SóProvas


ID
1246243
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Dois servidores são aposentados por invalidez, em decorrência de acidente de serviço. O primeiro ingressou em 1999 na FUNARTE. O outro havia ingressado em 2007, em seu Quadro de Pessoal. Quanto à aposentadoria, o correto enquadramento dos casos narrados é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - CF/88. Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

    § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei; que é integral.


  • LETRA A

     

    Questão bem formulada, enriquecendo meus conhecimentos.

     

    Os dois servidores farão jus à aposentadoria integral, correspondente ao valor de sua última remuneração;

  • A emenda de 2003 tirou : paridade entre ativos e inativos , integralidade entre outros , porém isso não se aplicava a aposentadoria decorrente de causa acidentaria referente ao seu serviço , o que se aplica ao benefício integral , referente a sua última remuneração