SóProvas



Questões de Tipos de Auditoria (segundo o SFCI)


ID
70243
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No desempenho de suas atribuições, o Tribunal de Contas da União recebe, periodicamente, uma parte da documentação contábil e outros demonstrativos relativos à atuação das unidades da Administração Pública Federal sujeitas à sua jurisdição, que são apreciados sob a forma de tomadas e prestações de contas. Nesse contexto, o Tribunal realiza auditoria

Alternativas
Comentários
  • Existem seis tipos de auditoria governamental. A seguir, apenas a que contempla a questão:Auditoria de Gestão:: Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: 1. Exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; 2. Exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; 3. Verificação da existência física de bens e outros valores; 4. Verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; e 5. Verificação do cumprimento da legislação pertinente.
  • Galera,

    IN 01/2001

    Tipos: AvACOEsp

    Aval. da Gestão: ampla / diagnóstico geral; aspectos de Conformidade E Operacionais (logo, nosso gabarito);
    Acompanhamento de Gestão: controle pari passu; tempestivo; concomitante;
    Contábil: opinião sobre a adequação da contabilidade
    Operacional: opinião sobre o desempenho (4 E's)
    Especial: para fatos relevantes/incomuns; por solicitacao/determinacao de autoridade competente.

    Abs,

    SH.

ID
79771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à
administração da função de auditoria, julgue os itens que se
seguem.

Considere que a União tenha repassado vultosa quantia a um estado da Federação, com objetivo de aquisição de maquinário para uma corporação militar daquele estado, e que, após determinação do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi realizada uma auditoria que constatou irregularidades na aplicação desses recursos federais da ordem de R$ 49 milhões. Foram detectados tanto vícios na dispensa de licitação quanto inadequação dos bens adquiridos. Nessa situação hipotética, a auditoria realizada é classificada como especial, de forma indireta compartilhada.

Alternativas
Comentários
  • Por ter sido requisitada por ministro do estado, a auditoria é classificada como ESPECIAL. Porém, ela seria indireta compartilhada se tivesse sido executada pelo sistema de controle interno do poder executivo federal (os AFC's) com o auxílio de auditores do estado da Federação. Mas a questão não explicita esse segundo ponto e, por isso, a questão está ERRADA.
  • Comentário: o erro da questão é afirmar - categoricamente - que se trata de auditoria especial indireta compartilhada. Não há subsídios, no caso em pauta, com base em que se possa chegar a tal conclusão. De toda sorte, a questão é boa pois serve para relembrar alguns conceitos:

    a) auditoria especial ===> objetiva o exame de fatos ou situações considerados relevantes, de natureza incomum ou extraordinária;

    b) auditoria sob a forma indireta ===> nesse caso, há a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno. Uma de suas subdivisões é a compartilhada, quando ocorre sob coordenação do referido sistema + auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.


    Professora Ana Paula - EuVouPassar
  • Só palavras chave:

    Tipos de auditoria da CGU INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

    1.  AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: Emitir opinião -> Regularidade das contas -> contratos, convênios, acordos e ajustes.

    2.  AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO: Ao longo do processo de gestão -> tempo real -> prevenindo gargalos.

    3.  AUDITORIA OPERACIONAL:  3 E (eficiência, eficácia e economicidade) -> recomendações -> assessoramento ao gestor público.

    4.  AUDITORIA CONTÁBIL: controle do patrimônio -> princípios contábeis -> efetividade e aplicação de recursos externos = emitir uma opinião sobre a fidedignidade das DCs.

    5.  AUDITORIA ESPECIAL: natureza incomum ou extraordinária ->  determinação expressa e demais trabalhos.




    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Ela é ESPECIAL,OK, mas tem cara de ser DIRETA ( por servidores em exercício nos órgãos e unidades de SCI )

    e como disse o Rodrigo C. para ser indireta deveria informar que houve PARTICIPAÇÃO de servidores não lotados nos órgãos

  • TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:

    • Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;

    2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:

    • TEMPO REAL e ao longo do processo;
    • Evidencia melhorias e GARGALOS;

    3) AUDITORIA OPERACIONAL:

    • Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;

    4) AUDITORIA CONTÁBIL:

    • Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;

    5) AUDITORIA ESPECIAL:

    • Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;


ID
79780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a tipos de auditoria.

Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrícola federal subordinada ao Ministério da Educação, tenha constatado falhas e deficiências na área orçamentáriofinanceira, no sistema escola-fazenda e na área de recursos humanos. Nessa situação hipotética, a auditoria descrita é um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliação de programas, o que permite à equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evasão escolar em virtude da situação.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de Natureza Operacional: acompanha a avaliação a ação governamental. Possui duas modalidades.1) Auditoria de Desempenho Operacional, que examina a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia; e2) Avaliação de Programas, que apura em que medida as ações implementadas produziram os efeitos pretendidos (no caso, avaliou que a falha ocasiona aumento da evasão escolar)
  • O novo manual de Auditoria Operacional do TCU não faz mais essa distinção entre a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programa.

  • Para mim, o enunciado não fornece subsídios para que se possa definir qual o tipo de auditoria se trata.

    (...) "constatado falhas e deficiências na área orçamentário-financeira, no sistema escola-fazenda e na área de recursos humanos" (..)

    Falhas de que tipo? Legal, operacional ...?

  • Para acertar esse tipo de questão lembre-se que auditoria operacional também é chamada de auditoria de desempenho. Caro Bulldog, a pista está em "aumento da evasão escolar em virtude da situação" - tem tudo a ver com performance / desempenho.

    Resposta: Certo.


ID
141715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à classificação das auditorias no setor público e às
formas como elas podem ser realizadas, julgue os itens que se
seguem.

A auditoria de avaliação da gestão tem por finalidade emitir opinião acerca da gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.

Alternativas
Comentários
  • AUDITORIA OPERACIONAL: também chamada de Auditoria dos 3E´s (Economia, Eficiência e Eficácia). Destina-se a determinar se a organização submetida a exame e avaliação opera adequadamente. Nesse contexto, o auditor deve avaliar as operações da organização , segundo um amplo escopo de objetivos. Tem por objetivo assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades.

  • Auditoria operacional – ANOp é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Questão ERRADA

  • Na minha opnião esta questão está errada porque não existe auditoria de gestão, esta é espécie da auditoria de desempenho .

    A Auditoria de Desempenho possui duas abordagens:

    1ª - Analise da Estratégia Organizacional - Envolve, basicamente os seguintes aspectos: 

    Cumprimento da missão definida em lei;

    Adequação dos objetivos do estratégicos às prioridades de governo.

    dentre outros 

    2ª - Analise da gestão - Abrande as seguintes questões:

    Adequação da estrutura organizacional aos objetivos do órgão ou entidade;

    Uso adequado dos recursos humanos, instalações e equipamentos voltados para a produção e prestação de bens e serviços na proporção, qualidade e prazos requeridos. 

    A existência de sistemas de controles adequados, destinados a monitorar, com base em indicadores de desempenho válidos e confiáveis, aspectos ligados a economicidade, a eficiência e a economicidade.

    dentre outros

    livro do professor josé carlos

    auditoria geral e pública pg 252,

    Sds

    Victor         

  • Classificação das auditorias segundo o Controle Interno do Poder Executivo Federal - SCIPEF.

    I. Auditoria de Avaliação de Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opnião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a xecução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controle administrativo e contábil; verificação do cuprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da eecução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional ou parte dele, das unidades o entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atiidades, ou segmentos destes, com a finalidades de emitir opnião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração nagerência dos resultados, por meios de recomendações que isem aprimorar os procedimentos melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    Logo, quem EMITE OPNIÃO ACERCA DA GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE é a Auditoria Operacional e não a Auditoria de Avaliação de Gestão, como afirma o item.

  • o cespe gosta muito de tentar confundir esses dois tipos de auditoria,justamente nesse ponto,pois quem não domina completamente o conteúdo,pensa logo que quem emite opnião  acerca da gestão é a auditoria que avalia a gestão...mas tem que ter muita atenção.pois essa de avaliação da gestão é mais ampla, é ligada  ao TCU...já a operacional  visa auxilar na gerência,fornencendo recomendações,podendo se ater a um tipo de procedimento.----o segredo para diferenciar é os 3E's que o colega citou.

  • É MAIS FÁCIL IR PELAS IDEIAS-CHAVE:

    certificar a REGULARIDADE das contas,

    VERIFICAR a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes.

    Objetiva certificar a regularidade (ou não) das contas 

    dar a correta CONFORMIDADE às ações do órgão.


ID
141721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à classificação das auditorias no setor público e às
formas como elas podem ser realizadas, julgue os itens que se
seguem.

A auditoria realizada para atender a determinação expressa da autoridade competente é denominada auditoria especial.

Alternativas
Comentários
  • É um dos tipos de Auditoria da IN 01-2001 transcrita abaixo:

    "V.Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades." (grifo meu)

     

  • Entendo que o enunciado da questão está incompleto, por isso está errado.
    Para ser auditoria especial não basta ser determinaçao  expressa da autoridade competente, os fatos ou situações devem ser relevantes e de natureza  incomum  ou extraordinária.
  • Sr. José Maria a Banca em questão ela tem esse perfil, e a questão em pauta não requer recursos ou anulações, Ex: João gosta de bolo de milho, macaxeira e mole.E coloco uma questão afirmando que João gosta de bolo de milho, para você gabaritar tem que colocar CERTO, não é o fato da omissão dos demais bolos que está passível a questão de recursos ou anulações. 

    Força e fé!

     

     


ID
333697
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A auditoria

Alternativas
Comentários
  • Auditoria na Área Contábil é a auditoria realizada junto a área contábil tem por objetivo identificar a adequação dos registros e procedimentos levados a efeito na empresa, a qualidade dos controles internos existentes, a observação das normas e regulamentos traçados pela administração, bem como a avaliação da correta aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. 

    O objetivo da Auditoria na Área Operacional é assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se a organização, departamento, sistemas, funções, operações e programas auditados estão atingindo os objetivos propostos com identificação de falhas e irregularidades no sistema operacional.

    A Auditoria Interna em nível gestão desempenha suas atividades participando de reuniões de diretoria, comitês operacional-financeiros, grupos envolvidos com projetos de qualidade total, etc. Trabalha em nível de planejamento estratégico, tático e no processo decisório decorrente da aplicação de sistemas, políticas, critérios e procedimentos.

    A Auditoria de Sistemas Informatizados teve sua aplicação tão ampliada com o passar dos anos, que hoje é quase impossível imaginar uma entidade sem ela. Instituições financeiras, indústrias, comércio, serviços, tudo está estruturado em nível de controles sobre os sistemas informatizados.

    resposta: A


  • Letra A)   correta  : Auditoria de Acompanhamento de Gestão (melhorando a resposta)
    Realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    Letra B) errada: é a Auditoria Contábil

    Letra C) errada:  o correto é Auditoria Operacional

    Letra D) errada: aqui é Auditoria Especial

    Letra E) errada: neste caso é Auditoria de Avaliação e Gestão
  • Segundo o livro do Barreto e Graeff - 2011
    Sao classificadas, as auditorias, segundo seus objetivos:
    Auditoria das Demonstraçoes contábeis (auditoria financeira) - emitir uma opiniao sobre a adequeçao das DC de uma entidade
    Auditoria de Conformidade (auditoria de compliance) - avaliar se as atividades de uma entidade, sejam elas financeiras ou operacionais, obedecem a regras ou regulamentos previamente estabelecidos.
    Auditoria Operacional ( auditoria de gestao ou desempenho) - avaliar a eficiencia e eficacia das atividades operacionais de uma entidade.
    Ja Auditoria GOVERNAMENTAL - essa sim é dividida em:
    Auditoria de avaliaçao de Gestao
    Auditoria de Acompanhamento da Gestao
    Auditoria Operacional
    Auditoria Especial
  • A auditoria classifica-se em:
     
    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.
     
