SóProvas


ID
1248085
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato, “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”. Marque a alternativa que associa corretamente a dimensão e o respectivo conceito.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, as cinco dimensões são:

    Variabilidade

    Gama de operações do trabalho ou uso de uma diversidade de equipamentos e procedimentos para tornar o cargo menos repetitivo e menos monótono. As pessoas devem utilizar ampla extensão de suas habilidades e capacidades para completar o trabalho com sucesso.

    Autonomia

    Grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho

    Significado das tarefas

    Volume do impacto reconhecível que o cargo provoca em outras pessoas e da participação de seu trabalho na atividade geral do departamento ou da organização como um todo

    Identidade com a tarefa

    Grau em que o cargo requer que a pessoa complete uma unidade integral do trabalho que lhe dê noção da totalidade, extensão e do objetivo a alcançar

    Retroação

    Grau de informação de retorno que o ocupante recebe para poder avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados

    Letra C
  • VARIEDADE: é o número de variedade de habilidades exigidas pelo cargo, que envolve:

    Intervenção de diversas habilidades e conhecimentos do ocupante Utilização de diversos equipamentos e procedimentos Execução de diversas tarefas diferentes

    Obs: não há variedade quando o cargo é seqüencial e monótono. Ex: não pode conversar com colegas, é rigidamente programado por terceiros, área de trabalho limitada pela gerência...

    AUTONOMIA: é o grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho. Ex: programar o trabalho, selecionar o equipamento que deverá utilizar e decidir que métodos ou procedimentos deverá seguir, mobilidade física ilimitada, suprimento de insumos pelo próprio ocupante.

    Obs: não há autonomia quando os métodos de trabalho são predeterminados, os intervalos de trabalho são rigidamente controlados, mobilidade física da pessoa é restrita...

    SIGNIFICADO DA TAREFA: É a noção das interdependências do cargo com os demais cargos e da participação do seu trabalho na organização. Trata-se de aumentar a noção da importância das tarefas executadas e conseqüentemente, do papel da pessoa dentro da organização. O ocupante pode distinguir o que é mais importante, o essencial e o mais relevante dentre as coisas que faz.

    Obs: não há significado da tarefa quando a pessoa recebe ordens para serem cumpridas e nenhum esclarecimento sobre sua finalidade ou objetivos de seu trabalho.

    IDENTIDADE COM A TAREFA: refere-se à responsabilidade de a pessoa efetuar uma peça de trabalho inteira ou global e poder claramente identificar os resultados de seus esforços. Cujo resultado final é um produto seu, que lhe dê a noção da totalidade e do objetivo a alcançar.

    Obs: não há identidade com a tarefa quando o ocupante executa atividades fragmentadas, seccionadas e incompletas.

    RETROAÇÃO: refere-se à informação de retorno que a pessoa recebe enquanto está trabalhando e que lhe revela como esta desempenhando sua tarefa.

    Essas cinco dimensões essenciais criam condições para que o ocupante do cargo encontre satisfação intrínseca como resultado do cumprimento da tarefa realizada e afetam intrinsecamente a qualidade dos cargos, produzem satisfação pessoal e envolvimento humano e geram maior produtividade. 

  • a) conceito de SIGNIFICADO DA TAREFA


    b) não é uma variável proposta por CHIAVENATO


    c) CERTO


    d) conceito de RETROAÇÃO


    e) conceito de AUTONOMIA


  • A) Variedade: refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca na atividade organizacional. Significado das tarefas.

    B) Permanência: diz respeito à estabilidade necessária para que a pessoa execute adequadamente o cargo. No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência, ao contrário baseia-se na contínua mudança e na revisão do cargo (Contingencial = adequação as mudanças).

    C) Identidade com as tarefas: relaciona-se com a possibilidade de a pessoa realizar integralmente uma tarefa.

    D) Autonomia: refere-se ao grau de informação que a pessoa recebe para avaliar a eficiência de seus esforços.

    Retroação.

    E) Retroação: diz respeito ao grau de independência e de critério pessoal que a pessoa tem para executar uma tarefa. Autonomia.

    Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações/Idalberto Chiavenato. - 4. ed. - Barueri, SP : Manole, 2014.

  •  “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”.