-
Que tipo de texto é esse?
-
Na realidade esse texto não é argumentativo, tendo em vista ele não trazer o ponto de vista do autor, mas sim uma teoria já existente, ou seja o texto é uma Dissertação Expositiva
A Dissertação Expositiva apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia idéias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.
Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
Resposta: C
Força!
E,
VAMO QUE VAMO!
-
Ao meu ver é um texto argumentativo sim. O autor utiliza a fala de outras pessoas para sustentar e justificar o seu ponto de vista, que no caso é que homens e mulheres têm falhas ao volante mas que o machismo no trânsito não é justificável uma vez que as mulheres são apontadas como aquelas que produzem menos acidentes.
-
Mas o texto não é narrativo, pois não se caracteriza uma, sequência de acontecimentos e fatos (história).
-
TEXTO INFORMATIVO-ARGUMENTATIVO
-
Não concordo com a última ser considerada Verdadeira. A afirmação "Os homens dirigem embriagados, abusam da velocidade e andam colados ao veículo da frente." não está clara no texto, o texto apenas refere a isso o fato dos acidentes causados pelos homens, mas a firmação dá uma idéa que todos os homens fazem isso. Não concordo.
-
Questão feita por uma (Ou um) feminista? Hahahaha
Resposta: Letra C.
-
O erro da 1ª afirmativa está em dizer que o texto é narrativo, o qual considero dissertativo argumentativo por evocar o leitor à reflexão quanto ao machismo no trânsito, fornecendo dados que confirmam o seu ponto de vista.
-
-
Questão mal elaborada e deixa dúvidas, tendo apenas como base para uma resposta correta a 1ª alternativa. Passiva de recurso, no meu entender.
-
Segundo o texto os homens que começam a dirigir tem esse perfil restringindo a estes este fato
Não entendi a resposta
-
O comentário do Rogerio Souza me esclareceu que o texto, de fato, não se caracteriza numa sequência de acontecimentos e fatos (história), não sendo, portanto, uma narração. Agora, a última assertiva ser dada como Verdadeira foi o cúmulo do absurdo, pois o texto se refere claramente aos "homens que começam a dirigir".
-
Que absurda essa última alternativa! Isso me faz odiar interpretação e compreensão de textos!
-
Cerca de 80% das ocorrências graves são causadas por imprudência. Incluem-se aqui aquelas práticas execráveis como dirigir embriagado, abusar da velocidade e andar colado ao veículo da frente. “Esse é o comportamento típico de homens que começam a dirigir”, afirma o psicólogo Salomão Rabinovich...
Guilherme essa última está expressamente inserida no texto. Pois, na assertiva não quer saber se faz referência a quem começa ou não a dirigir. Mais, sim a afirmação do que se diz no texto.
Deus cuida de mim. E de vocês também!
-
Questão mal elaborada, mas por eliminação seria a letra C mesmo.
-
Viva a dona Maria
Na próxima vez que você, leitor do sexo masculino, disputar espaço com uma mulher no trânsito, pense duas vezes antes de soltar aquela frase machista: “Vai pra casa, dona Maria!”
Todas as outras alternativas estão fáceis de eliminar, mas nesta está complicado.
Refere-se a uma dona Maria específica ou a todas? Pelo título a apenas uma mas pelo texto refere-se a todas as mulheres que dirigem.
-
na ultima ela esta genralizando o que o texo particulariza. alguem sabe se caberia recurso?
-
Esse texto eh expositivo: abaixo um resumao:
Narração: Personagens, Enredo, Espaço...
Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...
Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...
Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)
Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)
-
TEXTO DESCRITIVO
-Transmite impressões e qualidades de objetos, pessoas, animais, lugares e até sensações e sentimentos;
-cria imagem por meio de palavras
-caracterização de um objeto, pessoa.
-Pode ser subjetivo (linguagem conotativa), Objetivo (linguagem denotativa)
TEXTO INJUNTIVO OU INSTRUCIONAL
-São textos cuja finalidade é instruir, orientar
Ex.: manual de instruções, dicas de autoajuda, receitas, cláusulas de contratos, instruções digitais, regras gramaticais
TEXTO NARRATIVO
-Enredo (conflito ou ações)
-Personagens: Protagonista(principal), Antagonista(oposição ao protagonista), Personagem secundário(é importante para a ação), Figurante (apenas ajuda)
-Narrador: Onisciente(sabe de tudo), Personagem (conhecimento limitado), Obeservador (apenas descreve os fatos na 3 pessoa)
-Espaço: físico, social, psicológico
- Tempo: Cronológico e psicológico
TEXTO DISSSERTATIVO
-Expositivo: expõe ideias, imparcial e neutro. Ex.: notícias, textos enciclopédicos e científicos
-Argumentativo: defende ideias, ponto de vista do autor, pretende persuadir o leitor, convecé-lo.
-
Na minha opinião o texto nem tem característica narrativa, nem argumentativa. Tem mais predominância de texto expositivo.
O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. No texto expositivo, esses elementos fazem com que o leitor tenha informações suficientes para compreender o assunto ou interpretar os dados