    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
     
    III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
     
    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Este tipo de procedimento auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados.
     
    V. Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.


ID
333700
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Uma auditoria foi realizada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos Centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Essa modalidade de auditoria é denominada pela Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno no 1/2001 de

Alternativas
Comentários
  • As auditorias serão executadas das seguintes formas :
    I. Direta– trata-se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em:
    a) centralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nos Órgão Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    b) descentralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    c) integrada – executada conjuntamente por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
     
    II. Indireta– trata-se das atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada.
    a) compartilhada – coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privada.
    b) terceirizada – executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa.
     
    III. Simplificada– trata-se das atividades de auditoria realizadas, por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sobre informações obtidas por meio de exame de processos e por meio eletrônico, específico das unidades ou entidades federais, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão. Essa forma de execução de auditoria pressupõe a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle.
    Resposta: "d"

ID
605026
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A verificação da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, no âmbito do Sistema de Controle Interno Federal, é um dos objetivos da auditoria

Alternativas
Comentários
  • IN SCI 01/2001 (pag 32)

    Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a
    certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.


ID
633064
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca da auditoria de conformidade, é mais importante para o auditor o exame do (a):

Alternativas
Comentários
  • A auditoria de conformidade é aquela na qual o auditor toma como parâmetros primordiais para sua avaliação critérios de legalidade e legitimidade.
  • Gente achei um resuminho bacana:

    AUDITORIA DE CONFORMIDADE: O QUE É?

    O termo “Conformidade”, empregado no contexto da auditoria governamental, deverá ser tomado como sinônimo de adequabilidadecompatibilidade. Mas questiona-se: adequado em relação a quê? Respondemos: adequado em relação a algumas variáveis. E que variáveis são essas? Bem, há diversas delas. Relacionemos algumas:
    - doutrina;
    - pareceres;
    - portarias;
    - resoluções;
    - súmulas;
    - decretos;
    - leis;
    - medidas provisórias;
    - editais;
    - acórdãos.
    Portanto, quando falamos em Auditoria de Conformidade estamos nos referindo a uma modalidade de fiscalização que procura fazer um paralelo entre a situação fática encontrada no ambiente dos órgãos e entidades públicos e os diversos comandos normativos regedores desta mesma situação fática. O objetivo é avaliar a adequabilidade (ou não) entre uma e outra. Em outras palavras, procura-se concluir se determinada tarefa ou atividade está sendo realizada obedecendo ao ordenamento jurídico pertinente. Esse ordenamento jurídico poderá assumir qualquer uma das normas enumeradas acima. De certa maneira, essa forma de atuar é um tanto quanto fria no sentido de que a análise assim levada a efeito desgarra-se, quase sempre, de concepções subjetivas e ampara-se nos comandos normativos. Prevalece, portanto, a vontade normativa que, na quase totalidade das vezes, não leva em consideração particularidades inerentes ao processo de administrar e que, em algumas situações, são os responsáveis pelas falhas e irregularidades encontradas.
    O Tribunal de Contas da União define Auditoria de Conformidade como sendo o Instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial[1].
    O modelo de Auditoria de Conformidade atualmente adotado pelo Tribunal inspirou-se em modelos de fiscalizações existentes em outros países, notadamente o Canadá e o Reino Unido, com prevalência para este último. É que há quinze anos atrás o Tribunal iniciou um movimento no sentido de procurar adaptar seus instrumentos de fiscalização às modernas técnicas utilizadas nos países do primeiro mundo. Nesse período, o Tribunal ajustou  convênios de cooperação com importantes Entidades de Fiscalização Superiores, a exemplo do National Audit Office da Grã-Bretanha. O objetivo foi reformular inteiramente a forma de fiscalizar até então praticada pelo Órgão.
    No âmbito do TCU a estrutura da Auditoria de Conformidade assenta-se em quatro pilares:
    ·         padrões de planejamento
    ·         padrões de execução
    ·         padrões de elaboração do relatório
    ·         padrões de controle de qualidade

    por 
    fonte: http://alipiofilho.blogspot.com.br/2011/08/auditoria-de-conformidade-o-que-e.html
  • Eficácia, economicidade, eficiência e desempenho são relacionados à Auditoria Operacional. 

    Assim, só sobra a letra B, a legitimidade. 

    Vale mencionar que, na ACONF, a avaliação de legitimidade verificará a observância aos princípios gerais que regem a gestão financeira responsável e a conduta de agentes públicos.

    Resposta: B


ID
669082
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que tem por objetivo emitir opinião sobre a regularidade das contas e verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes e a probidade na aplicação do dinheiro público ou na guarda ou administração de valores e bens da União é denominada, na Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno nº 1/2001, auditoria

Alternativas
Comentários
  • I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a
    certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência  dos sistemas de controles administrativo e contábil;
    verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão
    III. Auditoria Contábil
    IV. Auditoria Operacional
    V. Auditoria Especial
    Fonte:
    http://www.cgu.gov.br/legislacao/arquivos/instrucoesnormativas/in01_06abr2001.pdf
  • Auditoria de avaliação da gestão: Esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução dos contratos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bensda União ou a Ela confiados.
  • 4. Auditoria Governamental

     – Constitui-se a Auditoria Governamental

    no conjunto de técnicas e procedimentos desenvolvidos com vistas a

    avaliar a aplicação e gestão dos recursos públicos por parte das

    entidades integrantes da administração pública direta e indireta, assim

    como das entidades de direito privado que administrem recursos

    públicos.

  • A) AUDITORIA OPERACIONAL: Consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.

    B)Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente

    C) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    D) AUDITORIA CONTÁBIL: Compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações,mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    E) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO: Realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.



  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva EMITIR OPINIÃO com vistas a certificar a regularidade das contas Q1716783

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao LONGO DOS PROCESSOS de gestão, com o objetivo de se ATUAR EM TEMPO REAL Q19142 / Q790299 / Q1290336

     Auditoria Contábil: compreende o EXAME DOS REGISTROS e DOCUMENTOS e na coleta de 

    informações e confirmações Q707581 - ALÉM DISSO objetiva obter elementos comprobatórios, suficientes Q1287634

    Auditoria Operacional: consiste em AVALIAR as AÇÕES GERENCIAIS e os procedimentos relacionados ao processo operacional Q223157 / Q16135

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou SITUAÇÕES consideradas relevantes, de natureza INCOMUM ou EXTRAORDINÁRIA Q708761 / Q878529 / Q418434


ID
669085
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno nº 1/2001, a auditoria que é executada exclusivamente por servidores em exercício no órgão central ou nos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno da União é denominada auditoria

Alternativas
Comentários
  • 6. As auditorias serão executadas das seguintes formas:
    I. Direta – trata-se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em:
    a) centralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nos Órgão Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    b) descentralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    c) integrada – executada conjuntamente por servidores  em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do  Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
    Resposta Letra E Direta Centralizada
    Fonte:
    http://www.cgu.gov.br/legislacao/arquivos/instrucoesnormativas/in01_06abr2001.pdf
  • GABARITO E

    Executada EXCLUSIVAMENTE POR SERVIDOR em exercício no :

    ☆ ÓRGÃO CENTRAL;

    ☆ OU SETORIAL DO SCI (SISTEMA DE CONTROLE INTERNO).

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    De acordo com a IN nº01/SFCI/2001, as auditorias podem ser executadas de forma direta  (centralizada, descentralizada ou integrada), indireta (compartilhada ou terceirizada) e simplificada. O enunciado traz a literalidade da auditoria direta/centralizada. Vejamos: 

    6. As auditorias serão executadas das seguintes formas: 

    I. Direta – trata-se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em: 

    a) centralizada executada exclusivamente por servidores em exercício nos Órgão Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. 

    b) descentralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. 

    c) integrada  executada conjuntamente por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. 

    II. Indireta [...] 

    III. Simplificada [...]. 


ID
669478
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial é denominada auditoria

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D
    Fonte: http://www.controlepublico.org.br/files/Proposta-de-Anteprojeto-NAGs_24-11.pdf
    AUDITORIA OPERACIONAL: exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos,
    ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.
  • Correta a letra D.
    "Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Este tipo de procedimento auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados."

    Fonte: INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001 - p. 32.
    Disponível em: http://www.cgu.gov.br/legislacao/arquivos/instrucoesnormativas/in01_06abr2001.pdf
  • a) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO: Realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    b) Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

    c) AUDITORIA CONTÁBIL: Compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações,mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto

    d) CORRETO.

    e) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados. 

  • Os conceitos são estranhos porque são trocados. Dica pra nunca mais errar:


    Se tiver escrito "emitir opinião sobre a gestão quanto aos aspectos dos três E" é operacional


    Se tiver escrito "Verificar execução de contrato" é de gestão.


    É meio dorgas isso ai, porque execução de contrato é uma atividade operacional, mas aceita como certo e segue adiante.

  • mesmo argumento da questão anterior. Aprendemos que, de acordo com a NAG 1000, a auditoria Operacional é o exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.

              Lembrem-se que quando falamos nos “Es” da administração pública (eficiência, eficácia, efetividade, economicidade), estamos falando da auditoria operacional.

    Gabarito: alternativa D

  • GABARITO D

    Auditoria Operacional.


ID
704692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o  item  subsequente , a respeito de noções básicas de auditoria no setor público.


A auditoria de gestão deve examinar e avaliar os sistemas políticos, os critérios e procedimentos utilizados pela entidade auditada na área de planejamento estratégico e tático e, principalmente, no processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria de gestão objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajuste, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.
  • Essa definicao  de auditoria de gestao esta em alguma lei ou doutrina?

    Estou estudando por um material com a seguintes definicoes:

    I)Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.
      II) Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    E isso nao parece incluir a avaliaçao dos sistemas politicos.
  • Compartilho informações obtidas na internet, em 24/08/2013, em: http://www.pontodosconcursos.com.br/cursosforumdemo.asp?idAula=25065&idTurma=2792
      "[...] questão foi elaborada pela ESAF com base na doutrina [...]
    Segundo Sergio Jund, dentre as várias modalidades de auditoria nas empresas, existem a auditoria de gestão e a auditoria operacional. Para o autor, a auditoria de gestão cumpre o exame e a avaliação sobre sistemas políticos, critérios e procedimentos utilizados pela empresa na sua área de planejamento estratégico, tático e, principalmente, no processo decisório.

