SóProvas


ID
1250803
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em geral, a atividade de auditoria interna governamental tem como finalidade comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados pelas unidades organizacionais e pela Companhia como um todo. Particularmente na Conab, tais trabalhos de auditoria são classificados por espécie. Quanto a essas espécies, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém se habilita em corrigir o item E?

  • Entendo que, no item E há discórdia quando o texto faz referência a "exames não previstos de fatos". Na Auditoria Especial não existe uma previsão. O que existe é a provocação externa de uma auditoria extraordinária por outrem - como a auditoria especial protocolado por certo partido no fim das eleições de 2014.

     

    Segundo DAVI BARRETO E FERNANDO GRAEFF: "objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades."

    Espero ter ajudado, abraços!

     

  • Essa parte da matéria é ingrata pq teriamos que ler todos os manuais para conhecer as classificações adotadas por cada órgão ou entidade.

  • Complementando o conhecimento.

    CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS NO SCI

    As auditorias são classificadas em:

    Auditoria de gestão: tem por objetivo emitir opinião, com vistas a certificar-se da regularidade das contas de um gestor. Verifica-se a observância da legalidade nos atos praticados; a probidade na aplicação dos dinheiros públicos; a adequada administração de valores e outros bens da União; a eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; a avaliação dos resultados operacionais e a execução dos programas de governo.

    Auditoria de acompanhamento da gestão: antecipa os trabalhos da auditoria de gestão, sendo realizada ao longo do exercício. Busca evidenciar melhorias e economias no processo, prevenindo gargalos no desempenho da instituição.

    Auditoria contábil: tem por finalidade confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras.

    Auditoria operacional ou de desempenho: objetiva avaliar as ações gerenciais e os procedimentos operacionais, das unidades ou entidades, programas, projetos, atividades, ou segmentos destes. Esse tipo de auditoria consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas administrativas e os sistemas operacionais ou informatizados.

    Auditoria especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa da autoridade competente. Classificam-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

    Fonte: Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público / Domingos Poubel de Castro. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2018. p.340

    Erro ? Chama no privado.

  • GABARITO B

    Auditoria contábil-financeira é aquela que compreende o exame in loco e (ou) a distância dos registros e documentos, e a coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos explicitados em programa de auditoria, pertinentes ao controle do patrimônio