-
principio da segregacao de funcao= principio basico do sistema de controle interno que consiste na separacao de funcoes, nomeadamente de autorizacao, aprovacao, controle e contabilizacao das operacoes.
-
Complementando a Naira, conforme conceitua as NBC TA:
Segregação de funções. Atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de autorizar e registrar transações e manter a custódia dos ativos.
-
Aprovação.
-
Essa eu não sabia.
A resposta está dentro da NBC TA; Resposta: Aprovação
"Autorização e aprovação de transações e acordos significativos (ver item 14(b))"
"A21. A autorização envolve a concessão de permissão para um individuo com a autoridade apropriada (administração, responsável pela governança ou acionistas/quotistas da entidade) para que a entidade realize transações específicas em conformidade com critérios predeterminados, de julgamento ou não.
→ A aprovação envolve a aceitação por essas partes de que as transações que a entidade realizou satisfizeram os critérios com base nos quais foi concedida a autorização.
Exemplos de controle que a entidade pode ter estabelecido para
autorizar e aprovar transações e acordos significativos com partes relacionadas ou transações e acordos significativos fora do curso normal de negócios incluem:
controles de monitoramento para identificar tais transações e acordos para autorização e
aprovação;
aprovação dos termos e condições das transações e acordos pela administração,
responsáveis pela governança ou, quando aplicável, acionistas/quotistas.
Atenção com informações sobre partes relacionadas ao examinar registros ou documentos
Registros ou documentos que o auditor pode inspecionar (ver item 15)
A22. Durante a auditoria, o auditor pode inspecionar registros ou documentos que possam fornecer
informações sobre relacionamentos e transações com partes relacionadas, por exemplo: [.....] "
-
Pegadinha do caramba, a tendência da pessoa é marcar autenticidade, porque o enunciado da questão é praticamente a definição de autenticidade.
-
"Exame documental – uma das técnicas mais utilizadas no âmbito do setor público, sendo muitas vezes, por falta de conhecimento daqueles que executam o trabalho, confundida com o próprio trabalho; no exame documental, a equipe deverá observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas (AUTENTICIDADE/ VERACIDADE), se a documentação que suporta a operação contém indícios de inidoneidade (IDONEIDADE), se a transação e a documentação suporte foram por pessoas responsáveis(APROVAÇÃO) e se a operação realizada é adequada em função das atividades do órgão/entidade (NORMALIDADE);"