    Nesse sentido, o objetivo da auditoria de gestão é assessorar a administração quanto:

    a) à adequação, eficácia e eficiência do desempenho da empresa, no tocante às suas funções de planejamento estratégico e tático;

    b) ao atingimento dos resultados em relação aos objetivos e planos estabelecidos e às alternativas disponíveis;

    c) à qualidade e viabilidade dos planos, orçamentos e das politicas e diretrizes com alcance a todos os níveis gerenciais;

    d) ao estudo de alternativas estratégicas e táticas; e

    e) aos estudos de reestruturação e qualidade global da empresa.

      Essa definição de AUDITORIA DE GESTÃO de Jund, para outros autores, seria a AUDITORIA DE QUALIDADE."
  • Que bizarro. Compartilho da indagação do Ricardo. Alguém?

  • É MAIS FÁCIL IR PELAS PALAVRAS-CHAVE

    economicidade, eficiência, efetividade e eficácia dos resultados

    avaliação sobre sistemas políticos,

    critérios e procedimentos utilizados pela empresa na sua área de planejamento estratégico, tático e no processo decisório.

  • Gabarito: C


ID
708823
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria do setor governamental que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação do dinheiro público e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, é denominada auditoria:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


    Tipos de Auditoria Governamental

    - Auditoria de avaliação da gestão: objetiva emitir opinião com vistas a certificar regularidade das contas, verificar a execução dos contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    - Auditoria de Acompanhamento de Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho de sua missão institucional.

    - Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    - Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidade da administração pública federal, programa de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir sua opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.

    - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.


    Fonte: Auditoria Privada e Governamental - Claudenir Brito e Rodrigo Fontenelle
  • Segundo a IN n°01/SCI/CGU, Seção II – Auditoria, Item 5 – I, a Auditoria de Avaliação da Gestão é um tipo de auditoria que objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos. Questão extraída literalmente dessa norma. Portanto, afirmativa certa. Prof Tonyvan de Carvalho


ID
1019701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação à atividade de auditoria no setor público, julgue os itens a seguir.

A auditoria interna visa agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento de processos, gestão e controles, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades.

Alternativas
Comentários
  • Fontenele, 2013:


    3.3. Funções da Auditoria Interna

    Como vimos, o papel da Auditoria Interna é auxiliar a administração da entidade no

    cumprimento de seus objetivos. Para tanto, tem exercido a importante função de identificar

    oportunidades e estratégias para minimizar os riscos inerentes à atividade da organização a

    qual faz parte.

    É elemento-chave na avaliação e na sugestão de melhorias nos processos, sendo eficiente

    suporte na gestão empresarial.

    Outro ponto de destaque na NBC TI 01 é que a norma afirma que “A Auditoria Interna é

    exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado”.

    Dessa forma, deixa claro que não se limita a discutir conceitos exclusivos do setor privado,

    incluindo as pessoas jurídicas de direito público.

    Sobre a finalidade da Auditoria Interna, a NBC TI 01 a coloca da seguinte forma: “agregar

    valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos

    processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para

    as não conformidades apontadas nos relatórios”.



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1039159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à auditoria no setor público federal, julgue os itens que se seguem.

O relatório de auditoria de recursos externos deve ser elaborado pelo organismo internacional contratante e encaminhado à Controladoria-Geral da União e às unidades setoriais e regionais do Sistema de Controle Interno.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

     Conforme a IN SFC/MF 01/2001, esse tipo de auditoria é denominada auditoria contábil e o relatório é emitido pelo próprio sistema de controle interno e não pelo organismo internacional.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aft-prova-de-auditoria-comentada/
  • IN SFC/MF 01/2001:

    4. O Relatório é o documento que reflete os resultados dos exames efetuados pelo Sistema de Controle Interno. Os principais relatórios produzidos pelo Sistema de Controle Interno são:

    V. Relatório de Auditoria de Recursos Externos;

    a) Origem: SFC/MF, Órgãos/Unidades Setoriais e Unidades Regionais do Sistema de Controle Interno.

    b) Destinatários: Ministro de Estado ou autoridade equivalente; dirigente de órgão/entidade auditado, Órgão ou Entidade executora / Tomadora de Empréstimo, Organismo Internacional contratante.

    "O relatório de auditoria de recursos externos deve ser elaborado pelo organismo internacional contratante e encaminhado à Controladoria-Geral da União e às unidades setoriais e regionais do Sistema de Controle Interno."

    1º erro: "deve", o certo é "pode ser elaborado".

    2º erro: "às unidades setoriais e regionais", correto é "Órgãos Setoriais, Unidades Setoriais e Unidades Regionais".


  • Segundo a definição da IN 01/01, a auditoria contábil citada na questão objetiva obter elementos comprobatórioa suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Ou seja, quem elabora o relatório não é o organismo internacional, mas sim o Sistema de Controle interno.

     

    Prof Claudenir Brito - Estratégia - AFT2017
     

    GABARITO: ERRADO
     


ID
1069135
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo a IN/SFC nº 01/2001, o conceito de Auditoria de Avaliação da Gestão

Alternativas
Comentários
  • a)  (Auditoria de acompanhamento da gestão)

    b)  (Auditoria contábil)

    c) (Auditoria operacional)

    d) (Auditoria especial)

    e) Auditoria da gestão  (Resposta)


    até mais!

    ;)



ID
1069366
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Quando a auditoria governamental é realizada sob a coordenação do órgão central de controle com a utilização de auditores do próprio órgão e auditores das unidades regionais, ela é denominada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Integrada.

  • Araceles. Erro da letra A

    O sujeito "aumento de produção e de consumo" é determinado simples, cujo núcleo é singular, por isso o predicado deveria se flexionar no singular: está garantido.

    Para o predicado estar no plural, o sujeito deveria ser composto:

    o aumento de produção e o de consumo estão garantidos.

    aumento de produção e o aumento de consumo estão garantidos.

  • na letra A tem-se um travessão seguido de virgula


ID
1069369
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que tem, entre outros aspectos, a análise da realização físico-financeira em face de objetivos e metas estabelecidos, a análise da adequação dos instrumentos de gestão para a consecução dos planos e a verificação da documentação instrutiva e comprobatória denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    De programas

  • Gestão: Aplicação dos recursos x parametros definidos.

    Programas: Realizada ao longo do processo de gestão

    Operacional: Eficiencia, eficácia, economicidade e efetividade

    Contábil: Adequação e fidedignidade das demonstrações contábeis.

    Sistemas: Avalia os sistemas informatizados de controle interno.

    Qualidade: Avalia a qualidade do uso dos recursos da entidade.

    Integral: Avalia os controles, processos e sistemas utilizados para gerenciar os recursos da organização.

    Especial: Avalia as ocorrencias imprevistas.


ID
1069372
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que tem como objetivo permitir a formação de uma opinião mais concreta sobre o desempenho gerencial dos administradores públicos, valendo-se de critérios tais como liderança e planejamento estratégico, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • B. Auditoria de Qualidade.

  • Gestão: Aplicação dos recursos x parametros definidos.

    Programas: Realizada ao longo do processo de gestão

    Operacional: Eficiencia, eficácia, economicidade e efetividade

    Contábil: Adequação e fidedignidade das demonstrações contábeis.

    Sistemas: Avalia os sistemas informatizados de controle interno.

    Qualidade: Avalia a qualidade do uso dos recursos da entidade.

    Integral: Avalia os controles, processos e sistemas utilizados para gerenciar os recursos da organização.

    Especial: Avalia as ocorrencias imprevistas.

  • Gabarito: B.

    Auditoria de Qualidade---->Avalia a qualidade do uso dos recursos da entidade.

    Macete: opinião é qualitativa, logo trata-se de Auditoria de Qualidade.


ID
1096276
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de São Caetano do Sul - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a Secretária Federal de Controle Interno, a auditoria é o conjunto de técnicas que visa a avaliar a gestão pública, pelos ______________________, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.

Preencha a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual do Sistema de Controle Interno dos órgãos do Poder Executivo Federal (IN SFC n.º 01/2007):
     A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. 


ID
1250803
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em geral, a atividade de auditoria interna governamental tem como finalidade comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados pelas unidades organizacionais e pela Companhia como um todo. Particularmente na Conab, tais trabalhos de auditoria são classificados por espécie. Quanto a essas espécies, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém se habilita em corrigir o item E?

  • Entendo que, no item E há discórdia quando o texto faz referência a "exames não previstos de fatos". Na Auditoria Especial não existe uma previsão. O que existe é a provocação externa de uma auditoria extraordinária por outrem - como a auditoria especial protocolado por certo partido no fim das eleições de 2014.

     

    Segundo DAVI BARRETO E FERNANDO GRAEFF: "objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades."

    Espero ter ajudado, abraços!

     

  • Essa parte da matéria é ingrata pq teriamos que ler todos os manuais para conhecer as classificações adotadas por cada órgão ou entidade.

  • Complementando o conhecimento.

    CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS NO SCI

    As auditorias são classificadas em:

    Auditoria de gestão: tem por objetivo emitir opinião, com vistas a certificar-se da regularidade das contas de um gestor. Verifica-se a observância da legalidade nos atos praticados; a probidade na aplicação dos dinheiros públicos; a adequada administração de valores e outros bens da União; a eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; a avaliação dos resultados operacionais e a execução dos programas de governo.

    Auditoria de acompanhamento da gestão: antecipa os trabalhos da auditoria de gestão, sendo realizada ao longo do exercício. Busca evidenciar melhorias e economias no processo, prevenindo gargalos no desempenho da instituição.

    Auditoria contábil: tem por finalidade confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras.

    Auditoria operacional ou de desempenho: objetiva avaliar as ações gerenciais e os procedimentos operacionais, das unidades ou entidades, programas, projetos, atividades, ou segmentos destes. Esse tipo de auditoria consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas administrativas e os sistemas operacionais ou informatizados.

    Auditoria especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa da autoridade competente. Classificam-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

    Fonte: Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público / Domingos Poubel de Castro. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2018. p.340

    Erro ? Chama no privado.

  • GABARITO B

    Auditoria contábil-financeira é aquela que compreende o exame in loco e (ou) a distância dos registros e documentos, e a coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos explicitados em programa de auditoria, pertinentes ao controle do patrimônio


ID
1258096
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Correlacione as auditorias aos seus respectivos objetivos, de acordo com a classificação prevista na Instrução Norma­tiva n° 01/2001, da Secretaria Federal de Controle Interno, e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

                              AUDITORIA

I - AUDITORIA CONTÁBIL
II - AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO
III- AUDITORIA OPERACIONAL
IV - AUDITORIA ESPECIAL
V - AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO

                              OBJETIVOS

( ) Objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.
  
( ) Tem por objetivo emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

( ) Tem por objeto verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.
  
( ) Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados. 


( ) Tem por objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

Alternativas
Comentários
  • Tempo real=acompanhamento da gestão

ID
1312708
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Normas de Auditoria Governamental
A verificação realizada em entidades da Administração Direta e Indireta em função, subfunção, programas e ações é denominada auditoria

Alternativas
Comentários
  • A auditoria governamental é o exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno.


ID
1329562
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assim como as empresas privadas, as entidades governamentais estão sujeitas à auditoria. As responsáveis por esse trabalho são as Entidades Fiscalizadoras Superiores, que executam auditoria em todas as organizações públicas. Sobre o tema, leia as descrições a seguir:

"Tem como objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas públicas." "O exame das peças que instruem processos de tomada ou prestação de contas e a verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativos e contábeis estão entre suas atribuições."

