SóProvas


ID
124822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Commercio (PE) de 15/3/2010. Assinale a opção em que o trecho adaptado apresenta grafia correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra bCorrigindo as erradas:a) A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos recipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para prevenir o surto.c) A responsabilidade pela saúde pública, em última instância, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.d) O Brasil é vulnerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precariedade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.e) Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caos generalizado . Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.
  • Não marquei a b porque não tem ponto final rsrsrsr, errei.Nossa,quantos erros gramaticais que passaram batidos por mim.
  • Claudio 
    também errei pelo mesmo motivo!
    não tinha ponto final e tmbém achei que deveria ir uma vírgula após "abandonados"
    enfim, também não reparei diversos erros... 

    :(

    Só pra comentar -> "Ampla maioria"                não parece muito redundante, repetitivo?
  • a) RECIPIENTE e PREVENIR

    b) INSTÂNCIA

    c) PRECARIEDADE

    e) GENERALIZADO

  • Tá de brincadeition??!!! Sem pontuacion no fination?!

    Do que adiante fazer exercícios que nos ensinam a corrigir o incorrigível e nem da para recorrer kkkkkkkkkkkkkkk

  • galera o examinador perguntou quanto a "grafia", e nao quanto a pontuaçao. voces estao vendo pelo em ovo!!!


  • Também errei pelo ponto final que falta na b

  • Na B eu rateei quando vi "criatório" em vez de "criadouro", mas como vi erros graves nas outras, tasquei essa opção e fui feliz na escolha.

  • instânscia é lasca

  • Na b não está faltando um ponto final? Embora o examinador refira-se à grafia, na hora da prova você se depara com isso e fica com um pé atrás. Tenho para mim que foi erro de digitação do pessoal do QC, pois, a despeito da canalhisse dessa banca, ela não daria um mole desses. Simbora!

  • a)

    A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de água parada localizados dentro dos quintais dos domicílios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidadão precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto.

     b)

    No entanto, não se podem deixar em segundo plano, principalmente nas áreas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatórios do mosquito da dengue. As residências e construções abandonadas devem ser vistoriadas regularmente

     c)

    A responsabilidade pela saúde pública, em última instânscia, é dos governantes, e não do cidadão. É para isso que existem autoridades eleitas pelo povo.

     d)

    O Brasil é vunerável à ação do mosquito da dengue por uma razão simples: a precaridade das condições de vida, nos locais em que predomina o acúmulo de lixo, somada às deficiências na educação, são o cenário ideal para a multiplicação do inseto.

     e)

    Neste cenário favorável à epidemia, será preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, já vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pública e privada não têm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiológica.

  • a) recipientes, prevenir

    b) ok

    c) instância

    d) vulnerável, precariedade

    e) caos generalizado


    Todas as alternativas erradas têm dois erros. Tô procurando ainda o segundo da C hahaha