), contados da data da posse, sob pena de ser exonerado do cargo ou de tornar­-se sem efeito sua designação para função de confiança.

    A prova de Analista da CGU elaborada pela Esaf considerou CORRETA a assertiva: “Determinado concurso público, destinado a selecionar candidatos a cargos públicos na Administração Federal, teve seu edital publicado em 02/01/2006, com prazo de validade de um ano, prorrogável por igual período. O concurso foi homologado em 03/03/2006. Não houve prorrogação. Determinado candidato aprovado foi nomeado em 01/03/2007, respeitada a ordem de sua classificação. A posse deu­-se 30 dias depois da nomeação. O exercício ocorreu 15 dias depois da posse. Basea­do nos fatos acima narrados pode­-se dizer que a nomeação é válida”.

    Na hipótese de servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento à nova sede (art. 18 da Lei n. 8.112/90).


    Fonte: MAZZA (2014; 4 ª edição; pág. 726)

  • Letra C - § 3o À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.

  • Lei 8.112/90
    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.