As descrições acima se referem a um dos tipos de auditoria governamental existentes. Qual?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Auditoria de Avaliação e Gestão.
  • Aqui tem um bom resumo sobre cada tipo de auditoria governamental: http://nupecon.face.ufg.br/up/383/o/TiposdeAuditGovernamental.pdf?1348932510

  • 5. A auditoria classifica-se em: I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.


ID
1375615
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Para atingir as finalidades constitucionais, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal exerce atividades mediante a utilização de técnicas de controle denominadas de

Alternativas
Comentários
  • AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO

  • Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal - (MINISTÉRIO DA FAZENDA)

    INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001  →"Define  diretrizes,  princípios,  conceitos  e  aprova  normas
    técnicas  para  a  atuação  do  Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal.  "

    [...]

    "CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLE NO
    SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL
     
    Seção I – Técnicas de Controle
     
    1.  As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas
    mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos
    que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes:  
     
    a) auditoria;  e
    b) fiscalização


    2.[...]"


    * Não confunda com "instrumentos de controle" ou "Princípios de Controle" ou "Componentes do Controle segundo COSO".


    Resposta. "D"


  • É interessante perceber que  técnicas de controle do Sistema de Controle Interno são: auditoria; fiscalização (o que torna a alternativa D correta); Porém, se a questão perguntasse quais são técnicas de controle utilizadas na auditoria:  testes de observância e substantivos estariam corretos. Então a alternativa C estaria correta. Lembrar então:  técnicas de controle do Sistema de Controle Interno DIFERENTE de técnicas de controle de auditoria. Espero ter ajudado!

ID
1375618
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com o objetivo de emitir opinião acerca da regularidade das contas, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realiza exames sobre a prestação de contas anual apresentada por entidades públicas. Para alcançar tal objetivo, a auditoria realizada é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Formas de se evidenciar o tipo de auditoria:

    Auditoria de Avaliação de gestão: regularidade das contas, verificar a exatidão dos contratos, probidade na aplicação do dinheiro público.

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: atuar em tempo real, atos efetivos, efeitos potenciais positivos ou negativos.

    Auditoria Operacional: aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, aumentar a responsabilidade gerencial.

    Auditoria Contábil: avalia componentes das demonstrações financeiras, adequação dos registros, procedimentos contábeis.

    Auditoria Especial: situações consideradas relevantes, natureza incomum ou extraordinária.

    Bons estudos.

  • IN 01/2001

     

    I.  Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo deauditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dossistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

     

    II.  Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o
    objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de
    uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou
    prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.


    III.  Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e
    confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma
    unidade, entidade ou projeto.

     

    IV.  Auditoria Operacional: consiste em avaliar as açõesgerenciais e os procedimentos relacionados ao
    processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal,
    programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião
    sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a
    administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os
    procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

     

    V.  Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza
    incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade
    competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de
    atividades.


ID
1459540
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. Assim, pode-se afirmar que as técnicas de controle são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - IN 01/2001 CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLE NO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Seção I – Técnicas de Controle 1. As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes: a) auditoria; e b) fiscalização

  • Resposta: Letra D

    Onde estão descritas as técnicas de controle do Sistema de Controle Interno do P. Executivo Federal ?

    Na lei  Lei 10.180, de 6 de fevereiro de 2001 que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

    Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização

    Também iremos encontrar a resposta na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 09 DE JUNHO DE 2017 que aprova o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal e revoga a antiga Instrução Normativa SFC/MF nº 01, de 06 de abril de 2001.

    Erros? Chama no Privado.

  • Resposta Letra D

    a auditoria visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais; e

    a fiscalização visa comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, se atende às necessidades para as quais foi definido, se guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

    Erros? Chama no Privado.


ID
1468534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação a auditoria governamental, controle interno e normas de auditoria, julgue o item a seguir.

Uma auditoria para avaliar denúncia de irregularidade de natureza contábil em uma instituição financeira pública insere-se no campo das auditorias de regularidade.

Alternativas
Comentários
  • 26 Uma auditoria para avaliar denúncia de irregularidade de natureza contábil em uma instituição financeira pública insere-se no campo das auditorias de regularidade.

    Comentários:

    Segundo as Normas de Auditoria, as auditorias de regularidade objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

    Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

    Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-cge-pi-prova-comentada/

    Bons estudos ;)

  • Definição de Auditoria de regularidade contida na NGA 1000:
    1102.1.1 – AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião.
    Bons estudos!

  • Regularidade = conformidade + contabilidade

  • Para apurar denúncias não seria uma inspeção ao invés de auditoria?

  • 1 – Auditoria Privada: realizada no âmbito das empresas privadas, e podemos subdividi-la em Auditoria Interna e Auditoria Externa.


    2 - Auditoria Governamental: conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério.


    3 - Auditoria Tributária/Fiscal: realizada pelo Governo sobre o patrimônio privado com a finalidade de identificar e corrigir as atitudes contributivas, principalmente nas áreas de impostos, taxas e contribuições (INSS, FGTS, IR, etc).


    4 - Auditoria de Gestão Pública: realizada pelo Estado visando ao controle de sua gestão, observando, além dos princípios de auditoria geral, aqueles que norteiam a Administração Pública: moralidade, publicidade, impessoalidade, economicidade e eficiência.


    5 - Auditoria de conformidade ou de regularidade: é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal de Contas para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.


    6 - Auditoria operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar procedimentos.


    7 - Auditoria de demonstrações contábeis: é o principal trabalho da Auditoria Externa ou independente, sendo realizada por auditores que não fazem parte da estrutura da empresa, por profissional independente, sem ligação com os quadros da empresa, tendo sua atuação regulada por contrato de serviços.


    8 - Auditoria de sistemas financeiros: tem como foco determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada de acordo com o marco regulatório e a estrutura de relatório financeiro aplicável.


    9 – Atividades de estudo e consultoria: atividade de aconselhamento e serviços relacionados ao cliente, cuja natureza e amplitude sejam com ele acordados e que se destinem a adicionar valor e melhorar as operações da organização.

  • de acordo com a definição de Auditoria de regularidade contida na NGA 1000, é o exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião.

    A auditoria de regularidade pode ser dividida em auditoria contábil e auditoria de cumprimento legal.

    Em uma auditoria contábil, o profissional de auditoria governamental deverá verificar se as demonstrações contábeis e outros informes representam uma visão fiel e justa do patrimônio envolvendo questões orçamentárias, financeiras, econômicas e patrimoniais, além dos aspectos de legalidade.

    Gabarito: CORRETO

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Estratégia Concursos

    Segundo as Normas de Auditoria do TCU –NAT, Auditorias de Regularidade objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.  


ID
1588123
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Há um tipo de auditoria que visa emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda ou na administração de valores e outros bens ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de trabalho quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos. Trata-se da auditoria:

Alternativas
Comentários
  • A auditoria de avaliação da gestão realizada no Brasil tem como propósito emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.


    Com o intuito de manter um acompanhamento contínuo e sistemático dos atos de gestão, a CGU realiza durante todo o exercício 

    Auditorias de Acompanhamento, que são um importante instrumento de interação com os gestores públicos para agregar valor à gestão, prevenir desvios ou evitar a má aplicação de recursos públicos.

    As Auditorias de Acompanhamento da Gestão, executadas em 2012, dizem respeito aos atos dos gestores efetuados durante o próprio exercício acompanhado e são regulamentados pela IN SFC nº 01, de 06/04/2001, e por normativos internos da Controladoria-Geral da União.

    Bons estudos!!

  • I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    Fonte: Estratégia Concursos - Auditoria - Apostila 7, Pág 16 - Professor Rodrigo Fontenelle


    Gabarito: (E)


ID
1770847
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a Resolução CNJ nº 171/2013, a auditoria que tem ênfase no planejamento estratégico e na visão dos programas como fator básico de organização da função e da gestão pública como mobilização organizacional para alcance dos resultados é a auditoria:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 7º As Auditorias classificam-se em:
    V – Auditoria de Resultado – o objetivo é verificar os resultados da ação governamental com ênfase:


  • Gabarito alternativa C.

    Resolução CNJ nº 171/2013 - Art 7º  As auditorias classificam-se em:

    Inciso V - Auditoria de Resultado - O objetivo é verificar os resultados da ação governamental com ênfase:

    a) Na visão dos programas como fator básico de organização da função e da gestão pública como mobilização organizacional para alcance dos resultados; e

    b) No planejamento estratégico.

  • Resolução REVOGADA. Atual: Resolução nº 309, de 11 de março de 2020.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    RESOLUÇÃO Nº 309, 11 DE MARÇO DE 2020

    DA CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS

    Art. 25. As Auditorias classificam-se em:

    I – Auditoria de Conformidade ou Compliance – com o objetivo de avaliar evidências para verificar se os atos e fatos da gestão obedecem às condições, às regras e aos regulamentos aplicáveis;

    II – Auditoria Operacional ou de Desempenho – com o objetivo de avaliar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas, planos estratégicos e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública, avaliar os resultados organizacionais e certificar o funcionamento dos controles internos, baseando-se em análises de risco;

    III – Auditoria Financeira ou Contábil – com o objetivo de averiguar, de acordo com normas específicas, a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação do patrimônio do ente governamental, com a finalidade de aumentar o grau de confiança das informações por parte dos usuários;

    IV – Auditoria de Gestão – com o objetivo de emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, bem como aspectos de governança, riscos e probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens do tribunal ou conselho ou a eles confiados; e

    V – Auditoria Especial – com o objetivo de examinar fatos ou situações considerados relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizada para atender solicitação expressa de autoridade competente.


ID
1809049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação aos papéis de trabalho, tipos de auditoria no setor público e eventos subsequentes, julgue o item que se segue.

A auditoria de avaliação da gestão atua em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, com vistas a certificar as contas prestadas pelo gestor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    A auditoria de acompanhamento de gestão que atua ao longo do processo de gestão, em tempo real, com objetivo de prevenir gargalos. Já a auditoria de avaliação de gestão, certifica a regularidade das contas, verifica a execução dos contratos e probidade na aplicação dos recursos públicos.
  • Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.
    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

  • Qual a fonte, lourdes ferreira?


  • Auditoria de e Avaliacão de Gestao: A Posteriori Auditoria de Acompanhamento de Gestao: Concomitante
  • Instrução Normativa n° 01, de 06/04/01, da Secretaria Federal de Controle Interno:

    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos. 

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

  • Errado.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (FCC/TCE SP/2013) Para que os objetivos da auditoria governamental sejam atingidos, utilizam-se diversos tipos de
    auditoria no setor público. A auditoria:

    a) de gestão tem por objetivo verificar a eficácia e a eficiência das ações gerenciais e procedimentos operacionais das unidades
    auditadas.
    b) indireta é executada por servidores em exercício nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno da entidade auditada.
    c) de acompanhamento de gestão tem por objetivo antecipar os trabalhos da auditoria de gestão, sendo realizada em tempo real ao longo
    do exercício.
    d) compartilhada não deve contar com o auxílio de órgãos e instituições privadas, de modo a garantir a lisura, o sigilo e a idoneidade
    das informações obtidas nos trabalhos.
    e) de desempenho tem por objetivo confirmar os valores apresentados pelas demonstrações contábeis da entidade auditada.

