SóProvas


ID
1246195
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Segundo Chiavenato, cultura organizacional é um "conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização". Quando se fala em cultura organizacional, algo que não pode faltar são palavras como hábitos, crenças, costumes, das pessoas de uma determinada empresa. Em outra definição, Elliot Jaques cita cultura como o "hábito tradicional e costumeiro de pensar e fazer as coisas, que é compartilhado em maior ou menor grau pelos seus membros e que os novos membros devem aprender e assimilar, pelo menos parcialmente para que possam ser aceitos no contexto da empresa".


  • Tido como óbvios? O que o examinador quis dizer com isso? 

  • Vanessa é algo que eu aprendi como "verdades verdadeiras", para a empresa aquilo é verdade, é a verdade DA empresa.

    Não sei se ajuda...Não tenho uma explicação mais técnica.

  • Vanessa, acho que eles são tidos como óbvios pois já fazem parte do "inconsciente coletivo" da organização. Ou seja, seus membros não os questionam mais pois já estão consolidados em seus hábitos, crenças e costumes quando a cultura é forte.

    Acabei encontrando uma outra questão por aqui que diz o mesmo com outras palavras:

    Q129690 Alguma característica de uma organização é considerada como componente da “cultura” quando é aceita como uma qualidade de “ser tomada por certa”. Além disso, esta característica pode ser uma criação dos indivíduos e grupos da organização – o elemento informal – ou é institucionalizada, sendo denominada como elemento ou cultura formal. A cultura formal pode ter como função uma função ideológica – refletir aquilo que os indivíduos e grupos que detêm o maior poder na organização consideram como certo, conforme seus próprios objetivos e interesses. Para que esta função seja exercida, os elementos da cultura oficial devem apresentar certas características. Uma dessas características é: (...)

  • Não marquei devido o termo " tido como óbvio".

    Sigamos em frente...melhor errar aqui.

  • A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.


    obs: só não precisa desse tidos como óbvios ( essas bancas inventam umas coisas rs)

  • Ronaldo Abreu, tive o mesmo entendimento que você. Obrigado aos colegas que esclareceram o termo!

  • A questão diz o seguinte: "A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:"

    No final das contas, o que a questão pede é os elementos que formam a base da cultura organizacional que nada mais é do que a base do iceberg da cultura (os elementos invisíveis e informais). 

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.


    Componentes da cultura organizacional

     

    ▪ Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas.

    ▪ Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

    ▪ Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.

  • Comentário:

    As camadas que a questão aduz são justamente os níveis da cultura organizacional descritos por Schein. Cuidado pra não achar que, por ele estar citando os níveis, vai colocar os elementos em ordem por esse critério. Nada disso, ele apenas cita que a cultura é formada por níveis e pede seus elementos, os quais estão corretamente descritos no item a), sem uma ordem específica. Os demais itens citados nas outras alternativas não se relacionam à cultura. Gabarito letra a).

    Gabarito: A

  • fiquei com receio de marcar a alternativa "A" por conta do "pressupostos básicos tidos como óbvios;"

    mas o gabarito é a "A" mesmo.

    A-valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios;