-
O KNORN da questão está no finalzinho: no âmbito da Administração Pública. A partir dessa premissa podemos excluir as alternativas: a,b,c e d.
(a) Na área privada, os gerentes podem desenhar, bem como a equipe pode ajudar na confecção das atribuições cargo. Análise e Descrição de Cargos fomentam essa atividade. Outra coisa, cada empresa vai agir de uma forma. Compete ao Gerente é uma generalização.
(b) RS. Vou rir. Quando faço prova sempre dou umas risadas com a criatividade do examinador. A previsão está expressa na Constituição (art. 37, V) desde que sejam observadas certas premissas para ocupação do cargo. A lei é aponta o dedo.
(c) Mas peraí, isso acontece na Administração Pública? As características são Organização Privada. É importante lembrar: o instituto da Ascensão fora revogado pela Lei 8.112
(d) Ô, EXAMINADOR assim não dá, assim não pode. São conceitos polares. Distintos.
-
blz que a Ascensão foi revogada mas e quanto a promoção por merecimento, por exemplo? Sei lá, a letra "C", na minha opinião, não estaria totalmente errada !
Entretanto gabarito E ( considerada a correta )
-
Promoção por merecimento não se dá por processo seletivo interno, mas sim baseia-se no conjunto de qualidades e atributos que distinguem e realçam o valor do servidor com relação aos seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos e comissões exercidos.
-
Gab. E
Guilherme, o problema da opção "C" está em dizer que "as pessoas mudam de cargo conforme processos seletivos internos."
No instituto da PROMOÇÃO, não há mudança de cargo, uma vez que, neste caso, a evolução ocorre dentro da mesma carreira.
-
GAB: E
QUESTÃO BASEADA NA OBRA DE CHIAVENATO.
" O desenho de cargo define o grau de responsabilidade ou de liberdade concedido ao ocupante: se o cargo oferece compromisso pessoal com o negócio ou com o cliente, ou se o cargo amarra o indivíduo a condições humilhantes ou a regras burocráticas. "
- Chiavenato, 2014, pág. 177
-
GABARITO: LETRA E
Um cargo é um somatório de atividades que devem ser executadas por uma pessoa, e que tem certa posição formal dentro do organograma da organização. Dessa forma, o desenho de um cargo se relaciona com a definição de quais serão as atividades desempenhadas por seu ocupante, qual será seu nível de poder e quem serão seus interlocutores. Ou seja, basicamente é a estruturação do cargo em si. Assim sendo, se relaciona com os métodos que serão utilizados para executar o trabalho e as relações de subordinação e supervisão. Portanto, ao desenhar um cargo devemos distinguir as tarefas, as atribuições e a função que passarão a compor esse cargo.
FONTE: ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNO
-
GAB E
Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
- Qual é o conteúdo do cargo: o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar;
- Quais são os métodos e os processos de trabalho: como as tarefas ou as atribuições deverão ser desempenhadas;
- Responsabilidade: a quem o ocupante do cargo deverá se reportar, isto é, quem é o seu superior imediato;
- Autoridade: quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir, isto é, quem são os seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar.
FONTE: MEUS RESUMOS