     

    Comentários:

    Pelas alternativas apresentadas verificamos que a banca se utilizou, principalmente, da classificação da CGU, que consta na IN 01 de 2001.
    Dessa forma, a letra A está errada, pois se trata de uma auditoria operacional e não de gestão.

    A letra B está incorreta, pois a Auditoria Indireta trata-se das atividades de fiscalização executadas, com a participação de servidores
    não lotados nos Órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de fiscalização em
    quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada.

    A alternativa D também está errada, pois a Auditoria Compartilhada é coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo
    Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.

    A letra E está incorreta, pois esse é o tipo de auditoria contábil.

    A letra C é o gabarito, tendo sido retirada de forma literal da norma supracitada.

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • 5. A auditoria classifica-se em:

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos

     

    A pergunta não se refere a nenhum dos dois conceitos, pois ao adicionar """com vistas a certificar as contas prestadas pelo gestor""" foge da definição de Auditoria de Acompanhamento da Gestão.

     

    Fonte: http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-01-06042001.pdf

     

    Palmeiras não tem mundial ;)

  • Dica Esperta:

    Auditoria de Avaliação da Gestão: feita posteriormente

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: feita em tempo real

     

    Gabarito: ERRADO

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • É MELHOR IR PELAS PALAVRAS-CHAVE:

    atuar em ∆t Real

    caráter eminentemente preventivo.

    Evidenciando melhorias e economias existentes

    PREVENIR GARGALOS

  • - Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    - Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    - Auditoria Contábil: Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

    - Auditoria Operacional ou de desempenho: Consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Também realiza o exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais)

    - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

  • Gabarito: ERRADO

    A auditoria de avaliação da gestão objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    Esse tipo de auditoria tem carácter precípuo de ser “a posteriori”, ou seja, é realizada após a execução da despesa e, excepcionalmente, atua em tempo real (concomitante), quando a materialidade é relevante, ou há denúncias em virtude de indícios de fraudes, por exemplo. O tipo de auditoria que, em essência, atua em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade é a Auditoria de Acompanhamento da Gestão.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre auditoria no setor público.

    Apesar de não mencionar expressamente, esta questão se baseia na IN CGU 01/2001, hoje já revogada pela IN CGU 03/2017.

    Bom, segundo a antiga IN 01/2001, a auditoria classifica-se em:

    "I - Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: (...)

    II - Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    III - Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. (...)

    IV - Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. (...)

    V - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades."

    Assim, como se percebe da parte grifada, a auditoria que atua em tempo real sobre atos de unidade ou entidade federal é a auditoria de ACOMPANHAMENTO da gestão (e não a auditoria de avaliação da gestão, como afirmou a assertiva).


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva EMITIR OPINIÃO com vistas a certificar a regularidade das contas Q1716783

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao LONGO DOS PROCESSOS de gestão, com o objetivo de se ATUAR EM TEMPO REAL Q19142 / Q790299 / Q1290336

     Auditoria Contábil: compreende o EXAME DOS REGISTROS e DOCUMENTOS e na coleta de 

    informações e confirmações Q707581 - ALÉM DISSO objetiva obter elementos comprobatórios, suficientes Q1287634

    Auditoria  Operacional:  consiste  em  AVALIAR as  AÇÕES  GERENCIAIS e  os  procedimentos relacionados  ao  processo  operacional Q223157 / Q16135

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou SITUAÇÕES consideradas relevantes, de natureza  INCOMUM ou  EXTRAORDINÁRIA Q708761 / Q1645896

  • A auditoria de avaliação da gestão atua em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, com vistas a certificar as contas prestadas pelo gestor.errado

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão

    Bendito serás!!


ID
1845586
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com o Manual de Auditoria da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, o tipo de auditoria que tem por objetivo avaliar as prestações de contas do prefeito, dos ordenadores de despesa, dos arrecadadores de receita, dos responsáveis pela guarda de bens materiais e das tomadas de contas especiais para fins de certificação por parte do Controle Interno, com intuito de subsidiar o julgamento das contas pelo Tribunal de Contas do Município, é:

Alternativas
Comentários
  • Página 14 do Manual > http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/2103349/4113224/ManualdeAuditoria.pdf

  • B "...especiais para fins de certificação por ..."

  • GABARITO B

    Auditoria de certificação.


ID
1986352
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Marque a alternativa correta que evidencia, respectivamente, as finalidades precípuas das Auditorias Externas e Internas no setor público.

Alternativas
Comentários
  • A finalidade da AUDITORIA INTERNA é agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.

  • GABARITO (A) dado como certo pela banca.


ID
2082775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com base nas normas de auditoria governamental relativas a planejamento e execução dos trabalhos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • [duvida]

    Não seria a conformidade dos atos perante as leis e regulamentos aplicáveis ?

  • AUDITORIA DE REGULARIDADE

    Exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno.

    Prof: Claudenir Brito

  • Yuri,

    A Auditoria de Regularidade (ou Conformidade, são a mesma coisa) são instrumentos de fiscalização utilizados pelo TC para examinar a legalidade e legitimidade dos atos de gestão.

    Não confundir com a Auditoria de Avaliação de Gestão, que é responsável por certificar a regularidade das contas.

    Qualquer erro me corrijam.

  • Segundo Nabucodonosor, as auditorias podem ser Operacionais ou de Regularidade, esta última dividindo-se em:

    Contábil: realizada sobre as demonstrações orçamentárias, financeiras e patrimoniais.

    Conformidade: realizada para verificar a adequação com leis e regulamentos aplicáveis.

  • Gab E pessoal.

  • Com relação ao item A faltou o critério RISCO como um dos utilizados para seleção de objetos a serem auditados.

  • Na minha opinião, a alternativa E limitou o objeto da auditoria de regularidade. Auditoria de regularidade não é necessariamente a mesma coisa que auditoria de conformidade, já que a auditoria de regularidade pode ser dividida em dois tipos: Conformidade e Contábil.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Planejamento e Execução de Auditoria.

    Apesar de a questão não mencionar expressamente, ela foi baseada nas Normas de Auditoria do TCU (NAT TCU).

    Vamos às alternativas!

    A) Errada. Segundo as NAT, devem ser levados em consideração para seleção critérios de relevância materialidade, risco, oportunidade e outros.

    "65. O planejamento geral deve documentar e justificar as seleções realizadas, calcando-se em modelos que incluam métodos de seleção, hierarquização e priorização fundamentados em critérios de relevância, materialidade, risco e oportunidade, dentre outras técnicas de alocação da capacidade operacional, levando-se também em conta a demanda potencial por ações de controle originadas de iniciativas externas."

    B) Errada. Na verdade, o sistema de controle interno não é responsável pela guarda dos papéis de trabalho. O papel de trabalho é da auditoria e, portanto, é o próprio auditor quem deve guardar o papel de trabalho.

    As NAT, inclusive, estabelecem que o auditor deve classificar o papel de trabalho em transitório e permanente, justamente para a guarda dos papéis de trabalho considerados permanentes no próprio TCU.

    "116.8. ao final da auditoria, todos os papéis de trabalho obtidos devem ser classificados em transitórios ou permanentes:

    116.8.1. transitórios são aqueles necessários ao trabalho somente por um período limitado, para assegurar a execução de um procedimento ou a obtenção de outros papéis de trabalho subsequentes;

    116.8.2. todos os demais papéis de trabalho obtidos, não classificados como transitórios, são considerados como papéis de trabalho permanentes."

    C) Errada. Na verdade, se houver suspeita de irregularidade fora do escopo da auditoria, o auditor deve discutir o assunto com o supervisor e com o titular da unidade técnica. Pode-se realizar exames adicionais ou mesmo ser proposta nova ação de controle, dependendo do caso.

    "93.2. Nas situações em que, mesmo relacionados ao objetivo da auditoria, os fatos fogem ao escopo estabelecido, mas a consistência das evidências encontradas recomende sua abordagem, a equipe, em conjunto com o supervisor e o titular da unidade técnica coordenadora, deve avaliar a oportunidade e a conveniência de realizar exames para desenvolver achados no trabalho em curso, levando em conta que não haja desvirtuamento da auditoria inicial em termos de comprometimento do prazo e/ou dos exames planejados. Os achados decorrentes deverão ser relatados contemplando os mesmos elementos dos demais.

    93.2.1. Prejudicada a hipótese, a equipe deve comunicar os fatos identificados ao titular da unidade técnica, que avaliará a conveniência e a oportunidade de propor nova ação de controle."

    Vale lembrar que só faz sentido falar em fuga do escopo se o fato for relacionado ao objetivo da auditoria. Isto ocorre porque primeiro é definido o objetivo da auditoria, depois o escopo. Ou seja, o objetivo da auditoria abrange o escopo.

    Se não houver relação entre o fato a ser avaliado e o objetivo da auditoria, não há que se falar em mera fuga ao escopo, pois o fato a ser avaliado foge ao objetivo, que é mais abrangente.

    D) Errada. Pelo contrário, as ações devem ser integradas.

    "63. O planejamento geral de curto prazo, até um ano, e de longo prazo, mais de um ano, levarão em conta a alocação da capacidade operacional, considerando todas as ações de controle externo, de maneira integrada, e as ações de capacitação necessárias para lhes dar suporte."

    E) Certa. Segundo as NAT:

    "Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    - Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

    Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública."

    Vale lembrar que a auditoria de conformidade utiliza como critério as leis e os regulamentos aplicáveis para examinar a legalidade e a legitimidade.

    Na auditoria contábil, também chamada de auditoria financeira, nós também temos como critério a "estrutura do relatório financeiro aplicável", isto é, o conjunto de princípios e normas relativos aos demonstrativos financeiros elaborados e divulgados.

    No entanto, mesmo a auditoria contábil também verificar a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. Isto porque, no setor público, nós temos várias leis e regulamentos que são impostos às informações contábeis e financeiras (a exemplo das normas relativas ao orçamento público, a lei de responsabilidade fiscal, etc.).

    Ou seja, no setor público, leis e regulamentos fazem parte da estrutura do relatório financeiro aplicável, razão pela qual este tipo de auditoria também avaliar a conformidade com as normas, embora mais focada nos aspectos contábeis.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2125033
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre a auditoria governamental, assinale a alternativa que correlaciona a coluna dos tipos com a coluna dos seus respectivos conceitos.

1. Auditoria de acompanhamento da gestão

2. Auditoria de avaliação da gestão

3. Auditoria contábil

4. Auditoria operacional

5) Auditoria especial

( ) Realizada no âmbito das unidades gestoras, visa verificar as informações prestadas pelos administradores públicos e analisar os atos e fatos da gestão, com vistas a instruir o processo de prestação de contas.
( ) Realizada para atender demanda de autoridade competente para exame de fatos e situações extraordinárias.
( ) Realizada na forma de ação de controle contínua e sistemática dos atos de gestão, efetuada durante o próprio exercício auditado, para prevenir desvios e evitar a má aplicação dos recursos públicos.
( ) Realizada sobre as ações, programas e atividades das unidades ou entidades da administração pública com a finalidade de avaliar e emitir uma opinião sobre os aspectos da eficiência, eficácia e economicidade para o aprimoramento da gestão.
( ) Realizada de forma sistematizada nos órgãos da administração pública e compreende a avaliação e os exames dos procedimentos, operações, registros e demonstrações contábeis de forma a emitir uma opinião sobre a sua fidedignidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (CESGRANRIO/TRANSPETRO/2016) No âmbito da administração pública, considera-se que a finalidade básica da auditoria é

    comprovar  a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados. Porém, em

    decorrência de peculiaridades,  alguns procedimentos específicos de auditoria podem ser requeridos. Considere-se um contexto em que o objetivo da auditoria é avaliar ações gerenciais e procedimentos relacionados aos programas de governo, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados. Nesse caso, recomenda-se uma auditoria

    (A) de acompanhamento da gestão
    (B) de avaliação da gestão
    (C) descentralizada
    (D) especial
    (E) operacional

     

    Comentários:

    A auditoria operacional consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, procurando
    auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar procedimentos, o que torna a
    alternativa E correta.

