SóProvas


ID
1249120
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

É característica da Administração Pública Gerencial

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    O Caderno Mare no 01 menciona as principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública):

      • orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;

      • ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão 

      • fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, e valorização do seu trabalho técnico e político de participar, juntamente com os políticos e a sociedade, da formulação e gestão das políticas públicas;

      • separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas;

      • distinção de dois tipos de unidades descentralizadas: as Agências Executivas, que realizam atividades exclusivas de Estado, por definição monopolistas, e os serviços sociais e científicos de caráter competitivo, em que o poder de Estado não está envolvido;

      • transferência para o setor público não estatal dos serviços sociais e científicos competitivos;

      • adoção cumulativa dos mecanismos de controle social direto para controlar as unidades descentralizadas: do contrato de gestão em que os indicadores de desempenho sejam claramente definidos e os resultados medidos; e da formação de quase mercados em que ocorre a competição administrada;

      • terceirização das atividades auxiliares ou de apoio, que passam a ser licitadas competitivamente no mercado.


  • Obrigado, Vanessa; Havia marcado a letra D - devido à Administração Gerencial ter enfoque no Cidadão-Cliente ( porém, não conhecia essas demais características da Nova Gestão Pública); E a mais plausível e consoante esse documento - nem o conhecia - é a letra C.

  • A letra D não está errada, mas está incompleta... A Administração gerencial evoluiu para o que é hoje depois de ter passado por mais dois estágios; o primeiro é o MANAGERIALISM, o usuário era tido somente como um financiador ( contribuinte ) do sistema. O segundo estágio gerencial é o CONSUMERISM, o foco era na satisfação das demandas do cliente/cidadão ( o que afirma a alternativa D ), e o último e atual estágio é o PSO ( Public Service Orientation ) onde o termo cidadão ganha mais força sendo o titular da coisa pública, não tendo apenas direitos mais obrigações, como a de fiscalizar e cobrar o accountability dos gestores pelos atos praticados.  

  • FCC INOVANDO

  • espero um dia ver essas bancas de concurso fundamentarem seus gabaritos, principalmente nessa disciplina que exige muita subjetividade.

  • Questão assim deveria ser anulada, as bancas tem que acabar com esse aspecto de a mais correta entre as corretas.  B,C,D ESTÃO CORRETAS! Isso é desrespeito aos candidatos.

  • Na minha visão as duas alternativas (C e D), estão corretas e contêm características da Administração Gerencial. Entendo que a última fase da Adm Gerencial (PSO) inclui também obrigações do cidadão, e não só os direitos,. Mas ainda assim,satisfazer as demandas do cidadão é UMA característica, assim como,  ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão  é UMA das características da Adm Gerencial também. 

    Veja como o CESPE cobrou, a respeito do mesmo assunto:

    Ano: 2013

     

     

    Banca: CESPE

    Órgão: CNJ

    Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas

     

    De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das funções

     

    O que me dizem?

     

    Vamos em frente.

     

  • Resolvir a questão usando a lógica. Ora, características dizem respeito as particularidades, algo inerente. Atender a demanda dos cidadãos é objetivo. Assim, indicadores de gestão faz parte das características da administração gerencial. 

  • Como asim! Me explica essa. Fui na letra D. 

    Valeu Cristiano Rocha.

  • Gabarito: C

     

     

    Sobre a alternativa E:

    O termo "autorreferente" está ligado aos problemas ou disfunções da burocracia. Trata-se da preocupação não nas necessidades dos clientes, mas nas necessidades internas da própria burocracia.

     

    Fonte: meus resumos.

  • Realmente, a letra C e D dão uma balançada na cabeça do concurseiro. Em questões assim, não tem como não ir pelo "menos errado". No caso dessa questão, deve-se pegar o caminho do "mais específico", já que a questão quer saber de uma CARACTERÍSTICA da Administração Pública Gerencial.

     

    Bom, "utilizar indicadores de desempenho em contratos de gestão" é bem mais específico que "satisfazer as demandas do cidadão", não concordam? Utilizei esse raciocínio pra acertar.

     

    Ah, vi colega dizendo que a letra B também tava certa. Então... Meu pensamento: a APBurocrática veio cheia de regramentos, controle de processos, etc. e, mesmo assim, fazia isso na "busca do interesse público" (quando, na verdade, acabava fazendo uma verdadeira autorreferência). Aqui, a noção de interesse público é bem GERAL, não acham? O povo acabou ficando, digamos, em segundo plano. Já no modelo gerencial, tenta-se gerar uma eficiência administrativa na busca do EFETIVO interesse público, e não mais aquele faz de conta burocrático.

     

    Se estiver errado, me corrijam. Bons estudos, galerinha!

  • Adm gerencial = foco nos resultados (principal premissa)

  • A letra D (satisfazer as demandas do cidadão) é uma característica essencial no CONSUMERISM.

    Portanto, letra C descreve perfeitamente a APG.

     

     

  • De um modo geral, a Administração Pública é orientada para o cidadão, o que necessariamente não é a mesma coisa dizer que essa busca satisfazer as demandas da sociedade. Na realidade, essa é uma característica do modelo burocrático, que apenas se atém a satisfazer essas demandas sem a preocupação da efetividade do resultado alcançado. Daí, o erro da alternativa D.

     

    A alternativa A está incorreta, pois se consubstancia em característica da administração burocrática.

     

    A alternativa B está incorreta, já que apresenta a visão generalista do modelo burocrático, não se apegando a particularidades da sociedade.

     

    A alternativa C está correta. Como estratégia, o modelo gerencial serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação; o instrumento mediante o qual se faz o controle sobre os órgãos descentralizados é o contrato de gestão.

     

    Por fim, o erro da alternativa E. A expressão autorreferente significa aspectos introspectivos, internos. É dizer, a administração pública burocrática não considera o ambiente onde está inserida, tornando-se um sistema fechado sobre si mesmo.

     

    Comentário Professor Adriel Sá

  • Quanto a letra D -> satisfazer os interesses do cidadão é um OBJETIVO e não uma característica. 

  • Não tem muito o que falar dessa questão... B, C e D realmente estão corretas. Devemos nos acostumar mesmo com a filosofia da banca e tentar dar um jeito nesse tipo de questão.


    A minha lógica foi que B e D dizem praticamente a mesma coisa. Não teria como o Gabarito ser B ou D porque dessa forma a questão teria que ser anulada. Só sobrou a C, que inclusive se refere ao controle de resultados - algo bem mais específico no conceito de Adm Gerencial.