SóProvas


ID
1246216
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança, entendida como a capacidade de um indivíduo influenciar outros com base em suas habilidades ou personalidade, é uma característica bastante estudada no campo da administração e almejada pela maioria dos profissionais em cargos administrativos. Diversas teorias já foram propostas para buscar o entendimento de liderança. Nesse contexto, a “Teoria da liderança transformacional” destaca-se ao focar suas análises e propostas no tipo de recompensa oferecida pelo líder, em vez de analisar os comportamentos dos lideres com os seus subordinados. A teoria considera a existência de dois tipos de líderes, o transacional e o transformacional, sobre os quais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. RIBAS e SALIM (2013, pág. 172): 

    Liderança transacional

      O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado.

      Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.

      Liderança transformacional

      Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carism

  • Liderança Transacional: O líder se basia na troca de recompensa para a conquista dos objetivos, sendo também considerado como NEGOCIADOR e CALCULISTA.

  • A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    através da influência idealizada (carisma), da inspiração, da estimulação intelectual ou da consideração individualizada permite que os ‘subordinados’ ultrapassem os seus próprios interesses.

    Eleva os ideais e o nível de maturidade [dos subordinados], bem como as necessidades de realização, de autoatualização e o bem-estar dos indivíduos, da organização e da sociedade.” (Bass). Popper & Mayseless têm um nível de análise diferente no estudo do processo transformacional, centrando-se na estrutura psicológica dos líderes transformacionais.

    LIDERANÇA TRANSACIONAL

    A ideia fundamental que sustenta a liderança transacional é o processo associado ao reconhecimento dos desempenhos alcançados. As necessidades e desejos dos subordinados são satisfeitas e reconhecidas se os subordinados desenvolverem o esforço necessário para realizar a tarefa.

    “A liderança transacional refere-se à relação de troca entre o líder e os subordinados para responder aos seus próprios interesses” (Bass). Este tipo de motivação fornece energia e orienta as pessoas para a realização das tarefas atribuídas.

    Fonte :http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/967/10/20686_ulsd057394_td_parte2_11.pdf

  • Líder transformacional seria uma espécie de independencia dos subordinados ao atingir seus objetivos e o líder transacional seria a relação de troca entre liderados e líder (há dependencia). Resposta C

  • Letra C

     

    Resumo : Transacionais são baseadas na AUTORIDADE, recompensando esforços e desempenho dos colaboradores

                  - troca entre líder e subordinado (alcançou a meta recebe um prêmio)

                 - Laissez-faire: Abdica das suas responsabilidades, evita tomar decisões.
     

  • qual seria o erro da Letra B?

  • Transacional (eficaz)/Transformacional(eficiente)

     

    Pode ajudar.


  • ▪ Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).

    ▪ Liderança transformacional - Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

    ▪ Liderança carismática - Esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Comentário:

    Líder transacional: A palavra que deve vir logo na sua cabeça ao analisar essa teoria é TRANSAÇÃO. Assim, o líder transacional consegue que os liderados efetivem determinados comportamentos e atinjam as metas de trabalho através do oferecimento de benefícios em troca. Dessa forma, mantém os subordinados sempre motivados ao alcance dos objetivos, pois desejam obter as recompensas.

    Líder transformacional: Nesta teoria você deve lembrar da palavra TRANSFORMAÇÃO. O líder transformacional costuma realizar uma transformação na vida das pessoas, com impacto profundo. Os liderados transcendem seus próprios limites e alcançam uma mudança brusca de comportamento. Isso tudo ocorre devido à formação de um forte vínculo líder-liderado na busca pelos objetivos, em que o líder transmite força, apoio e orientações à transformação do subordinado. Há uma verdadeira estimulação intelectual, transmissão de consideração pessoal/individualizada e da visão através de carisma. O líder transformacional desenvolve o liderado e, assim, seus liderados acabam se tornando fiéis a ele. Além disso, aqui as recompensas são do tipo emocionais, baseadas nas necessidades de estima e autorrealização dos liderados.

    Assim, a única alternativa sensata na questão é a letra c), a qual descreve o líder transacional como aquele que traça metas e propõe recompensas como meio de troca por seu alcance. As demais têm relação nenhuma com qualquer das duas abordagens.

    Gabarito: C