    A classificação constante da questão está disposta na norma que disciplina as atividades de auditoria no Poder Executivo Federal, a
    Instrução Normativa SFC/MF n 01, de 06 de abril de 2001, que define “diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação
    do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal”.

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Resposta "E".

     

    Com base nas aulas do Prof. Marcelo Aragão, seguem algumas dicas para cada tipo de auditoria.

     

    Auditoria de Avaliação de Gestão (ou simplesmente, Auditoria de Gestão): Emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas. É a auditoria realizada pelos órgãos de controle interno sobre as contas dos gestores públicos, com vistas a certificá-las para o julgamento pelo TCU.

     

    Auditoria de Acompanhamento de Gestão: Melhorias e economias existentes no processo ou oportunidades de prevenção de gargalos. É subsequente à Auditoria de Gestão (que possui caráter corretivo) e é concomitante aos atos e contratos. Possui caráter preventivo.

     

    Auditoria Contábil: Opinião sobre os registros e as demonstrações contábeis. Verifica, também, a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais (BIRD, BID, PNUD, UNESCO etc).

     

    Auditoria Operacional: Avaliação acerca da economia, eficácia e eficiência. Auxilia a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações.

     

    Auditoria Especial: Exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, para atender determinação expressa de autoridade competente.

     

    É aconselhável ler a Instrução Normativa 01 de 06/04/2001 (IN 01/2001) do Sitema de Controle Interno (SCI) do Poder Executivo Federal, mais precisamente a página 33, que trata das classificações da auditoria.

     

    Bons estudos.


ID
2125042
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A Auditoria no Poder Executivo Federal é realizada por diferentes órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno (SCI) e outros que, mesmo não sendo parte do SCI, são por ele assessorados e usam do mesmo processo para apoiar o gestor e avaliar a consecução dos objetivos e metas da gestão. Assinale a alternativa que contém apenas integrantes do SCI.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO No 3.591, DE 6 DE SETEMBRO 2000

    CAPÍTULO III

    DA ORGANIZAÇÃO E DA ESTRUTURA

    Art. 8o  Integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:

    I - a Controladoria-Geral da União, como Órgão Central, incumbido da orientação normativa e da supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema; (Redação dada pelo Decreto nº 4.304, de 2002)

    II - as Secretarias de Controle Interno (CISET) da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, como órgãos setoriais;

    III - as unidades de controle interno dos comandos militares, como unidades setoriais da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa;

    Entre outros!

     

  • Complementando a resposta do Janio e atualizando para a IN 01/2001 da SFC/MF:

     

     

    1. Integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:


    a) órgão central: a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda - SFC/MF, incumbida da orientação normativa e da supervisão técnica dos órgãos e das unidades que compõem o Sistema, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados;
    b) órgãos setoriais: as Secretarias de Controle Interno do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores, da Casa Civil e da Advocacia - Geral da União;
    c) unidades setoriais: as Unidades de Controle Interno dos comandos militares como setoriais da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa; e
    d) unidades regionais do órgão central: as Gerências Regionais de Controle Interno – GRCI, nos Estados.

     

    Resposta "B"

     

    Bons estudos.

  • Atenção, colegas! A IN 01/2001 foi revogada pela IN 03/2017.


ID
2471266
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Quanto à auditoria, julgue o item.

A legislação faz menção à opinião emitida pelo órgão ou pela unidade de controle interno do Poder Executivo Federal, sob a forma de relatório, parecer, certificado ou nota. Trata-se de uma peculiaridade do setor público, pois, sendo a auditoria contábil prerrogativa de profissional da área, opera-se uma espécie de transferência de responsabilidade institucional para um órgão/uma entidade ou seu dirigente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (Certo) pela banca.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro na área, para comentar esta questão sobre Auditoria no Poder Executivo Federal!

    E a questão está correta. No setor privado, a auditoria contábil é exclusiva para contadores. No setor público, porém, o exercício da auditoria advém das competências do órgão de auditoria interna/externa. Essas competências estão estabelecidas na CF e nas leis e, por isso, pode-se dizer que a competência para exercer as auditorias é atribuída ao órgão (e não ao profissional em si).

    Gabarito do professor: CERTO.

ID
2482378
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental destinada a verificar, dentre outras, a execução de contratos, convênios, acordos, ajustes e a probidade no uso dos recursos públicos é intitulada auditoria

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    De acordo com a IN no 01, os tipos de auditoria governamental são:

     

    - AVALIAÇÃO DE GESTÃO: objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificadas a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

     

    - ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

     

    - CONTÁBIL: exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma entidade, unidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprovatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.

     

    - OPERACIONAL: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto à eficiência, eficácia e economicidade.

     

    - ESPECIAL: objetiva o exame dos fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

     

    Fonte: Auditoria Privada e Governamental - Claudenir Birto e Rodrigo Fontenelle

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre os tipos de auditoria no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Esta questão está baseada na IN 01/2001 da Secretaria Federal de Controle da CGU (SFC), hoje já revogada pela IN 03/2017.

    Bom, a IN 01/2001 previa 5 tipos de auditoria no âmbito da CGU, que eram:

    "I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    V. Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente."

    Com base na classificação acima, o tipo de auditoria governamental destinada a verificar, dentre outras, a execução de contratos, convênios, acordos, ajustes e a probidade no uso dos recursos públicos é intitulada auditoria de avaliação de gestão.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2850061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Um auditor independente examinou se determinado critério de avaliação do objeto de asseguração inclui os devidos pontos de referência e pode influenciar as conclusões no contexto do trabalho.


Nessa situação hipotética, o auditor realizou o exame de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B


    Integridade


    Abraço.

  • Letra B


    Integridade: que não existam transações além daquelas registradas/demonstradas;




  • ....se determinado critério de avaliação do objeto de asseguração inclui os devidos pontos de referência e pode influenciar as conclusões no contexto do trabalho.


    A integridade está relacionada com o poder de influenciar as conclusões.


    NBC TO 3000 – TRABALHO DE ASSEGURAÇÃO DIFERENTE DE AUDITORIA E REVISÃO


    Avaliação da adequação dos critérios


    19. O auditor independente deve avaliar a adequação dos critérios de avaliação ou de mensuração do objeto. Critérios adequados têm as seguintes características:

    (a) Relevância – critérios relevantes contribuem para a tomada de decisão pelos usuários previstos;


    (b) Integridade – critérios são suficientemente completos quando os fatores relevantes, que podem influenciar nas conclusões no contexto do trabalho, não foram omitidos. Critérios completos incluem, quando relevantes, pontos de referência (benchmarks) para divulgação e apresentação;


    (c) Confiabilidade – critérios confiáveis permitem avaliação ou mensuração razoavelmente uniformes do objeto que inclui, quando relevante, a apresentação e a divulgação, de acordo com a prática de mercado reconhecida em situações similares;


    (d) Neutralidade – critérios neutros contribuem para conclusões sem vícios;


    (e) Entendimento – critérios compreensíveis possibilitam conclusões claras e completas e sem risco de interpretações significativamente diferentes. 





  • LETRA B

    Integridade – critérios são suficientemente completos quando os fatores relevantes, que podem influenciar nas conclusões no contexto do trabalho, não foram omitidos. Critérios completos incluem, quando relevantes, pontos de referência (benchmarks) para divulgação e apresentação;

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre critérios de auditoria!

    Repare como, no enunciado, a questão fala de "auditor independente", se referindo a auditoria independente, realizada no setor privado. Portanto, não podemos usar como base desta questão normas de auditoria do setor público, sendo necessário usar a NBC.

    "auditar" é, em essência, comparar uma situação com uma exigência. Ou seja, comparar uma situação com o critério. Um critério de auditoria, portanto, é a base de mensuração para um auditor. Assim, o auditor pode comparar o que existe, com o que deveria existir (critério); comparar o que está, com o que deveria estar (critério), etc.

    Para fazer uma avaliação adequada, o critério precisa ser robusto.

    Segundo o item 19 da NBC TO 01 – Trabalho de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão, critérios adequados têm as seguintes características: 


    "(a) Relevância – critérios relevantes contribuem para a tomada de decisão pelos usuários previstos;(b) Integridade – critérios são suficientemente completos quando os fatores relevantes, que podem influenciar nas conclusões no contexto do trabalho, não foram omitidos. Critérios completos incluem, quando relevantes, pontos de referência (benchmarks) para divulgação e apresentação;


    (c) Confiabilidade – critérios confiáveis permitem avaliação ou mensuração razoavelmente uniformes do objeto que inclui, quando relevante, a apresentação e a divulgação, de acordo com a prática de mercado reconhecida em situações similares;


    (d) Neutralidade – critérios neutros contribuem para conclusões sem vícios;


    (e) Entendimento – critérios compreensíveis possibilitam conclusões claras e completas e sem risco de interpretações significativamente diferentes."


    Portanto,
    gabarito do professor: B


ID
2856610
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assinale a opção que indica o instrumento de Auditoria Governamental que deve ser adotado quando se examina a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional.

Alternativas
Comentários
  • normas de auditoria

    do tribunal de contas da união

     

    PORTARIA-TCU Nº 280, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

     


    Classificação das auditorias

    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    •       Auditorias de regularidade que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.


  • Se seguir a observação de Marli, então estariam corretas as alternativas B e C.

  • No site do TCU, existe uma página reunindo as principais normas internacionais de auditoria governamental:

    https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-e-controle/auditoria/normas-internacionais-das-entidades-fiscalizadores-superiores-issai/

    Na norma ISSAI 4000,

    https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A25D576099015D57A7FF5D294C

    existe o seguinte texto:

    "A auditoria de conformidade geralmente é conduzida tanto:

    a) como uma auditoria de conformidade separada, ou

    b) relacionada à auditoria das demonstrações financeiras, ou

    c) em combinação com a auditoria operacional."

  • Auditoria Operacional: Acompanha ações gerenciais, avalia a eficácia dos resultados em relação aos recursos disponíveis e auxilia a administração na gerência e nos resultados, por recomendações que visem aprimorar os procedimentos.  

     

    Auditoria de Demonstrações Financeiras - Obtém elementos comprobatórios que permitem opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, a situação do patrimônio.

     

     Auditoria de Sistemas Informatizados - Assegura a adequação, a privacidade dos dados e as informações oriundas de processamento de dados, observando a legislação especifica.

  • Procurei usar o bom senso para responder. Atentei que em minha opinião o conceito de conformidade apresentava um critério mais amplo, por isso optei por essa resposta.

  • São instrumentos de Auditoria Governamental adotados pelo TCE-RJ:

    8.1. Auditoria de conformidade, quando o objetivo for examinar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional; 

    FONTE: Manual de Auditoria Governamental do TCE-RJ

  • GABARITO (C ) dada como certa.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área para comentar esta questão sobre os tipos de auditoria. 

    Esta questão foi cobrada na prova da Prefeitura de Niterói/RJ, município que presta contas ao TCE RJ. Por isso, a referência mais adequada para responder a esta questão é o Manual de Auditoria Governamental do TCE RJ, que assim se pronuncia:

    8. São instrumentos de Auditoria Governamental adotados pelo TCE-RJ:
    8.1. Auditoria de conformidade, quando o objetivo for examinar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional;
    8.2. Auditoria operacional, quando o objetivo for avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas,projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade dos atos praticados;

    Portanto, o gabarito é a letra C.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Conformidade e Regularidade são quase sinônimos...

  • AUDITORIA DE CONFORMIDADE: Examina LE.LE.ECO quanto aos aspectos C.O.F.O.P.A.

    LEgalidade, a LEgitimidade e a ECOnomicidade dos atos de gestão, quanto ao aspecto Contábil, Operacional. Financeiro, Orçamentário, e PAtrimonial.

  • Gabarito) C

    NAT- Normas de auditoria

    do Tribunal de Contas da União

    PORTARIA-TCU Nº 280, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

     

    Classificação das auditorias

    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    •       Auditorias de regularidade que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

  • CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS

    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de

    gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro,

    orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

     Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e

    efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu

    desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    NAT (Normas de Auditoria do TCU)

  • Uma auditoria de conformidade é um processo sistemático para obter e avaliar objetivamente evidência quanto se um determinado objeto está em conformidade com as normas aplicáveis identificadas como critérios.


ID
2973691
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considerando a Auditoria Governamental, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas de execução.

Alternativas
Comentários
  • a - Errada. O erro da alternativa É conceituar a auditoria indireta, que é um conceito mais amplo, a uma de suas categorias (terceirizada). Há duas categorias para a auditoria indireta, a saber: TERCEIRIZADA e COMPARTILHADA.

    b - Errada. O conceito apresentado é o da auditoria direta - descentralizada.

    c - Gabarito. Conceito clássico. Anotem, sempre cai uma questão dessas relacionado à matéria de auditoria.

    d. Errada. O conceito apresentado é o da auditoria simplificada.

    e. Errada. Na auditoria simplificada não há subdivisões.

  • Conceitos:

    Auditoria Direta: Trata-se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício no órgão central e setoriais (Auditorias Internas ou equivalente dos órgãos e entidades) do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, sendo subdividas em: — centralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício no órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; — descentralizada – executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; — integrada – executada conjuntamente por servidores em exercício no órgão central e setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.

    Auditoria Indireta Indireta – trata-se das atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados no órgão central e setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Estadual ou entidade privada, especialmente para auditar serviços específicos de engenharia, medicina, dentre outros.

    Auditoria Compartilhada - Coordenada pelos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas. ( QUESTÃO C-GABARITO )

    Auditoria Terceirizada - Executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa ou independente.

    Auditoria Simplificada - Trata-se das atividades de auditoria realizadas, por servidores em exercício nos Órgãos Central e setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, sobre informações obtidas por meio de exame de processos e por meio eletrônico, específico dos órgãos ou entidades estaduais, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para a unidade. Essa forma de execução de auditoria pressupõe a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle.

    Fonte: http://www.fazenda.rj.gov.br/age/content/conn/UCMServer/uuid/dDocName:1042081

  • Bem completo o comentário da Magistrada Antes dos Quarenta. Obrigado.

  • Resumindo: se os servidores do órgão ou unidade participam da auditoria diretamente, é DIRETA.

    A partir daí, se forem somente servidores dos órgãos, é CENTRALIZADA; se forem servidores das unidades, é DESCENTRALIZADA; se forem dos órgãos em conjunto com os das unidades, é INTEGRADA.

    Se servidores que não pertencem aos órgãos/unidades do Sistema participarem da auditoria, é INDIRETA. A partir daí, se é coordenada por servidor do Sistema, é COMPARTILHADA, se não tem a presença do Sistema, TERCEIRIZADA.

    Caso se opte pela auditoria somente dos processos e por meio eletrônico,é SIMPLIFICADA – normalmente devido à relação custo- benefício. Nessa forma de execução, é essencial a utilização de Indicadores de Desempenho.

    Gab: C

    "Sucesso e Bons estudos!"

  • Considerando a Auditoria Governamental, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas de execução.

    C) A auditoria compartilhada é a coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.

    Formas de execução da auditoria governamental

    De acordo com o previsto na IN nº 01/2001, da Secretaria Federal de Controle, as auditorias na área governamental são executadas das seguintes formas:

    Direta: para as atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e unidades que fazem parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdivididas em:

    Centralizada: desempenhada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Descentralizada: desempenhada exclusivamente por servidores em exercício nas unidades regionais ou setoriais de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Integrada: realizada em conjunto por servidores do quadro ou temporários, e/ou empregados públicos em exercício não lotados nos órgãos, mas que direta ou indiretamente estão ligados às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no desempenho das atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidades privadas.

    Indireta: se relaciona às atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no desempenho de atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração.

    Compartilhada, é quando é coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.

    Terceirizada, quando executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa.

    A administração pública tem sua estrutura político-administrativa em qualquer das esferas, ou seja, União, estados, municípios e Distrito Federal, e é composta de órgãos como: “administração direta ou centralizada e administração indireta ou descentralizada. Orienta-se pelos princípios constitucionais da moralidade, publicidade, legalidade, impessoalidade e eficiência”, conforme Artigo 37 da CF/88.

    Formas de execução da auditoria governamental - Portal ...

    https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/...

    Conforme previsto na IN nº 1/2001, a auditoria governamental, classifica-se em:

    Auditoria de Avaliação da Gestão

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão

    Auditoria Contábil

    Auditoria Operacional

    Auditoria Especial

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca das formas de execução da auditoria governamental.


    Vejamos as alternativas:


    A) A auditoria indireta é executada por instituições privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa.


    Errado. Este conceito se refere à auditoria terceirizada.


    B) A auditoria terceirizada está relacionada as atividades executadas diretamente por servidores em exercícios nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.


    Errado. Este conceito se refere à auditoria direta.


    C) A auditoria compartilhada é a coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.


    Certo. Definição está de acordo com o que prevê a Controladoria Geral da União (CGU).


    D) A auditoria direta é realizada por meio eletrônico, específico para unidades ou entidades integrantes do SIAFI, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o local da unidade. Essa forma de execução de auditoria pressupõe a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle.


    Errado. Este conceito se refere à auditoria simplificada.


    E) A auditoria simplificada divide-se em centralizada, descentralizada e integrada. 


    Errado. Este subdivisão se refere à auditoria direta.



    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Existem duas principais formas de auditoria governamental:

    Direta e Indireta,

    Sendo a DIRETA subdividida em três:

    >>

    *Centralizada (exclusivamente SERVIDORES em exercício nos órgãos/unidades)

    *Descentralizada (exclusivamente SERVIDORES em exercício nas unidades regionais e ou setoriais) e a

    *Integrada (realizada em conjunto por SERVIDORES do quadro ou temporários + empregados não lotados nos órgãos).

    >>

    Enquanto que a INDIRETA é subdividida em duas:

    >>

    *Compartilhada (coordenada com auxilio de órgãos/ instituições púb. ou PRIVADAS) e

    *Terceirizada (instituições PRIVADAS)


ID
3198256
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo as normas da INTOSAI, existem dois tipos de auditoria pública: a auditoria de regularidade e a de otimização de recursos. Não representa um dos objetivos da auditoria de regularidade o constante em qual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • ISSAI 100

    22. Os três tipos principais de auditoria do setor público são definidos como segue:

    Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

    Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

    Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos

    Gab. C

  • 4201.1 – A auditoria de regularidade tem como objetivos principais:

    4201.1.1 – Certificar que as entidades responsáveis cumpriram sua obrigação de prestar contas, o que inclui o exame e a avaliação dos registros orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais e a emissão de relatório sobre as demonstrações contábeis.

    4201.1.2 – Emitir parecer sobre as contas do governo.

    4201.1.3 – Auditar os sistemas e as operações financeiras, incluindo o exame da observância às disposições legais e regulamentares aplicáveis.

    4201.1.4 – Auditar o sistema de controle interno (SCI) e as funções da auditoria interna.

    4201.1.5 – Verificar a probidade e a adequação das decisões administrativas adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública, assim como pelos demais responsáveis por bens, valores e dinheiros públicos.

    4201.1.6 – Informar sobre quaisquer outros assuntos, decorrentes ou relacionados com a auditoria, que o TC considere necessário revelar.

    4201.1.7 – Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos da decisão dos órgãos colegiados.

  • GAB: C

    auditorias de conformidade (ou regularidade)

    incluem o exame e avaliação das situações contábeis e a expressão da opinião sobre as contas e os estados financeiros, além da avaliação do cumprimento de leis, estatutos e regulamentos

    auditoria de desempenho (ou operacional)

    preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia.

    ---

    1.0.40 A auditoria de desempenho preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia, e compreende:

    (a) auditoria da economia das atividades administrativas, de acordo com princípios e práticas administrativas sólidos e com políticas de gerenciamento;

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre as normas da INTOSAI, especificamente a auditoria de regularidade. 

    A INTOSAI é a organização internacional das Entidades de Fiscalização Superior e emitem normas de auditoria somente para as EFS. No caso brasileiro, embora apenas o TCU se enquadre em todas as características de uma EFS, é comum nos referirmos também aos demais TCs como EFS em seus respectivos âmbitos de atuação.

    A INTOSAI emite normas em inglês, que são traduzidas tecnicamente pelos tribunais de contas. Uma dessas traduções são as Normas de Auditoria Governamental (NAG), que hoje estão em desuso, pela maior atenção dada às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

    No entanto, esta questão ainda cita as NAGs, especialmente o item 4201.1:

    4201.1 – A auditoria de regularidade tem como objetivos principais: 

    4201.1.1 – Certificar que as entidades responsáveis cumpriram sua obrigação de prestar contas, o que inclui o exame e a avaliação dos registros orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais e a emissão de relatório sobre as demonstrações contábeis. 

    4201.1.2 – Emitir parecer sobre as contas do governo. 

    4201.1.3 – Auditar os sistemas e as operações financeiras, incluindo o exame da observância às disposições legais e regulamentares aplicáveis. 

    4201.1.4 – Auditar o sistema de controle interno (SCI) e as funções da auditoria interna. 

    4201.1.5 – Verificar a probidade e a adequação das decisões administrativas adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública, assim como pelos demais responsáveis por bens, valores e dinheiros públicos.

    4201.1.6 – Informar sobre quaisquer outros assuntos, decorrentes ou relacionados com a auditoria, que o TC considere necessário revelar. 

    4201.1.7 – Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos da decisão dos órgãos colegiados.

    Dito isso, vamos às alternativas (lembre que a questão pede a incorreta):

    A) Correta. Esta é a redação do item 4201.1.1 das NAG.

    B) Correta. Conforme item 4201.1.5.

    C) Incorreta. Esta finalidade não pertence a auditoria de regularidade, mas sim a auditoria operacional (item 4201.2.1 das NAG).

    D) Correta. Conforme item 4201.1.3 das NAG.

    Portanto, a alternativa C é a incorreta, já que traz um objetivo da auditoria operacional e não da auditoria de regularidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    As Normas de Auditoria da Intosai enfatizam que o escopo de atuação (ou alcance) da fiscalização pública engloba as auditorias de conformidade (ou regularidade) e de 

    desempenho (ou operacionais).  

    Grosso modo, as auditorias de conformidade  incluem o exame e avaliação das situações contábeis e a expressão da opinião sobre as contas e os estados financeiros, além da avaliação do cumprimento de leis, estatutos e regulamentos. Já a auditoria de desempenho (ou operacional)  preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia.  

    A letra C (nosso gabarito) diz respeito à auditoria de desempenho (operacional) – conforme trecho em negrito destacado abaixo. As demais assertivas são relacionadas à auditoria de regularidade (ou conformidade). Vejamos: 

    1.0.40 A  auditoria de desempenho preocupa-se com a auditoria de economia, eficiência e eficácia, e compreende: 

    (a)  auditoria da economia das atividades administrativas, de acordo com princípios e práticas administrativas sólidos e com políticas de gerenciamento

    (b) auditoria da eficiência na utilização dos recursos humanos, financeiros e de qualquer outro tipo, juntamente com o exame dos sistemas de informação, dos indicadores de desempenho, e dos procedimentos seguidos pelas entidades fiscalizadas para corrigir as deficiências encontradas; 

    (c) auditoria da eficácia do desempenho em relação ao alcance dos objetivos da entidade fiscalizada, bem como auditoria do real impacto as atividades em relação ao impacto pretendido. 

  • Auditoria de Regularidade = É "cara x crachá", ou seja, checar se a gestão observou as normas, leis, regras etc.

    Auditoria Operacional = 4 ou 5E (Eficiência, Eficácia, Economicidade, Efetividade etc)

    Bons estudos.


ID
3465001
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com o tamanho e a complexidade das informações envolvidas em um processo de Controle Interno, faz-se necessário um sistema de processamento de dados eficiente e confiável. E um sistema de processamento de dados eficiente precisa da robustez de um bom sistema de Controle Interno. Em relação ao sistema de processamento de dados aplicado aos controles internos é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca das principais características do sistema de processamento de dados aplicado aos controles internos.


    Vejamos as alternativas:


    A) Os controles internos somente serão úteis ao processo de gestão e à tomada de decisão se o sistema de informação for consistente e tempestivo.


    Errado. A consistência e tempestividade do sistema de processamento de dados são fundamentais para um eficiente emprego das atividades relativas aos controles internos.

    B) A confiabilidade das informações é exclusiva dos meios de controle interno, sendo que o sistema de informação apenas refletirá essa confiabilidade.


    Certo. A confiabilidade das informações é de responsabilidade do sistema de processamento de dados e não uma exclusividade dos meios de controles internos.

    C) É importante a análise de eventuais riscos e lacunas existentes nesses sistemas, que possam gerar erros e fraudes, ou, então impossibilitar o rastreamento de todas as operações realizadas.


    Errado. O gerenciamento de riscos sobre o sistema de processamento de dados é fundamental para a segurança e realização das operações relacionadas com o sistema de controle interno das organizações.

    D) É necessário que se tenha segurança quanto ao funcionamento constante e normal do equipamento, assim as condições físicas do local devem ser adequadas, devendo haver manutenção do equipamento feita regularmente e por pessoal qualificado e capacitado.


    Errado. Os meios físicos que dão suporte para toda operação do sistema de processamento de dados devem ser mantidos em locais adequados e revisados preventivamente para que as operações não sejam interrompidas sem que seja do interesse dos gestores.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Comentário do professor.

    De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimentos

    acerca das principais características do sistema de processamento de dados aplicado aos controles internos.

    Vejamos as alternativas:

    A) Os

    controles internos somente serão úteis ao processo de gestão e à tomada de

    decisão se o sistema de informação for consistente e tempestivo.

    Errado. A consistência e tempestividade do sistema de

    processamento de dados são fundamentais para um eficiente emprego das

    atividades relativas aos controles internos.

    B) A confiabilidade das informações é exclusiva dos meios de controle interno,

    sendo que o sistema de informação apenas refletirá essa confiabilidade.

    Certo. A confiabilidade das informações é de

    responsabilidade do sistema de processamento de dados e não uma exclusividade

    dos meios de controles internos.

    C) É importante a análise de eventuais riscos e lacunas existentes nesses

    sistemas, que possam gerar erros e fraudes, ou, então impossibilitar o

    rastreamento de todas as operações realizadas.

    Errado. O gerenciamento de riscos sobre o sistema de

    processamento de dados é fundamental para a segurança e realização das

    operações relacionadas com o sistema de controle interno das organizações.

    D) É necessário que se tenha segurança quanto ao funcionamento constante e

    normal do equipamento, assim as condições físicas do local devem ser adequadas,

    devendo haver manutenção do equipamento feita regularmente e por pessoal

    qualificado e capacitado.

    Errado. Os meios físicos que dão suporte para toda

    operação do sistema de processamento de dados devem ser mantidos em locais

    adequados e revisados preventivamente para que as operações não sejam

    interrompidas sem que seja do interesse dos gestores.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
4912342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos trabalhos de auditoria governamental, julgue o item seguinte.


Na realização da auditoria operacional, os profissionais responsáveis, ao constatarem incoerências ou imprecisões em programa governamental, mesmo sem questionar a orientação política e as diretrizes governamentais, deverão apontar as situações passíveis de desperdícios ou desvirtuamentos, recomendando as apropriadas mudanças de rumo na execução dos referidos programas.

Alternativas
Comentários
  • Este é o objetivo das auditorias operacionais: deverão apontar as situações passíveis de desperdícios ou desvirtuamentos, recomendando as apropriadas mudanças de rumo na execução dos referidos programas

  • Auditoria Operacional: Emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.

  • Gabarito: CERTO

  • Certo

    NAG/IRB: 4203 – A competência legal do TC com relação à auditoria operacional não inclui a revisão da orientação política dos programas de governo. Entretanto, se detectadas inconsistências ou falhas na estruturação de programas e ações (projetos, atividades, operações especiais) governamentais, que possam causar prejuízos e desperdícios ou mesmo comprometer os benefícios esperados para o público-alvo, cabe à equipe de auditoria identificar suas causas e efeitos e recomendar as medidas corretivas necessárias.


ID
5192653
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Boituva - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Avaliar se as atividades das entidades do setor público estão de acordo com as normas que as regem e relatar o grau em que a entidade auditada cumpre com os critérios estabelecidos são objetivos da auditoria

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A ISSAI 100 estabelece princípios fundamentais que “são aplicáveis a todos os trabalhos de auditoria do setor público, independentemente de sua forma ou do seu contexto" [1]. Ela descreve três tipos principais de auditoria do setor público:

    1. Auditoria financeira: “foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável, possibilitando ao auditor opinar se as informações financeiras estão livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro" [1]. Ainda, conforme Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União [2], a auditoria financeira pode ser utilizada como sinônimo de auditoria contábil ou de auditoria de demonstrações financeiras ou contábeis, sendo o balanço patrimonial um desses demonstrativos.

    2. Auditoria operacional: “foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade (desempenho), bem como se há espaço para aperfeiçoamento" [1].

    3. Auditoria de conformidade: “foca em determinar se o objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios (regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos)" [1].

    FONTE: Aline Gonçalves dos Santos, Engenheira de Software pela UnB, Especialista em Gestão e Governança de TI, Especialista em Auditoria em Organizações do Setor Público, aprovada nos concursos públicos da ANAC, MPOG, TCM-GO, Dataprev e CFA., de Auditoria, Governança de TI, Engenharia de Software, Gerência de Projetos, Modelagem de Processos de Negócio (BPM), Auditoria Governamental

  • de conformidade.

  • De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos principais tipos de auditoria.

    Vejamos para as alternativas:

    A) Financeira.

    Errada. A auditoria financeira visa “determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável, possibilitando ao auditor opinar se as informações financeiras estão livres de distorções relevantes devido à fraude ou erro".

    B) De conformidade.

    Certa. A auditoria de conformidade visa “determinar se o objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios (regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos)".

    C) Patrimonial.

    Errada. A auditoria patrimonial visa “examinar os controles administrativos e contábeis, a situação e condições, bem como a verificação física e localização dos bens móveis e imóveis".

    D) Operacional.

    Errada. A auditoria operacional visa “determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade (desempenho), bem como se há espaço para aperfeiçoamento".

    E) De abrangência.

    Errada. Similar à auditoria de extensão, dentro do contexto da gestão da qualidade, visa “tornar extensível a acreditação/certificação a novos domínios bem definidos, não abrangidos pela acreditação/certificação anterior".


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • • Auditoria de legalidade ou de regularidade, ou ainda, de conformidade.

    Consiste na análise da legalidade ou regularidade das atividades, funções, operações ou gestão de recursos, verificando se estão em conformidade com a legislação em vigor.


ID
5570362
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que “atua nas áreas inter‐relacionadas do órgão/entidade, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos” é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está errado. correta a Letra C, auditoria operacional
  • Concordo com o Rhenan. Não seria auditoria operacional?

    Segundo Araújo (1998,p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.Dai, entende-se que a Auditoria Operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.

    Fonte:https://portaldeauditoria.com.br/funcoes-basicas-da-auditoria-interna-operacional/

  • Acredito que o gabarito deveria ser letra 'c' - Auditoria Governamental   Auditorias de regularidade: objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis. •  Auditorias operacionais: objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. 
  • De acordo com Salles (2005) a auditoria governamental pode ser dividida por espécie de auditoria.

    a) Auditoria de Gestão – que visa avaliar a regularidade das contas, verificarem a execução de contratos, convênios e instrumentos congêneres, como a legalidade dos atos de pessoal, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores ou bens do Estado;

    b) Auditoria de Programas – busca acompanhar, examinar e avaliar a execução de programas e projetos governamentais específicos, bem como a aplicação de recursos descentralizados;

    c) Auditoria Operacional – atua nas áreas inter-relacionadas do órgão ou entidade auditada, avaliando a eficácia dos resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos.

    d) Auditoria Contábil – é a técnica utilizada no exame dos registros e documentos e na coleta de informações, mediante procedimentos específicos pertinentes ao controle do patrimônio de um órgão ou entidade, objetiva obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originadas refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas representadas;

    e) Auditoria de Sistemas – cujo objeto é assegurar a adequação, o processamento e a privacidade dos dados e informações oriundas dos sistemas eletrônicos de processamento de dados, observando as diretrizes estabelecidas e a legislação pertinente;

    Existe ainda a auditoria especial, esta difere da ordinária, pois é realizada no exame de fatos considerados incomuns, por ordem expressa do Chefe do Poder Executivo ou dos dirigentes de órgãos da administração direta ou indireta.

    Auditoria 'Programátiva' nem existe.